Quando a vida após a vida existe

Ao compreendermos os avanços cientificos e tecnológicos podemos criar bases para explicar a maior parte dos fenômenos.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Quando a vida após a vida existe

Mensagem por Euzébio »

Quando a vida após a vida existe: Eben Alexander, um neurocientista cético que abandonou seu ceticismo.

Até recentemente, o Dr. Eben Alexander era um daqueles céticos recalcitrantes que argumentava que a morte cerebral terminava tudo. Na verdade, como um pesquisador de Harvard e Duke, seus Papers eram extremamente críticos com tudo relacionado às denominadas EQM (Experiências de Quase Morte). Sua linha argumentativa era como a do resto dos céticos, onde a atividade do cérebro, uma vez interrompida, a falta de oxigênio (anoxia) desencadeava uma série de acontecimentos tipo túnel que terminava com a existência a nível biofísico.

O Dr. Alexander nunca imaginou que uma meningite iria mantê-lo por oito dias em coma, deixando seu cérebro inativo, e sob estreita monitorização. Outros médicos estariam determinados a certificar sua morte quando, subitamente, voltou a si completamente mudado e se desculpando por seu ceticismo anterior.
Literalmente, disse que o céu existe e que após a experiência da morte, há uma dilatação espaço-temporal onde a consciência se mantém e se adquire a capacidade de se ver de outro plano diferente daquele da realidade material.

A publicação de página inteira da experiência vivida pelo Dr. Alexandre na revista Newsweek de outubro, conta todos os detalhes da experiência de Eben Alexander durante os oito dias que durou seu coma aparentemente irreversível.

Tudo começou muito cedo, na manhã de 10 de novembro de 2008, o dia em que Eben sentiu uma aguda dor nas costas que horas depois motivou o seu ingresso para o mesmo hospital onde ele habitualmente prestava seus serviços como neurocirurgião. Seus próprios companheiros assistiram-no e ficaram perplexos ante sua impotência frente à meningite que o deixou em coma cerebral como consequência de uma bactéria E.coli, que invadiu seu cérebro em pouquíssimas horas.

Alexander relata como saiu de seu corpo e ficou olhando de um plano elevado àqueles que rodeavam seu corpo inerte. Aos poucos, ele sentia como uma sequência de melodias e luzes o guiavam para uma estranha passarela multicolorida onde sentiu uma grande paz e um sentimento inigualável de amor, até que visualizou um cenário exuberante com um vale de incríveis cores verdes e belíssimas flores de indescritível e complexa beleza.

Nesse estado se encontrou com seres de seu passado que o receberam com um imenso amor e que o acompanharam ao longo de sua jornada. Neste transe, sentiu como uma presença divina o envolveu e lhe encomendou uma mensagem para que a divulgasse em seu retorno. A mensagem, tal e como afirmava o Dr. Alexander foi: "Você não está aqui para ficar, mas para que o ensinemos coisas para que, logo que regresse, as compartilhe com os outros". E, de fato, após a experiência, de forma quase milagrosa recuperou a consciência quando seus próprios colegas, que monitorizavam suas constantes cerebrais, estavam dispostos a certificar sua morte cerebral por meningite.

O neurocirurgião, após sua recuperação, decidiu escrever um livro intitulado "Proof of Heaven” (algo como “Prova do Céu") que atualmente constitui uma obra de leitura recomendada a todos os neurocientistas que estão a investigar ativamente a EQM.

Nas palavras textuais de Eben: "Não há explicação científica para descrever e compreender o que acontece após a morte, mas o que acontece é uma experiência incrível."

Enquanto isso, o renomado físico Victor Stenger, escreveu na revista Newsweek que "Só pelo fato de que um cientista não pode provar racionalmente nada a partir do mundo dos vivos, não significa que, depois da morte acabe a existência. Simplesmente teremos que aceitar o fato de que há evidências de que na incapacidade de quantificar, tendemos a negar, e esta postura também não é científica".

Portanto, abre-se um interessante campo de estudos em que pela primeira vez se evidencia de forma empírica o que é a experiência daqueles que retornaram da EQM, e que deve ser tipificada e analisada para se alcançar resultados reveladores sobre um fenômeno que nem o maior dos céticos poderá se atrever a negar.

Aqueles que querem ler o livro-depoimento do Dr. Alexander Eben, deixamos aqui o link:




O trabalho de pesquisa da consciência: O Instituto Monroe.

Atualmente, o Instituto Monroe é um dos pioneiros no estudo da consciência e sua explicação científica. É pioneiro na compreensão da EQM e de outros fenômenos psíquicos relacionados com o estudo das manifestações desta.

Os estudos revestem profundidade no âmbito quantitativo e qualitativo e atualmente oferecem programas avançados de formação de especialistas assim como metodologias de pesquisa líderes no campo da ciência e da tecnologia.

http://www.monroeinstitute.org/research ... -institute

Alguns exemplos de pesquisa do Instituto Monroe, sobre Papers dedicados ao estudo das percepções de consciência, podem incluir:

Inducing States of Consciousness with a Binaural Beat Technology
F. Holmes Atwater

Applications of Altered States of Consciousness in Daily Life
Ruth-Inge Heinze, PhD
Journal | Winter/Spring 2011

Psi and Hemi-Sync® (Part 1)
Linda Leblanc
Focus | Summer 1998

Psi and Hemi-Sync® (Part 2)
Linda Leblanc
Focus | Fall 1999

An Informal Research Project with a Hearing-Impaired Participant
Linda Leblanc
Focus | Summer/Fall 2005

Exploring “Vision” with a Cortically Blind Patient
Susan Consolloy, PT, CHt
Focus | Summer/Fall 2010

Hemi-Sync® and Vision Improvement
Jean Gold
Breakthrough | March 1983

Binaural Beats and the Regulation of Arousal Levels
F. Holmes Atwater, BA
Journal | Winter/Spring 2009

Beyond 20/20
Pauline Johnson, M.S.
Journal | Winter 1989

Preparing to Use Binaural Beat Sound with Deaf Clients
Helene N. Guttman, Ph.D.
Journal | Winter/Spring 2003

Analyzing Results From the Remote Viewing Practicum
Stephen Graf, Ph.D.
Journal | Fall 2002

Shamanism and Hemi-Sync® in the Medical Encounter
Cecile A. Carson, MD
Journal | Spring 2000

Hemi-Sync® in the Dream Temple
Joan Lundgren, Ph.D. with Shirley Newton Bliley
Journal | Summer 1999

Brain-Wave and Oxygen-Saturation Correlates During a Ritual-Induced State of Consciousness
F. Holmes Atwater
Journal | Winter 1999

Integrating Paradigms
Justine E. Owens, Ph.D.
Journal | Summer 1995

Hemi-Sync® and the Facilitation of Sensory Integration
Suzanne Evans Morris, Ph.D.
Journal | Fall 1990


Fonte: StarViewerTeam International 2012.





Ad Honorem Extraterrestris
Munhoz
Mensagens: 95
Registrado em: 06 Fev 2008, 13:47
Localização: Mato Grosso

Mensagem por Munhoz »

Obrigado por compartilhar Euzébio, acredito que estes "primeiros' estados de consciência pós-morte, são realidades "subjetivas", uma espécie de "auto-julgamento" (purgatório), pra depois nos elevarmos a planos de realidades superiores.
Nos documentários do "TEDTALKS" (bravo mundo neural), tem um relato muito parecido de uma neurocientista ( Jill Bolte Taylor), que teve um derrame cerebral, e relata sua experiência como uma espécie de "nirvana":



Abraço.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Quase morte quer dizer que ainda não morreu e portanto o cérebro estava sujeito a experiências psíquicas de diversas naturezas. Tudo é possível, mas nada foi comprovado cientificamente.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Munhoz
Mensagens: 95
Registrado em: 06 Fev 2008, 13:47
Localização: Mato Grosso

Mensagem por Munhoz »

A maioria das pessoas que tiveram essas experiencias, não estavam em estado de morte aparente, foram dadas como "clinicamente mortas", Alem de que as explicações biológicas perdem força ao se considerarem os fenômenos de percepção extrassensorial alegados por alguns sobreviventes.
Lulu como se explica algumas experiências em que o sujeito relata em detalhes fatos ocorridos a distancia no momento em que se encontrava no hospital.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Certa vez meu irmão mais velho caiu do telhado, a uma altura de 3 metros. Por sorte havia no local um pessoal acostumado a acidentes desta natureza - estávamos fazendo um churrasco num sítio e haviam vários caseiros vizinhos participando. Esse pessoal mais experiente conseguiu reanimá-lo. Por pouco a tragédia teria sido maior, pois haviam no local muitas crianças, e algumas delas brincavam justamente sob a telha que se rompeu. Segundos antes elas se retiraram (foi Deus, só pode ter sido), e o pesado corpo do meu irmão desabou no piso de concreto, com um profundo corte na testa e o rosto todo ensanguentado. O desespero foi total, gritos das mulheres, corre-corre dos homens; após reanimá-lo colocamo-lo no meu carro e saímos em disparada pela estreita, sinuosa e esburacada estradinha de terra que levava ao asfalto. Foram os cinco quilometros mais críticos das nossas vidas.

Graças ao bom Deus conseguimos socorrê-lo a tempo, mas o ponto onde eu quero chegar é o relato de quase-morte que ele fez depois que saiu do hospital, onde ficou alguns dias de observação.

Ele nos contou que após a queda, quando estava naquele estado cataléptico, foi ter nas portas do Céu. Disse que avistou São Pedro e este não permitiu a sua entrada, dizendo: "Pode voltar, meu filho, que a sua hora ainda não chegou"...

Dei foi muita risada, mas ele jura de pés juntos que a visão foi real, que era mesmo o bom Pedro, guardião das portas do Céu e que se ele quisesse não voltava mais.
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Um pouco de estudo sobre parapsicologia e terão explicações para estes fenômenos.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
andrehp
Mensagens: 20
Registrado em: 26 Fev 2014, 04:05

Mensagem por andrehp »

Céticos nunca são pessoas confiáveis.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Estive pensando numa hipótese para-biológica para a explicação dos relatos de visões no estado de quase morte e considerei que nosso cérebro é muito bom em criar sensações agradáveis para neutralizar a dor. Veja o caso do desmaio que acontece quando nosso corpo é submetido a um estresse violento. A sensação de desmaiar em si é agradável. O uso de drogas é uma forma de estimular o cérebro a reagir com sensações agradáveis. Neste sentido, a morte certamente também provoca uma atividade cerebral que nos é devolvida como uma sensação prazeirosa e visões que nos confortam. A grande questão é se as visões seriam iguais para todos e qual seria o tempo de duração. Imagino que o tempo de duração seria de alguns segundos a alguns minutos, mas que nos pareceria uma eternidade e o tipo de visão estaria relacionada às crenças pessoais. Daí ser importante a fé como recomenda o cristianismo.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Todas as vossas opiniões são interessantes.
A minha é a de que sem dúvida que durante [s]alguns [/s]casos de coma o cérebro entra num modo de funcionamento a que geralmente não temos acesso e assim acesso a várias capacidades cerebrais, fisicas e até fisiológicas a que não costumamos ter acesso. Por exemplo, o conseguir aceder a outras dimensões, de viajar astralmente, interagir com outros seres humanos nas mesmas situações, etc, etc, etc.

Mas julgo que o interessante aqui é o cientista propriamente dito.
Ele, que antes antes do episódio de saúde era um céptico e defendia o seu ponto de vista com explicações cientificas, após passar por uma experiência de quase morte, regressa e passa a espalhar a palavra.
A minha questão é; só porque ele diz que afinal há vida para além da morte, devemos acreditar nisso? Ele que anteriormente dizia o contrário? Baseando-se na sua experiência quando anteriormente ignorava os testemunhos de quem tinha tido uma experiência idêntica? Então e as opiniões anteriormente dadas? Se essas deixam de ter validade qual a validade das que ele dá agora?
Só porque ele diz, devemos aceitar que ele está correcto? E que é feito das suas conclusões anteriores?

Isto mostra, de alguma forma, a arrogância de muitos cientistas que se julgam os detentores da verdade e que por isso todos devem seguir as suas opiniões.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Em verdade só temos UM registro de vida após a morte até hoje.
E já se passaram mais de dois mil anos!
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:...Em verdade só temos UM registro de vida após a morte até hoje.
E já se passaram mais de dois mil anos!
Alexandre, isso é MUITO discutível...
Estamos a basear-nos em algo que alguém diz que aconteceu.
Muitos dos que escreveram a Bíblia nem sequer viveram na época de Jesus Cristo.

Aliás, à coisa de uma hora estive a ver no Canal História um documentário sobre a Bíblia: “Os segredos da Bíblia: Perdidos na tradução”.
A dado momento aborda-se a suposta ressurreição e é referido que um dos textos originais acaba quando é referido que após visitarem o túmulo de Jesus, as mulheres fogem (acaba assim, sem mais) Marcus 16:8

Nesses textos originais o livro acaba aí. A seguir há um novo livro.
No entanto em edições posteriores (muito mais antigas) já surge um texto novo a partir daí.
Por isso, cada vez mais não podemos ter a Bíblia como um documento fidedigno e pelo qual nos possamos basear, como muitos pretendem.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Cavaleiro escreveu: isso é MUITO discutível...
Estamos a basear-nos em algo que alguém diz que aconteceu.
Muitos dos que escreveram a Bíblia nem sequer viveram na época de Jesus Cristo.
Sim; mas é o que fazemos, ou seja, nos baseamos no que dizem e, a partir daí, tiramos nossas conclusões mediante ponderações; no caso sagrado sem dúvida pesa mais a questão da fé, que é o pilar do cristianismo.

Discutível sempre o foi mesmo quando o Nazareno ainda andava pela terra pregando seus ensinamentos, e sem dúvida ainda será até o fim dos tempos.

As EQM nada mais são do que relatos que não podem ser explicados cientificamente de uma maneira conclusiva, mas ainda de uma forma muito especulativa; assim como as passagens bíblicas.

Talvez com o passar do tempo, com o avanço da tecnologia, tenhamos as ferramentas necessárias para descobrirmos toda a realidade por trás deste véu de incertezas.

Enquanto isso resta-nos seguirmos acreditando mediante as convicções "Tomenianas" ou exercitando o que há de mais sublime e misterioso, a FÉ.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Antes de mais, o que escrevi não foi uma crítica. Foi mais um exercício de agitação, "só porque sim" do que uma forma de exercício intelectual para discutir este assunto, como diz, muito discutível até porque diz o ditado, "Onde há fumo, há fogo". Eu acredito que a Bíblia tem uma base de verdade (ou não apoiaria a vertente de que Jesus Cristo foi na realidade um humano resultante do cruzamento de ADN Humano e extraterrestre).

Mas em algumas passagens que referiu, há muito “pano para mangas” para desenrolar.
Por exemplo, enquanto que a EQM tem testemunhos contemporâneos e podem a ter origem no nosso vizinho, o que está escrito na Bíblia é de difícil comprovação pelo que não podemos fazer uma comparação.

Nas EQM há relatos de pessoas que após se lembrarem da sua vida anterior conseguem identificar os anteriores familiares e descrever pormenores dessa vida passada.

Quanto à Fé, esse é um tema com muito para se dizer, se aceitarmos que o poder da mente tem uma força enorme e pode originar "milagres". Assim teríamos que um milagre pode ter a sua origem na Fé (poder da mente) que por sua vez cria as condições para o acontecimento do milagre e que por sua vez gerar ainda mais Fé (poder da mente). Entra-se assim num círculo em que a cada volta se fortalece mais a "Fé".
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Cavaleiro escreveu:Antes de mais, o que escrevi não foi uma crítica. Foi mais um exercício de agitação, "só porque sim" do que uma forma de exercício intelectual para discutir este assunto, como diz, muito discutível até porque diz o ditado, "Onde há fumo, há fogo".
...

Tranquilo brow :D
É claro que não entendi como um "bateu levou" é que também gosto de um embate! :wink:


Cavaleiro escreveu:Eu acredito que a Bíblia tem uma base de verdade (ou não apoiaria a vertente de que Jesus Cristo foi na realidade um humano resultante do cruzamento de ADN Humano e extraterrestre).
...

...E por falar em "discutível" rsrsrs :roll:



Cavaleiro escreveu:Nas EQM há relatos de pessoas que após se lembrarem da sua vida anterior conseguem identificar os anteriores familiares e descrever pormenores dessa vida passada.
...

Há sempre a possibilidade de estarmos lidando com produtos de uma mente que passou por um trauma; distúrbio esse que ainda não está nem por longe desvendado.


Cavaleiro escreveu:Quanto à Fé, esse é um tema com muito para se dizer, se aceitarmos que o poder da mente tem uma força enorme e pode originar "milagres". Assim teríamos que um milagre pode ter a sua origem na Fé (poder da mente) que por sua vez cria as condições para o acontecimento do milagre e que por sua vez gerar ainda mais Fé (poder da mente). Entra-se assim num círculo em que a cada volta se fortalece mais a "Fé".
...

Como disse Jesus certa vez:-

...A TUA FÉ TE SALVOU.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Jesus era extraterrestre, conforme ele mesmo: "O meu reino não é deste mundo."

:wink:
Ad Honorem Extraterrestris