Estranhos sons - Verdade ou mentira?

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Estranhos sons - Verdade ou mentira?

Mensagem por Cavaleiro »

Nos últimos tempos tem-se ouvido falar com alguma insistência de sons/ruídos estranhos e algo perturbadores que são ouvidos em todo o mundo.

Confesso que pessoalmente, logo de inicio não fui na conversa. Não fui principalmente porque sendo uma som tão forte e tão alto, que alegadamente era ouvido numa vasta área (a ter em conta a sua intensidade) nunca tal fenómeno foi registado por um meio de comunicação social. Lembremo-nos que algo do género a ser ouvido atrairia sem dúvida alguém da comunicação social à rua para gravar e dar a noticia.

Por isso nunca dei importância às notícias porque não traziam nada de novo.

Entretanto nas minhas viagens “internéticas”, descobri este vídeo, que embora não tendo nada a ver com o fenómeno, me abriu portas a uma possível explicação;
[align=center][/align]
No entanto hoje, por acaso descobri mais este vídeo que aparentemente explica o fenómeno.

[align=center][youtube][/youtube][/align]
Julgo que isto desmistifica com alguma credibilidade este mistério.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Ahahahaha ri muito... O povo acredita em cada uma.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...



Muitos falam que estes sons seriam as ‘trombetas do apocalipse’ e, obviamente, muitos cidadãos que não têm nada melhor para fazer na vida aproveitaram-se disso e forjarem seus próprios vídeos com sons pré-gravados, para terem seus 15 minutos de fama no YouTube.

Contudo, aparentemente, parece estar havendo mesmo ocorrências genuínas deste fenômeno pelo mundo todo, além disso, geofísicos alegam ter descoberto a origem do misterioso fenômeno.

Para aqueles que ainda não sabem, vale mencionar que estes sons assombrosos têm sido registrados nos últimos meses nos seguintes países: EUA, Reino Unido, Costa Rica, Rússia, Ucrânia, República Checa e Austrália, com incidências prováveis também aqui no Brasil.

Testemunhas afirmam que alguns destes zumbidos peculiares podem ser escutados como um estrondo, enquanto outros como um ‘bum’, e também há quem afirma que o som se assemelha ao berro do famoso monstro japonês ‘Godzilla’. Em todos os casos, trata-se de um som de baixa frequência, aproximadamente 20 hertz, ou 20 vibrações por segundo, que está dentro do limite auditivo humano.



Explicação Científica


Os investigadores da Agência Científica Internacional Wosco asseguram que o som poderia estar sendo provocado pelo brusco aumento da atividade solar e pela intensificação dos processos energéticos no núcleo da Terra que têm sido registrados ultimamente.

Uma das versões apresentadas pelos investigadores é que a magnetosfera perdeu sua capacidade potencial de amortecer a radiação solar, assim deixando brechas que permitem que a energia solar ingresse em nosso planeta de forma contundente, causando o ruído.

Outras explicações estão baseadas no fato de que nosso sistema solar, cuja proteção se centra na heliosfera, está sendo ‘massageado’ por algo invisível, ou uma ‘nuvem interestelar’. Esta nuvem poderia pertencer a um sistema solar próximo, que roçando contra o nosso provoca o estranho ruído, bem como uma grande quantidade de anomalias no planeta e em outros corpos de nosso sistema solar.

Qualquer que seja a origem das ‘Trombetas do Apocalipse’, todos os estudiosos concordam que não se trata do presságio do aumento da frequência de cataclismos, como tsunamis, erupções vulcânicas ou fortes terremotos, os quais podem se intensificar no final de 2012.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Antes de mais quero deixar bem salientado que o que vou escrever a seguir é apenas a minha opinião, sem quaisquer bases de conhecimento cientifico e como tal poderem ser um enorme pedaço de burrice em avançdo estado de estupidez. Digamos que é uma reflexão ignorante das explicações acima dadas.

Tornou-se já um hábito verificar que hoje em dia qualquer coisa serve para brincar na net. Claro que a área da ovnilogia é um campo excelente para isso dado a natureza dos fenómenos que abrange.
Esta dúvida suscita sempre muitas dúvidas quanto à veracidade do que nos é apresentado.

Seria interessante, antes de mais e da parte dos investigadores, de fazer um levantamento dos locais onde esses sons (os genuínos) têm sido ouvidos.
Assim permitam-me expor algumas reflexões;
Sons numa grande cidade:
nesses locais julgo que uma baixa frequência do som seria ouvida com alguma dificuldade devido aos ruídos característicos desses locais. Por isso provavelmente esses sons não seriam aí audíveis excepto talvez à noite.
À noite costuma-se dizer que “todos os gatos são pardos” e os sons, com uma frequência daquele género, dão origem a muitas (más) interpretações.
A ausência de ruído pode fazer sobressair outros que durante o dia passam despercebidos.
Por exemplo, lembro-me de quando tinha cerca de 12 anos ter ouvido em algumas noites um som parecido com um jacto de avião que após cerca de um minuto paravam quase abruptamente. A diferença que esse som parecia estar junto ao edifício. O som era ensurdecedor e por isso assustei-me porque não percebia a sua origem. Perto do local onde eu estava só passava uma linha de comboio e o aeroporto ficava a 5Km. Na altura não me recordo se mais alguém ouvia esse som. Mas mais tarde concluí que se trataram da junção de uma série de factores (direcção do vento, por exemplo) e que fazia com que o som dos aviões a aumentarem a potencia para a descolagem chegasse com aquela intensidade até ao local onde estava.

Num local isolado no interior (pequena cidade, vila, aldeia);
O isolamento e a calma diária desses locais em que os sons são sempre os mesmos, é natural que algo que saia da rotina chame a atenção e até suscite espanto. Mas isso não significa que o som seja de origem desconhecida (extraterrestre, sobrenatural, etc). São apenas sons que as pessoas não conseguem identificar a partir dos sons que já conhecem causando assim confusão e estranheza. Essa confusão cria um turbilhão de ideias o que vai alimentar a imaginação das pessoas.

As explicações dos cientistas são tidas com base naquilo que eles JULGAM ser e não em factos concretos. Por isso podem estar erradas.
Mas confesso que, apesar da minha ignorância científica acho as justificações um pouco forçadas.

A frase “…o som poderia estar sendo provocado pelo brusco aumento da actividade solar e pela intensificação dos processos energéticos no núcleo da Terra…” é muito bonita tecnicamente mas também muito ambígua. Para mim ela não diz nada.
A actividade solar aumentar o barulho? Processos energéticos do núcleo da Terra???

Quer dizer então que a magnetosfera rompeu em certos locais e o vento solar ao passar por essas aberturas faz barulho, como uma corrente de ar?
Algo invisível ou nuvem interstelar a roçar o nosso Sistema Solar?

Porque é que os cientistas têm de ter sempre uma explicação para tudo e não dizem simplesmente “Não fazemos ideia do que possa ser”?

Factores como a temperatura, o vento e sua direcção, distância, infra-estruturas, traçado urbano, topografia, mancha vegetal local, meios industriais e muitos outros assim como a combinação de muitos destes factores podem criar fenómenos raros.

Acho que perceberam onde quero chegar. Não estou a defender a ideia dos sons serem de origem Et, sobrenatural ou até de teorias de conspiração, nem estou a apoiar esta vertente de ideias.
Apenas que os sons podem ter origem numa fonte bem conhecida mas mal identificada.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Também achei um pouco forçada as explicações científicas. Por menos conhecimento que eu possa ter, não imagino ventos solares causando um estrondo em nossa atmosfera. E possivelmente se tivéssemos outra galáxia esbarrando na Via Láctea já estaríamos sabendo, devido à magnitude do ocorrido.
Sei lá, uma simples explicação como a de placas Tectônicas em atrito produzindo tal som já me deixaria bem mais satisfeito.
Parece a típica resposta que damos as crianças para ficarem quietas.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Ontem à noite, mais precisamente às 23h45, ouvimos um som muito parecido com estes apresentados nos vídeos, fui à campo pesquisar e pasmem!!!!

Era um forte som oriundo da fábrica de filtros em operação aqui perto de casa. :lol:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

É como digo Alexandre.
Os sons ou são más interpretações, ou são manipulações de vídeo.
As pessoas partem já com determinados factos pré-concebidos. Ao verem algo no céu que não conseguem explicar apontam imediatamente para extraterrestres. Com os sons passa-se o mesmo.
As séries e filmes que por aí andam agora alimentam a imaginação das pessoas.

Sons naturais destes devem ser muito raros.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão