Ozônio em Vênus

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Ozônio em Vênus

Mensagem por lulu »

Quem diria, Vênus tem ozônio, é o que afirma a reportagem abaixo:

Fonte: Jornal Folha de São Paulo
07/10/2011 - 15h57
Sonda descobre a existência de camada de ozônio em Vênus

Publicidade

DA EFE

Uma sonda da ESA (Agência Espacial Europeia) descobriu a existência de uma camada de ozônio no planeta Vênus, o que permitirá avanços nas investigações sobre a ocorrência de vida fora da Terra.

A descoberta da Venus Express aconteceu quando a sonda permitiu a observação de sua atmosfera, segundo comunicado da ESA.

O ozônio pôde ser detectado porque absorveu parte dos raios ultravioleta procedentes de algumas dessas estrelas observadas.

Um dos cientistas responsáveis pela missão declarou que o achado permite entender a química de Vênus e, além disso, pode servir na busca de vida em outros planetas.

O ozônio contém três átomos de oxigênio. O do planeta estudado se forma quando a luz do Sol rompe as moléculas de dióxido de carbono da atmosfera e permite a liberação de átomos de oxigênio. O elemento já tinha sido encontrado antes na Terra e em Marte.

Em nosso planeta, sua importância é fundamental para a vida porque absorve grande parte dos raios ultravioleta do Sol.

Os cientistas consideram que isso permitiu que a vida surgisse na Terra, onde o oxigênio começou a se formar há aproximadamente 2,4 bilhões de anos, ressaltou a ESA.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!