O Caso Salyut-6

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

O Caso Salyut-6

Mensagem por Euzébio »

No dia 18 de junho de 1981, o Gosplan (Ministério do Planejamento da ex-URSS) convocou uma reunião extraordinária, com a presença de especialistas em UFOs, cosmonautas e autoridades soviéticas, inclusive militares. Seu moderador foi o próprio chefe do programa espacial soviético, General Georgi Timofeevict Beregovoy. Ao seu lado estava Vladimir Kovalyonok, o cosmonauta que, em companhia de Viktor Savinikh, permanecera 75 dias no espaço, a bordo da estação Salyut-6 (de 12/3/81 a 26/5/81).

Kovalyonok respondeu a numerosas perguntas. Não causa surpresa - e até está muito de acordo com a tradição soviética de guardar segredo - o fato que, o general Beregovoy sempre se recusara a dar entrevistas oficiais sobre o assunto, agora, porém,, aquele caráter secreto do encontro parece ter sofrido um revisionismo do Kremlin e algumas fontes resolveram falar, embora nem todas se identifiquem. E a revelação que fizeram foi de aturdir o mundo.

Trata-se simplesmente da história de um contato de 2º grau - que só não foi de 3º porque o comando da missão terra, instruiu: NYET.

A Salyut-6 fez contato com uma nave extraterrestre durante 4 dias (com interrupções) e orbitaram juntas, a uma distância de 400 km de nosso planeta.
O evento envolveu cinco astronautas : Kovalyonok, Savinikh e três ETs a bordo do veículo desconhecido que tina a forma de uma esfera e apenas a metade do tamanho da Salyut-6(que tinha 16 m de comprimento e parecia com uma garrafa).

O veículo também não apresentava saliências como painéis solares, dos quais as espaçonaves terrestres costumam extrair energia. As duas naves encontraram-se em 14 de maio de 1 981, quase no fim da prolongada estada dos dois astronautas russos.

Beregovoy esperava certamente novos contatos imediatos. Se houve, ele jamais revelou. Há boatos, porém, que teria havido um outro, há poucos meses, com a Salyut-7 com a mesma ou outra nave extraterrestre.

Havia cerda de 200 pessoas no salão de conferências que é, em geral, reservado exclusivamente para reuniões da cúpula. Entre elas professores universitários, astrofísicos, vários membros do Centro Espacial, gente do governo e militares. Todos receberam passes especiais e foram cuidadosamente revistados por agentes da segurança armados. Primeiro na entrada da Praça da Paz, depois no auditório. Gravadores, cadernos, máquinas fotográficas, etc, tiveram que ser deixados no vestíbulo.

O encontro começou as 5 da tarde e durou quase duas horas. Após uma breve introdução do general. Beregovoy, todos viram um impressionante filme, um documento estarrecedor feito por cosmonautas soviéticos durante o período em que as duas naves mantiveram contato. "O filme está bem guardado nos porões de aço, embaixo da Cidade-Estrela", declara Aleksandr Kazantsev, cosmólogo, um dos presentes ao encontro.

O filme foi rodado através de uma das portinholas da Salyut-6. A nave alien, às vezes, aparece a uma distância de apenas 40 m. Os dois astronautas estavam trabalhando em sua experiências científicas, após 75 dias de permanência no cosmo, quando Kovalyonok observou um objeto esférico, surgindo de repente a uma distância de mais ou menos 1.000 m, e alertou Savinikh. Eles ficaram algum tempo observando o objeto, através de duas portinholas separadas. Kovalyonok apanhou uma câmara e rodou os primeiros fotogramas do que acabou se tornando um filme de 45 minutos. Ele não tinha a menor explicação plausível para o que estava acontecendo.

Com a ajuda de um binóculo percebeu portinholas na outra nave. Durante as primeiras 24 horas (14.05.81), o objeto misterioso permaneceu em posição estacionária em frente a Salyut-6, sem demonstrar sinais de vida. De repente, ao acordarem, no dia seguinte, os dois astronautas viram a nave alien mais perto, a menos de 100 m de distância. Ela se movera sem usar jatos, impulsos ou quaisquer outros recursos visíveis...

A esfera, mesmo de perto, não denotava nenhum deslize na sua superfície suave, uniforme, prateada. A não ser aberturas. Os astronautas identificaram uma série de janelas, 24 ao todo, em três níveis, e, três cabeças de aparência humana atrás, respectivamente, de três portinholas. Cada portinhola era cerca de 6 vezes maior que a da Salyut-6. Mas, as outras janelas, eram menores com cerda de 45 cm de diâmetro. As cabeças pertenciam ao que pareciam ser seres humanos. Eles usavam capacetes leves, tipo capuzes apertados, tendo, assim, os rostos praticamente cobertos. Mas ¾ das suas faces eram visíveis através de visores transparentes, tipo plásticos. Eles tinham sobrancelhas compridas e grossas e narizes retos, dignos de estátuas gregas.

O que mais impressionou os cosmonautas foram os olhos - enormes, azuis, duas vezes maiores que os nossos- fixos neles, sem mostrar o menos sinal de emoção. Os traços eram bonitos, muito morenos. Eles lembravam homens hindus solenes. Mas nenhum músculo se mexia nos seus rostos. Tinham um ar de robôs.
Mais tarde, no mesmo dias, e durante o dia seguinte, como as criaturas se mostravam, sem dúvidas, amistosas, dispostas a entrar em comunicação, Kovalyonok pediu autorização à Terra para estabelecer contato mais imediato.
Recebeu permissão para tentar trocar mensagens visuais, mas, tratando-se de contato físico, o controle da missão respondeu com um irrevogável NYET .
Os cosmonautas estavam se sentindo perfeitamente à vontade ante o comportamento muito humano dos estranhos, cuja nave mudava de posição frequentemente, sem dificuldade. Numa ocasião chegou a distar 30 metros da estação soviética. Os astronautas podiam não só ver os estranhos, mas também observar-lhe os movimentos, que pareciam, decididamente humanos, embora muito rígidos, mecânicos e artificiais.

Pouco mais tarde, seguindo um impulso, ele abriu um grande mapa celeste em frente a si mesmo. A carta mostrava nosso sistema solar no centro. O coração de Kovalyonok parou quando um dos outros passageiros puxou seu próprio mapa. Kovalyonok viu, distintamente, pela janela: tinha o nosso sistema solar num lado, e só mesmo astros marcados. Não restava dúvidas que eles estavam equipados com os mapas de navegação de absoluta exatidão e apontavam para a parte de nossa Galáxia com toda a precisão. Kovalyonok fez um sinal, pondo o dedo polegar pára cima, e ,o estranho ser, sem sorrir, fez a mesma coisa. Em seguida, a nave deles se afastou, como se quisesse mostrar sua manobrabilidade, a uma velocidade tal que parecia varrida dos céus. Na órbita seguinte, estava de volta. Ela se afastou seis vezes, ao todo, jamais por uma razão aparente. É possível que haja uma relação entre os intervalos decorridos e os pontos da Terra correspondentes.

Um membro da equipe do general Beregovoy, que estava na reunião de 18.6.81 e vive nos EUA, é o matemático e especialista em computadores Boris Katznborgen. Ele conseguiu decifrar uma das mensagens extraterrenas.
Usando uma lanterna potente, Kovalyonok tentou primeiro se comunicar em russo através de código Morse sinalizando: "Cosmonautas soviéticos saúdam visitantes à Terra". Os estranhos não entenderam. Tentou então uma mensagem em Inglês: "Are you receiving us?", também em Morse. Nenhuma resposta...
Então ele tentou uma figura matemática, usando uma luz breve para ZERO e uma longa para UM, e sinalizou o número 101101. Logo depois veio um sinal luminoso em resposta. A mensagem não era apenas mera repetição da cifra de Kovalyonok e foi decifrada com sendo um logaritmo da base usada por Kovalyonok. Prova de que, pelo menos em matemática, nós falamos a mesma linguagem.

No dia seguinte, ELES saíram da nave e andaram pelo espaço. Tinham mais ou menos dois metros de altura e usavam a mesma roupa que dentro da nave. Sua fonte de energia, seja qual for, é miniaturada. É evidente que desenvolveram uma energia que não é nuclear nem térmica. Eles certamente venceram a gravidade e as forças gravitacionais , que mantêm o homem prisioneiro na Terra, desde que a vida surgiu neste planeta. Há uma massa de informações que o soviéticos querem analisar melhor.

Reportagem : Revista Manchete de 24 de setembro de 1984
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Eis a foto de ambos os cosmonautas:

Imagem

O da direita é o comandante Kovalyonok, hoje General aposentado da Força Aérea e consultor.

E aqui a Estação Salyut 6:

Imagem

E o rascunho de próprio-punho do comandante pode ser visto neste site:

http://www.ufoevidence.org/cases/case396.htm


Montagem do contato:
Imagem
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Para mim, o caso é uma novidade, e bem interessante.
Encontrei informações de fontes confiáveis a respeito do relato do avistamento do objeto, mas nada a respeito da tal Conferência e nem do contato de 2º. grau, ou sobre imagens ou vídeos.
Alguém tem mais informações?

Um amigo me passou a seguinte tradução de uma entrevista que o Major Kovalyonok teria dado a uma rede de TV Italiana, gravada em Videotape, feita em 1993 (vou tentar confirmar e buscar mais detalhes):

“(...) nós estávamos em órbita na Salyut-6. Eu vi um objeto que não parecia com nada que me fosse familiar. Era redondo e parecia um melão, levemente alongado.
Durante um certo tempo, a Salyut-6 e o objeto se moveram juntos.
Houve um momento em que o objeto se contraiu e se expandiu, rapidamente, pulsando. Então eu vi duas explosões, com intervalos de 0.5 segundo e o objeto se pôs em movimento.Com toda certeza, o objeto estava em posição suborbital, pois de outra forma eu não seria capaz de vê-lo. "
Major General Vladimir Kovalyonok


Curioso: essa história das explosões (ou flashes) me lembrou o avistamento da STR 48.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Deveras interessante,embora acho que exista algum empolamento da história, costuma-se dizer que quem conta um conto aumenta um ponto, talvez se tenha avistado algo para o qual não exista contudo uma explicação, mas o contacto a descrição dos seres o uso da matemática etc me pareça um pouco empolgado, vou pedir algumas opiniões, vou pesquisar mais sobre o assunto
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Sempre que se fala em janelas e portas em espaçonaves extraterrestres é bom desconfiar, pois isso normalmente não é visível e o próprio sistema de propulsão delas aliada a grandes velocidades não permitiria esse tipo de protuberância ou de materiais de menor resistência no casco. As naves são herméticamente fechadas e a propulsão se dá por algum tipo de campo de força que usa o próprio casco como capacitor, daí a necessidade de não existir falhas na construção. Inclusive há relatos que a nave toda é fundida em uma só peça sem soldas ou emendas, o que faz muito sentido se o sistema de propulsão a usa como um capacitor. A entrada dos seres se daria por baixo ou por cima da esfera ou, numa hipótese mais ousada, através de teletransporte, o que não é absurdo em se tratando de ets já que muitos casos de abdução relatam a passagem de seres por paredes sólidas.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Mensagem por jeff »

Zé, a Michelle fez uma adaptação a partir desse texto original na Manchete e me mandou anteontem. Acho que ela não tinha visto aqui, e vc quando postou ainda não tinha admin no portal. Publiquei lá e coloquei um link prá cá! Quem sabe reacende esse tópico interessantíssimo!

[]'s
Jeff
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

O general principal Vladimir Kovalyonok, teve o encontro durante a missão de Saljut VI em 1981.

“Eu fiz apenas alguns exercícios de ginastica, quando eu vi na frente de mim, através de uma janela, de um objeto que eu não poderia explicar… Eu vi o este objeto e então algo aconteceu eu não poderia explicar, algo impossível de acordo com as leis da física.” Vladimir Kovalyonok

Imagem

Esboço do objeto que viu no espaço maio em 5 de Kovalyonok, 1981, a bordo de Salyut. (crédito: Michael Hesemann)

Fonte ufoevidence.org
Ele se referia a mudança de forma do suposto objeto.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Re: O Caso Salyut-6

Mensagem por Alexandre »

Euzébio escreveu:. Durante as primeiras 24 horas (14.05.81), o objeto misterioso permaneceu em posição estacionária em frente a Salyut-6, sem demonstrar sinais de vida. [/size]
...


Já conhecia esse caso , é muito interessante, diz-se até que no teto da Salyut 6 existe um desenho, do que seria a face visível dos seres, feito pelos cosmonautas russos em homenagem aos visitantes do espaço.


À propósito, temos aí uma data (14.05.81), mais tarde posto algumas curiosidades sobre o 14 de maio. :wink:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Eventos históricos:-
1973 - Lançamento do laboratório espacial Skylab

1940 - Segunda Guerra Mundial: Bombardeamento de Roterdão por 57 bombardeiros Heinkel 111 da Luftwaffe, causando 814 mortos.


Nascimentos:-
1944 - George Lucas, realizador norte-americano



Feriados e eventos cíclicos:-

Mitologia egípcia: Dia de Ísis, ocasião em que era comemorado o encontro dessa deusa com os restos mortais de seu amado Osíris
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

O que tem haver essas datas? :shock:
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Re: O Caso Salyut-6

Mensagem por Latorre »

Coisas que sempre me incomodam.
Euzébio escreveu:Havia cerda de 200 pessoas no salão de conferências (...) receberam passes especiais e foram cuidadosamente revistados (...) Gravadores, cadernos, máquinas fotográficas, etc, tiveram que ser deixados no vestíbulo.
Por que? Se foi dito na conferência, era óbvio que ia parar na imprensa. Por que não documentado? Qual o problema? Por que essa necessidade de manter as coisas em caráter de boato?

Para mim, uma coisa só precisa ser mantida no boato quando é lorota. Aquela que não tem mesmo provas, então fala-se que as "provas" não foram liberadas por "segurança"> Que segurança parcial é essa? Segurança de quem? Pânico generalizado? Ora, por favor.
todos viram um impressionante filme
...que também não foi liberado. Por que, ora bolas? Por que mostrar para 100 e não para 100 milhões? Qual a diferenteça?

Quanto as janelas do Lulu, eu realmente nunca tinha pensado por este lado. Fiquei uns minutos filosofando numa forma intermediária de fazer a matéria translucida sem que suas propriedades mecânicas fossem perdidas. Parece mesmo impossível, Lu. Boa observação.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

A historia e muito linda deixa-nos a imaginar encontros de 3º grau mas quando se expreme a laranja a dita não dá sumo
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Eddy escreveu:O que tem haver essas datas? :shock:
...


Só algumas coincidências interessantes... :roll:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Mensagem por jeff »

Prá variar, o CA completinho com uma pesquisa sobre o assunto:

http://www.ceticismoaberto.com/ufologia ... terrestres

Ele inclusive linka aqui a reprodução da Manchete.

Abs,
Jeff
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muito bom o trabalho do CA, mas que houve um contato visual, isto é certo e enigmátco.
Ad Honorem Extraterrestris