Planeta X pode ter sido detectado por sonda da NASA

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Planeta X pode ter sido detectado por sonda da NASA

Mensagem por Cavaleiro »

Planeta X pode ter sido detectado por sonda da NASA
FAQ do Planeta X

O observatório espacial WISE, da NASA, pode ter encontrado um quase mitológico Planeta X, um filho rebelde do Sol que prefere viver bem longe de casa.

Embora tenha sido lançado com a expectativa de encontrar uma Estrela X, parece que o Planeta X parece ser um achado mais provável da sonda.

Para ler mais sobre a notícia:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 2&ebol=sim
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Será que ninguém se lembrou do famoso Nibiru?

A ser verdade esta noticia, além do aumento das probabilidades da "lenda" se real, isto vai dar um novo fôlego e esperança aos que a defendem.

O pessoal ficou tão silencioso...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Desculpa Cavaleiro,

Fiquei em silêncio exatamente para não vir ninguém defender isso.

Por mais que o tal planeta realmente exista, é melhor não atrair a atenção dos Nibiruanus e Hercolubanus.

Depois da trabalho tirar daqui. :P
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Eh, eh.
Desculpas??? Porquê??
Apenas quis agitar as águas e meter o pessoal a falar disto.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
cellexpert
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Set 2010, 03:01

Mensagem por cellexpert »

Realmente será um prato cheio para os "Nibiruanus".

Principalmente pelo fato de ter sido descoberto só agora, proximo a 2012 :lol:

É curioso pensar que uma estrela do tamanho do sol possa exercer gravidade sobre um corpo celeste tão distante o colocando em uma orbita circular. Se isso não for confirmado, teremos realmente que aceitar o fato de que se trata de um gigante gasoso ou estrela marrom errante, talvez ejetada de algum outro sistema.
É uma possibilidade real, não acham ?
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

De facto.
Faz-me "confusão" o facto do Sol exercer essa atracção gravitacional sobre um corpo tão distante.

Será que não há um outro mecanismos associado à orbita de um planeta ou mesmo à atracção gravitacional entre eles?
por exemplo, a Terra ter "força" para segurar um corpo como a Lua junto a si, sem a deixar fugir.

Vem-me sempre à cabeça o facto de nós não dominar-mos todo o conhecimento da física e de cada vez mais nos estar a aparecer novidades no campo da ciência e de algumas teorias dadas como certas estarem a ser colocadas em causa ou mesmo destronadas...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
cellexpert
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Set 2010, 03:01

Mensagem por cellexpert »

Na verdade eu fiz apenas uma observação pois, é possível sim que um corpo tão grande permaneça em órbita do sol a uma distancia tão grande.

Se realmente se tratar se um gigante gasoso esse novo planeta, terá um poder gravitacional maior o que o faria ter um grande poder de atração e também ser atraido por um corpo celeste como nosso sol.
No caso, ele teria que realizar um movimento de translação (em torno do sol) extremamente lento fazendo-o parecer quase um "corpo estacionado".
Pois se tivesse um movimento de translação mais rapido, como por exemplo o da terra, marte ou jupter, ele ja teria sido arremessado para longe do sistema solar a muito tempo pois a gravidade entre os corpos (sol e Tyche) não seria suficiente para o "prender" órbita por muito tempo.
Uma analogia seria amarrar uma pedra em um barbante e girar, quanto maior a pedra, teremos que girar mais devagar. Do contrario o barbante ira arrebentar e a aceleração da pedra irá arremessa-la para longe.

Talvez isso tenha acontecido ja, se confirmado sua existencia ...
É possível que um dia ele ja foi um planeta mais próximo e está se distanciando. Assim como a Lua está fazendo com a Terra.

Mas vamos conter as especulações ^^
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

cellexpert escreveu:Na verdade eu fiz apenas uma observação ...
Sim, eu compreendi que foi uma observação. No entanto isso não faz com que a minha "confusão" desapareça.
Continua-me a fazer essa confusão. Como é que um corpo pode ter a capacidade de atrair a si corpos tão pesados e a tão longas distâncias.
Ou será que é só a mim que me faz confusão?
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Cavaleiro escreveu:
cellexpert escreveu:Na verdade eu fiz apenas uma observação ...
Sim, eu compreendi que foi uma observação. No entanto isso não faz com que a minha "confusão" desapareça.
Continua-me a fazer essa confusão. Como é que um corpo pode ter a capacidade de atrair a si corpos tão pesados e a tão longas distâncias.
Ou será que é só a mim que me faz confusão?
apenas não sabemos quase nada sobre o potencial dessas forças. não da pra explanar muito, da pra "sonhar" , normal a confusão.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
burningstar
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Jun 2006, 21:07

Mensagem por burningstar »

Então, vou botar lenha :lol:

Two suns' spotted in China defy explanation

The dual sunset comes just weeks after rumors of a second sun flooded the Net


A still from a video that purportedly shows "two suns" setting in China. One scientist suspects the apparition could be an optical illusion at sunset, rather than an all-out hoax.

By Natalie Wolchover
Space.com


Weeks after a story shot across the Web claiming that the imminent explosion of a nearby star would result in the appearance of a second sun in the sky — a story that was later debunked — two suns were caught on camera yesterday in China. The suns — one fuzzy and orange, the other a crisp yellow orb — appeared side-by-side, one slightly higher than the other.

What's going on? Life's Little Mysteries, a sister site to Space.com, asked Jim Kaler, the University of Illinois astronomer who squelched the excitement over the aforementioned exploding Betelgeuse and who has written books on the day and night sky. The double sun image is an effect of optical refraction, Kaler said, but it's a "pretty darn rare" one, and one not fully explained by science.

"I doubt it's been computer modeled," he said. "There must have been some blob of atmosphere somewhere that caused this truly spectacular phenomenon, which in a sense is a mirage." [Amazing Sun Photos From Space]

Mirages appear when particles in the atmosphere refract, or bend, light. This typically happens near the horizon, where air is thicker, though, and mirages are usually aligned vertically above or below the original source of the light — not beside it, like in the video. It's possible, Kaler said, that an unusually thick patch of atmosphere wandered in front of the sun to create the unusual effect.

Previous sightings of horizontally-aligned double images of the sun and moon are recorded in a book called "Light and Color in the Outdoors" (English edition: Springer 1993) by the famous Flemish astronomer Marcel Minnaert, which remains the most complete reference on double suns. "So many other instances have been reported that there is no longer any doubt about ... observations of sun and mock sun(s) being at exactly the same altitude," Minnaert wrote.

"The case of a mock sun 3 degrees and 25 arc-seconds to the left of the nearly set sun sounds incredible but has been recorded photographically." Indeed, Minnaert's description sounds nearly identical to the scene in question.

He goes on to state that the double or multiple image phenomena are produced by abnormal refraction, but that "it remains extraordinary that the images of the sun and moon were sharp and of the same size as the real sun and moon."

Advertise | AdChoicesAdvertise | AdChoicesAdvertise | AdChoicesTo check whether more has been learned about the double sun effect since the time of Minnaert's writing, Life's Little Mysteries consulted several atmospheric optics experts. None of them had ever seen anything quite like the effect shown in the video.

"This is not a common optical phenomenon that we're seeing here," said Grant Perry, an atmospheric scientist at the University of Wisconsin Cooperative Institute for Satellite and Meteorological Studies. "I'm asking myself if this is an artifact of the lens, but if that were the case — if it's reflections of the lens elements — then the images would move in relation to each other as the camera moves," Perry said. "But that doesn't happen."

In terms of an optical explanation, he said, "You would have to assume it is particles of ice or something in the atmosphere aligned in such a way that they would refract the sunlight at that very small angle, but only in one direction. It would require some fairly peculiar characteristics."

Several related atmospheric optical effects are fully explained by science. Sun dogs, sunset mirages, sun pillars and sun halos are all relatively common and well understood. But not this effect.

"It's very intriguing," said Kaler.


http://www.msnbc.msn.com/id/41927089/ns ... ?GT1=43001
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Temos um sistema solar de dois sóis e só agora é que se descobriu...

Evidentemente que a imagem é uma ilusão de óptica.
A não ser que os Chineses vivam noutro planeta.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
cellexpert
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Set 2010, 03:01

Mensagem por cellexpert »

Rolou um pequeno sensacionalismo nesse caso.
Pois esse fenomono foi devidamente explicado...

Se não me engano foi uma especie de reflexo do proprio sol.
Tem alguns videos no youtube sobre isso...

Alguns estão falando sobre Jupiter se inflamar em 2012 e virar uma nova estrela ja que tem a mesma composição do sol, quando na verdade Jupiter precisa comer muito feijão com arroz ainda, literalmente rsrs

Lembram do Filme 2010 Odyssey Two ?

[youtube][/youtube]
enoch
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mai 2011, 00:19

Mensagem por enoch »

Não creio nessa teoria de planeta x, muito improvavel uma orbita ta grande assim, mesmo nos textos sumerios que cita o decimo segundo planeta dizendo que faz a orbita do sol,muit dificil
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Voltando ao assunto...

[youtube][/youtube][/ram]


Se de fato isso ( acima ) é real, então o lendário passou à nos "raspar" em meados do mês corrente!!!

E não deu nem na CNN!!! :roll:

À julgar pelo que dizem, tão enorme e tão avassalador, não fez nem cosquinhas :lol: ou será que as atuais erupções solares são produtos desta proximidade??
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

As erupções solares são cíclicas. De 11 em 11 anos...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão