Ovni em Casimiro de Abreu-reportagem da Globo

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Ginyu
Mensagens: 6
Registrado em: 24 Jun 2006, 00:36

Ovni em Casimiro de Abreu-reportagem da Globo

Mensagem por Ginyu »

Quando eu era criança, em um programa da TV Globo (acho que JN pois só recentemente o Cid Moreira passou a trabalhar noFantástico) assistí extasiado uma reportagem que mostrava uma sequência registrada por um cinegrafista amador de um ovni em Casimiro de Abreu.


Vale lembrar que na minha infância a internet engatinhava no Brasil, "mal e mal" entrávamos nos BBS com um modem de 2kbps, um garoto como eu tinha acesso a informações sobre ufologia basicamente de 3 formas. Pela TV em programas no estilo "comando da madrugada" ou "sbt reporter"... Em revistas como a Planeta (as melhores eram as no formato quadrado que tinhamos que catar nos sebos) que em meio as reportagens sobre venusianos e outras baboseiras apareciam um ou outro texto/foto que despertavam curiosidade, e em livros que em plena década de 80 ainda discutiam a forma de propulsão dos ovnis do Adamski...=P

Voltando ao vídeo... Na época vários fatores me impressionaram. Os avistamentos noturnos não faziam muito sucesso, bacana mesmo era você ter a foto daquele "super disco voador" em plena luz do dia. Isso é "bacana" até hoje, mas sinceramente um vídeo ou foto de luzes no céu noturno não impressionavam tanto na minha infância como geram interesse hoje... As fraudes de discos opulentos a luz do dia sobre grandes cidades eram muito mais legais do que luzes em um céu noturno! Mas...

Esse vídeo noturno impressionou! Dezenas de pessoas tinham parado seus carros na beira da estrada para ver, o áudio das pessoas falando era contagiante, as formas diferentes que as luzes tomavam em nada pareciam com algo conhecido, estava no horário nobre, e era aqui do lado pow! No Brasil!!!

Eis que tempos atrás navegando pela rede, me deparo com o vídeo da tal reportagem.
Foi a maior nostalgia, mostrei para a família toda mas ninguém se lembrou de ter visto a reportagem na época.
Eis o vídeo em questão (ele pode ser baixado em muito sites também).




Fui dar uma pesquisada... e nada...

=======================================================
Mas sobre Ovnis em Casimiro de Abreu encontrei várias coisas.
O que mais despertou minha atenção foi isso.

UFO Roundup 7 nº47

" Elsewhere in Brazil, on Monday, November 18, 2002, a UFO appeared over the mid-sized city of Casimiro de Abreu, located 175 kilometers (105 miles) northeast of Rio de Janeiro. The object, seen by dozens of eyewitnesses, was videotaped by Sergio Chapelin, a local resident.

On Friday, November 22, 2002, at 8:50 p.m., "witnesses observed for a number of seconds the overflight of a ring-shaped object with alternating yellow, white and blue lights around the rim. The colored lights alternated rapidly. The object flew from the northeast to the southeast" over Santos, the port city serving the state of Sao Paulo. "The unusual object was seen by hundreds of people along the Rua Alexandre Herculano in the bairro Boqueirinho (neighborhood)" in Santos. (See the Brazilian newspaper O Globo for November 19, 2002. Muito obrigado a Eduardo Enderle Oliveira, Rodrigo Branco e Ufologia Brasileira por eso casos.)"


Achei no mínimo estranho... Tá certo que Casimiro de Abreu é famosa pelos avistamentos. Mas...

1-o Sergio Chapelin filmou um ovni????????????? Justo ele que foi dupla com o Cid Moreira, que coincidentemente narra a reportagem do vídeo que motivou esse post? Será que não tem alguma coisa errada com a informação? Em listas de discussão da época (fim de 2002, começo de 2003) o que se comentava é que era o próprio Chapelin mesmo, e não um homônimo desconhecido. De qualquer forma acho que o vídeo nunca foi divulgado.

2-e essa reportagem do jornal O Globo? Alguém que assina o jornal pode tentar pesquisar nos arquivos dele?

3-Incrível também como a descrição do ovni de 22 de novembro bate com o vídeo que motivou esse post.
Não sei...
achei coincidência demais a descrição de como as luzes se comportaram no caso de Santos, e a proximidade das datas com esse segundo caso de Casimiro de Abreu.
Agora...


Alguém se lembra de ter visto o vídeo em questão na TV?
Sinceramente eu não tenho a menor lembrança de quantos anos eu tinha... pode ser de 1989 até 1995...
Então a pergunta que fica é se alguém sabe de que ano é o vídeo...
qualquer outra informação sobre esse caso seria bem vinda.





Queria deixar registrado também que abomino as idéias de uma base intraterrena no Morro de São João. :?
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Nossa, muito legal esse vídeo, pena eu não ter existido na época...
:roll: :lol:

Realmente o que se parece com 4 bolas acaba se transformando em várias, não parecia ser algo muito... "humano".
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Re: Ovni em Casimiro de Abreu-reportagem da Globo

Mensagem por Latorre »

Ginyu escreveu:assistí extasiado uma reportagem que mostrava uma sequência registrada por um cinegrafista amador de um ovni
Minha história ufologica começou de forma semelhante, após aquela reportagem do Caso Varginha, em 96.
um garoto como eu tinha acesso a informações sobre ufologia (...)em livros que em plena década de 80 ainda discutiam a forma de propulsão dos ovnis do Adamski...=P
Pois então... e o tio Adam faz o maior sucesso ainda... é só ler as ultimas ediçoes da "felomenal" Revista UFO (que eu prometí pro Jeff que não ia mais dizer aqui no fóruim que uma baita de uma... bom... enfim.
Esse vídeo noturno impressionou! Dezenas de pessoas tinham parado seus carros na beira da estrada para ver, o áudio das pessoas falando era contagiante, as formas diferentes que as luzes tomavam em nada pareciam com algo conhecido, estava no horário nobre, e era aqui do lado pow! No Brasil!!!
E que tal a Noite Oficial dos Ovnis (1986)? É do teu tempo? Eu era muito pequeno, mas me lembro vagamenta das reportagens da Rede Glóbulo.
Infelizmente, meio vago...
Fui dar uma pesquisada
...e...
1-o Sergio Chapelin filmou um ovni?????????????
Foi a primeira coisa sinistra que achei quando lia. Impossível. Estão confundindo as bolas, so pode. Um homônimo nao me parece muito provável... quantos Chapelin vc conhece!?
2-e essa reportagem do jornal O Globo? Alguém que assina o jornal pode tentar pesquisar nos arquivos dele?
Confundiram com "algum Jornal da Globo".
Alguém se lembra de ter visto o vídeo em questão na TV?
Eu nao. Zé?
Queria deixar registrado também que abomino as idéias de uma base intraterrena no Morro de São João. :?
Excelente. 8) Mais uma vez, bem vindo ao time.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Putz!!!!!
To me sentindo um Velho!!!!

Lembro com perfeição de tudo que vc relatou.

O Ovni de Casimiro foi noticia no JN o segundo caso foi a sonda em Sampa, foi a mais sinistra pois a luz da sonda vagava pelas casas e predios indo e voltando pra mim uma das imagens mais interessandes que já vi.

A Noite dos Ufos tambem esta em minha memoria!!!

Pra falar a verdade a minha primeira visão de um Ovni foi aos 9 anos em 1977 na minha cidade (Volta Redonda-RJ)

Modem 1024K + XT 10Mhz + 740Kbytes + Monitor Mono + Clipper Sumer 86 = Um Tiranosaurus Rex cibernetico
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Lembro de visto o da sonda que o Durval citou. O do Chepelein para mim é novidade...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

EDurval escreveu:Modem 1024K + XT 10Mhz + 740Kbytes + Monitor Mono + Clipper Sumer 86 = Um Tiranosaurus Rex cibernetico
Esqueceu do driver de 360 K, baixa densidade. Eu usei. :P
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Gustavo Latorre escreveu:
EDurval escreveu:Modem 1024K + XT 10Mhz + 740Kbytes + Monitor Mono + Clipper Sumer 86 = Um Tiranosaurus Rex cibernetico
Esqueceu do driver de 360 K, baixa densidade. Eu usei. :P
PUTZ ja sou da época do Windows 95 :P :shock:
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Ta mas voltando ao topico:
Petrovski escreveu:Realmente o que se parece com 4 bolas acaba se transformando em várias, não parecia ser algo muito... "humano".
Durval e Zé, acho q vcs dois sao os que melhor lembram do evento. A descriçao do Petrovski, de a luz se dividir em , procede com o original???
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Euzébio escreveu:Lembro de visto o da sonda que o Durval citou. O do Chepelein para mim é novidade...
Como citei, não sabia deste episódio...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Ops... :oops: sorry :D
Sobra o Durval entao...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
EDurval
Mensagens: 139
Registrado em: 01 Jun 2005, 12:56
Localização: Volta Redonda

Mensagem por EDurval »

Gustavo Latorre escreveu:Ops... :oops: sorry :D
Sobra o Durval entao...
o que eu me lembro do Ufo e que as luzes mudavam de forma parecendo circulos, bolas de luz e outros simbolos mais todos com formato circular.
Perseu
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Abr 2007, 09:59

Mensagem por Perseu »

Caro Ginyu,

Lembro-me bem do fato.
Navegando pelo site da revista UFO achei esse filme, depois pesquisando no google achei seu post.

A qualidade do video que achei está melhor do que a do youtube.

Embora lá apareça que é em Curitiba e no início do filme que é no "Spirito Santo" (lá a grafia do nome do estado está errada), tem uma data que talvez seja a correta. 29 de Maio de 1991. Além disso, tem o nome do cinegrafista, que é Elton Luiz Araújo, se é que essa informação está correta.
Será que a Rede Globo libera a matéria na íntegra? Esse video só tem 44 segundos e é cortado abruptamente. Vou dar um pulo lá no Jardim Botânico, na sede da Globo, tenho uma amiga que trabalha na redação do RJ TV, e vou ver se consigo.

Estou trabalhando no desenvolvimento do novo site do ufólogo Marco Antonio Petit. www.marcopetit.com (site antigo). Vou entrar em contato com ele e ver se desubro mais a respeito.

Vamos encarar isso com seriedade, isso é pra quem postou coisas inúteis aqui. O dono do tópico deveria apagar essas bobagens.

Link do video: http://www.ufo.com.br/videos/videos-tra ... Brasil.wmv


Pesquisem a respeito de um Ovni avistado e filmado no município de Duque de Caxias, no estado do Rio, em 04 de Abril de 1996 dia de um eclipse lunar. Avistei o mesmo ovini do bairro de Vista Alegre, município do Rio de Janeiro, perto de Caxias. Era mais cedo, ainda de dia. Não cheguei a vê-lo acesso, só que vi mais de perto e em melhores detalhes.

Bom, essa é minha contribuição.