Sobre Viagens no Tempo!

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

"Somente observar" parece fazer sentido.

Quanto a mudar fatos do passado, talves eles nao sejam mudados (mesmo quando a nos pareçam ruins) porque nao há ma segurança de que essa mudança, mesmo que teoricamente benéfica, possa causar uma catástrofe ainda maior. Por exemplo, digamos que alguem tivesse matado Hitler antes de que segunda guerra estourasse. A segunda guerra foi mundial justamente porque o mundo todo queria guerra; era o imperialismo novo, todo mundo querendo espaço. Então talvez a guerra tivesse sido entre URSS e EUA (enquanto q originalmente os dois lutaram juntos contra a alemanha nazista), e naquela epoca as bombas atomicas terem sido lançadas nao no Japao mas na Russia, que poderia ter respondido contra os EUA da mesma forma, e ai o fim da civilização tal qual a conhecemos poderia ser eminente.

Acho dificil haver uma segurança em mudar o passado. Parece mais seguro tentar concertar o futuro.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Gostei das idéias Euzébio, porém creio que ver já é muito vc citou um exemplo loteria com relação ao passado e se eu avançasse pouco no futuro so p/ ver os numeros da sena e voltar ao presente a tempo de apostar nos mesmos?
O salto seria uma mera atividade escolar, ou de pesquisa histórica apurada; nada mais.
Aí é que tá:não ha conhecimento que não seja poder, creio que mais coerente seria vc pode ir e ver apenas vc invisivel e intagivel p/ os demais de seu tempo certo mais voltaria exatamente como vc foi sem sequer uma lembrança, muito menos algo registrado...
tambem pensemos que o tempo não passa é apenas a "contra-engrenagem" do espaço
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

flasht escreveu:Gostei das idéias Euzébio, porém creio que ver já é muito vc citou um exemplo loteria com relação ao passado e se eu avançasse pouco no futuro so p/ ver os numeros da sena e voltar ao presente a tempo de apostar nos mesmos?
Obrigado, Flasht! De vez em quando eu tenho estes "surtos" de idéias - coisa de quem pensa demais, hehehe...

Você falou em ir ao futuro e retornar com os números sorteados da loteria. É uma possibilidade interessante, mas eu penso que há um pequeno detalhe: o Futuro é uma constante em aberto, ou seja, podem existir centenas de futuros diferentes, pois este depende das ações do Presente. Sendo assim, os números anotados poderão nunca ser sorteados.
flasht escreveu:
O salto seria uma mera atividade escolar, ou de pesquisa histórica apurada; nada mais.
Aí é que tá:não ha conhecimento que não seja poder, creio que mais coerente seria vc pode ir e ver apenas vc invisivel e intagivel p/ os demais de seu tempo certo mais voltaria exatamente como vc foi sem sequer uma lembrança, muito menos algo registrado...
Neste ponto eu tenho a tendência de não concordar. Não há motivos para se "esquecer" do que foi visto num salto temporal. Isto só ocorreria se a Memória estivesse de alguma forma ligada ao Tempo - o que eu não creio.
flasht escreveu:tambem pensemos que o tempo não passa é apenas a "contra-engrenagem" do espaço
:arrow: Positivo e operante! :wink:
Ad Honorem Extraterrestris
?
Mensagens: 26
Registrado em: 29 Dez 2006, 08:45

Mensagem por ? »

Eu estive pensando na situação do "matar o meu avo no passado" poder ou não poder?

Bem, cheguei a seguinte conclusão, Se s1 voltar ao seu passado ele poderia matar o seu avo (coitado) uma vez que ele, S1, já existe em seu presente assim como os fatos acorridos no passado também já ocorrerão no tempo e estas duas situações (em seu tempo) são fato, reais e o corridos. Ok, ~sendo assim em uma volta há um momento onde ele, S1 ainda não houvesse nascido poderia interagir perfeitamente pois, para o passado ele não seria um "corpo estranho" e sim mais um corpo real que penetrou naquele tempo por meio de uma "brecha" do espaço (se é q é esse o termo). Cheguei a estas idéias com base no seguinte ponto de vista, que difere um pouco da do Euzébio com relação ao "tempo", onde não consideraria o presente, passado e futuro como sendo elementos de sustentação PARA o tempo mas sim o proprio tempo sendo formado por estes tres. Ou seja não há tempo sem o conceito de presente, passado e futuro, eles trÊs são o tempo assim como o tempo pode ser expressado por meio deles (nossa quase biblico naum? ^^).

Com isto não haveria uma 4º dimensão, (não neste momento, explicarei a baixo)mas sim uma intervenção de um sujeito real (á seu tempo) S1 em um tempo onde ele não existia, mas nenhuma força o impediria (uma vez que ele manteria as suas dimensões padrão l, h e c) a interagir com todos os outros. CERTAMENTE haverá implicações pscológicas, mais fisicas creio que não. Agora isto poderá influenciar no presente dele? Digamos que este CALHORDA mate seu avo, pronto apartir deste exato momento é que foi criada a chamada 4º Dimenção, por que a ação de eliminar s]a fonte de sua existencia no passado fará com que ele, no exatomomento em que seu avo parar de respidar, caia morto ou desapareça (observe aqui que somente ele desaparecerá ou morerá mas o equipamento de viagem permanecerá, a menos q ele o tenha desenvolvido) pois as suas referencias no seu presente desaparecerão, e a historia dele sofrerá alterações em seu decorrer.

Acredito com isto que na possibilidade de viagem ao passado pode-se perfeitamente interagir com as pessoas e objetos, mas dependendo das ações realizadas é que poderá ser criada uma 4ºD e não apenas o fato de estar lá, no passado.

Ai alguem me perguntaria "e as pessoas q estavam esperando ele retornar ao laboratorio, o que fariam?" Nada, talvez elas nem estivessem lah, ou mesmo estariam enviando outra pessoa que certamente nunca seria o CALHORDA, ASSASINO do S1, e que espero que seje a conselhada a não fazer nada do tipo, matar alguem. E o dispositivo, por q não sumiria? Até o momento em q digito acredito q amenos que a ação de S1 tenha influenciado a existenica de quem a fez, ela não desapareceria. Mas ai tem q levar em conta que S1 após cometer o "suícidio seguido de morte" deixou nas mãos dos homens daquela epoca, uma tecnologia avançada e com isso eles poderiam muito bem aperfeiçoa-la aponto de.... Epa pera ai! Ai já seria escrever a história de toda a humanidade que sem saber estariam entrando em um caminho totalmente diferente do que seguiram no tempo de S1, pois a tec, de viagem no tempo chegaria mais cedo não ? Bem, vou parar por aqui por enquanto. E aguardar por suas opiniões sobre o q poderia mudar de agora em diante, considerando tais possibilidades. :wink:
Enquanto você está lendo esta menssagem, muitas coisas estranhas estão acontecendo mundo a fora. TENHA A CERTEZA DISSO!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

? escreveu:Eu estive pensando na situação do "matar o meu avo no passado" poder ou não poder?
Seria um paradoxo, pois sem a existência do seu avô, você mesmo não exisitiria. Se você não existe, como poderia voltar ao passado e matar o seu avô?
? escreveu:Bem, cheguei a seguinte conclusão, Se s1 voltar ao seu passado ele poderia matar o seu avo (coitado) uma vez que ele, S1, já existe em seu presente assim como os fatos acorridos no passado também já ocorrerão no tempo e estas duas situações (em seu tempo) são fato, reais e o corridos.
Mas se S1 voltar ao passado, aquele deixará de ser Passado e se tornará o Presente de S1. Se é o presente de S1, não pode ser Passado, e portanto poderá ser mofidifcado. E isto acarretará no mesmo paradoxo.
? escreveu: Ok, ~sendo assim em uma volta há um momento onde ele, S1 ainda não houvesse nascido poderia interagir perfeitamente
No entanto, e se ele voltar a apenas cinco minutos no tempo, vai dar de cara consigo mesmo? E se ambos entrarem na máquina e voltarem mais cinco minutos, haverá um terceiro S1? Este é um forte argumento contra as viagens no tempo.
? escreveu: pois, para o passado ele não seria um "corpo estranho" e sim mais um corpo real que penetrou naquele tempo por meio de uma "brecha" do espaço (se é q é esse o termo). Cheguei a estas idéias com base no seguinte ponto de vista, que difere um pouco da do Euzébio com relação ao "tempo", onde não consideraria o presente, passado e futuro como sendo elementos de sustentação PARA o tempo mas sim o proprio tempo sendo formado por estes tres. Ou seja não há tempo sem o conceito de presente, passado e futuro, eles trÊs são o tempo assim como o tempo pode ser expressado por meio deles (nossa quase biblico naum? ^^).
Considerar o Tempo sem as suas três dimensões (Presente, Passado e Futuro) é o mesmo que considerar o Espaço sem as três dimensões conhecidas, Altura, Largura e Profundidade. A diferença é que eu posso considerar o Tempo através de apenas uma única de suas dimensões, ao passo que com o Espaço eu não poderia fazer o mesmo.
? escreveu:Com isto não haveria uma 4º dimensão, (não neste momento, explicarei a baixo)mas sim uma intervenção de um sujeito real (á seu tempo) S1 em um tempo onde ele não existia, mas nenhuma força o impediria (uma vez que ele manteria as suas dimensões padrão l, h e c) a interagir com todos os outros.

Acredito com isto que na possibilidade de viagem ao passado pode-se perfeitamente interagir com as pessoas e objetos, mas dependendo das ações realizadas é que poderá ser criada uma 4ºD e não apenas o fato de estar lá, no passado.
Mas é justamente para evitar os paradoxos e os fortes argumentos contra as viagens no tempo que eu 'bolei' aquele esquema. Pensando assim, como você colocou, não se pode evitar nem uns nem outros.

:P
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Excitante discussão!!!


Acho que deve haver alguma forma de voltar no tempo sim,mas apenas para o efeito de "contemplação" ou "para observar" como já foi citado neste tópico, e isso talvez explique o que acontece em alguns relatos onde "supostos seres extraterrestres, ou viajantes do tempo" dizem "não podemos intevir na vida das pessoas" ou " no curso natural das coisas" .Deve existir uma fórmula matemática que impeça essa interação relacionada ao passado. Neste caso a palavra "impossível" deve fazer todo o sentido, agora...

...Me parece fantásticamenete possível que uma pessoa viajando para o futuro consiga, aí sim, mudar o rumo da história, como por exemplo :-

O cara dá um salto para 20 anos à frente e fica sabendo que à 10 fora morto num acidente de carro, então voltando novamente ao seu tempo, munido obviamente de algum tipo de registro, ele conseguiria evitar o "acidente" que lhe tiraria a vida naquele instante.

Por que digo "munido de um registro"?

Porque acho que,ao voltar,de alguma forma ele teria que se esquecer do que viu, uma vez que é natural que não conheçamos o futuro em condições normais.

:roll: Desculpem se "viajei" demais :roll: O que acham?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Alexandre Alves escreveu:...

Excitante discussão!!!
8) 'magina...
Alexandre Alves escreveu:...Me parece fantásticamenete possível que uma pessoa viajando para o futuro consiga, aí sim, mudar o rumo da história, como por exemplo :-

O cara dá um salto para 20 anos à frente e fica sabendo que à 10 fora morto num acidente de carro, então voltando novamente ao seu tempo, munido obviamente de algum tipo de registro, ele conseguiria evitar o "acidente" que lhe tiraria a vida naquele instante.

Por que digo "munido de um registro"?

Porque acho que,ao voltar,de alguma forma ele teria que se esquecer do que viu, uma vez que é natural que não conheçamos o futuro em condições normais.
É uma boa idéia, mas ainda penso que o Futuro é algo que, para alguém do Presente ou do Passado, ainda não está "pronto". Seria como um leque de opções a seguir, onde cada decisão nossa - a cada momento - o estaria moldando. Seria, ao meu ver, como uma estrada que, em determinado momento, se bifurca e, mais adiante se bifurca novamente, e novamente, e novamente. E a cada bifurcação teríamos que escolher: o caminho da esquerda ou o caminho da direita?

Assim sendo, existe um Futuro para cada decisão que tomamos - não é algo fixo como o Passado ou o Presente. O que eu quero dizer é que - ao meu ver - numa viagem ao futuro, jamais saberíamos se aquele é o Futuro que nos espera realmente.

Então, no exemplo que você citou, S1 soube de sua morte em dez anos, mas isto dependerá das decisões que tomar no seu Presente.

E continuo achando que não haveria este lapso de memória - a menos que ela esteja ligada de alguma forma ao Tempo...
Alexandre Alves escreveu: :roll: Desculpem se "viajei" demais :roll: O que acham?
É muito legal exercitar o raciocínio e a imaginação! Acho que juntos chegaremos a grandes conclusões!
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Euzébio escreveu:
É uma boa idéia, mas ainda penso que o Futuro é algo que, para alguém do Presente ou do Passado, ainda não está "pronto". Seria como um leque de opções a seguir, onde cada decisão nossa - a cada momento - o estaria moldando. Seria, ao meu ver, como uma estrada que, em determinado momento, se bifurca e, mais adiante se bifurca novamente, e novamente, e novamente. E a cada bifurcação teríamos que escolher: o caminho da esquerda ou o caminho da direita?
...


Concordo plenamente.
Euzébio escreveu:Assim sendo, existe um Futuro para cada decisão que tomamos - não é algo fixo como o Passado ou o Presente. O que eu quero dizer é que - ao meu ver - numa viagem ao futuro, jamais saberíamos se aquele é o Futuro que nos espera realmente.

Então, no exemplo que você citou, S1 soube de sua morte em dez anos, mas isto dependerá das decisões que tomar no seu Presente.
...


Pois é Euzébio, neste ponto, S1 soube de sua morte, que à priori é algo imutável, depois de terem esgotadas as decisões à tomar do seu "leque". A partir daí, penso que seria possível alterar as escolhas do leque lá atrás.
Euzébio escreveu:E continuo achando que não haveria este lapso de memória - a menos que ela esteja ligada de alguma forma ao Tempo...
...


Talvez por que a lembrança esteja relacionada sempre ao que passou, não seria natural lembrarmos do que passará. Isso não se dá nem em concordância verbal. :wink:

Euzébio escreveu:É muito legal exercitar o raciocínio e a imaginação! Acho que juntos chegaremos a grandes conclusões!
...


:D Tomara.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Alexandre Alves escreveu:
Euzébio escreveu:E continuo achando que não haveria este lapso de memória - a menos que ela esteja ligada de alguma forma ao Tempo...
...


Talvez por que a lembrança esteja relacionada sempre ao que passou, não seria natural lembrarmos do que passará. Isso não se dá nem em concordância verbal. :wink:
A memória é como um banco de dados de um computador - uma vez registrado, não se apaga expontaneamente. Se S1 fez um salto no tempo, sua memória a tudo registrou.

Agora me ocorreu uma idéia interessante: A melhor forma de "saltar" no tempo seria através da mente apenas, pois assim não haveria riscos para o corpo físico. Eu poderia dizer que a mente é a nossa QUARTA dimensão, isso mesmo, aquela dimensão formada pelo Tempo. É a mente quem percebe a passagem do tempo, apesar de o corpo físico acompanhar a marcha do tempo através do envelhecimento. Mas acredito que um dia a Ciência fará com que o corpo físico deixe de envelhecer - ou que pelo menos leve muito mais tempo para fazê-lo. Quando isto acontecer, somente a mente sentirá a passagem do tempo, pois a mente É o tempo (ou uma de suas três dimensões).

A "viagem no tempo" será apenas mental. Percebo agora que os profetas e visionários são aqueles cuja mente viaja expontaneamente ao futuro - ou às possibilidades do futuro. (eu assisti em sonho à morte do Senna dois anos antes de ela acontecer!).

Algumas pessoas sensitivas conseguem saber da história de um objeto só de tocá-lo. É a mente que expontaneamente volta ao passado.

Talvez em sonho nós vivamos mais na QUARTA dimensão - talvez os sonhos sejam a porta de entrada desta desconhecida dimensão. Então eu suponho que através de sonhos científicamente direcionados possamos fazer um perfeito salto no tempo.

O que acham?

:shock:
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Isto explicaria as regressões à vidas passadas. :shock: E nos casos de projeção???, A "viagem astral" talvez seja mesmo possível. :o
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


"Em tempo" :D
Euzébio escreveu:Considerar o Tempo sem as suas três dimensões (Presente, Passado e Futuro) é o mesmo que considerar o Espaço sem as três dimensões conhecidas, Altura, Largura e Profundidade. A diferença é que eu posso considerar o Tempo através de apenas uma única de suas dimensões, ao passo que com o Espaço eu não poderia fazer o mesmo.
...


Fantástico.


E agora essa que achei num site:

"O tempo tem um objetivo: evitar que tudo aconteça na mesma hora".
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Defcon
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Jan 2007, 13:02

Mensagem por Defcon »

Teoricamente, voce, mesmo na velocidade da luz, contornando o globo, não aconteceria nada em relação a viajem no tempo, voce envelheceria tecnicamente no mesmo tempo que os terrestres, para voce, de certo modo, viajar no tempo, teria que estar fora da orbita terrestre, na velocidade da luz digamos.

Na orbita, voce teria que, atingir a velocidade da luz ao quadrado, para que o estado da matéria se transforme em energia.

Não seria deste modo? :?

Até mais..