Gravidade

Um dos maiores desafios da ufologia é desvendar os mistérios tecnológicos que possivelmente viriam a permitir EBEIs visitarem a Terra. Quais as possibilidades? O que já sabemos? Quais as previsões?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Gravidade

Mensagem por hsette »

Se realmente estamos sendo visitados por seres de outras paragens do Universo, creio que isto só seria possível se os mesmos possuíssem conhecimentos e tecnologia a ponto poderem manipular a gravidade.
Para nós, a natureza desta força segue sendo um mistério.
O físico do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, Mário Novello afirma que o número 10 elevado a 120 representa a coisa que existe em maior quantidade em todo o Universo: grávitons.
Ele afirma ainda que o gráviton - partícula associada à força da gravidade - deve ter uma massa. É uma afirmação audaciosa, sobre algo que os físicos nem são capazes de dizer que existe de fato, apesar de claramente prevista no Modelo Padrão da Física Quântica.
Aqui entra o conflito entre a relatividade geral e a mecânica quântica, as duas teorias fundamentais da física contemporânea. A primeira só diz respeito à gravitação, que interpreta como um fenômeno geométrico, derivado das próprias características do espaço-tempo. A segunda abarca as três outras forças da natureza, que mantêm os núcleos atômicos coesos, explicam os processos radioativos e os efeitos elétricos e magnéticos.
Para a mecânica quântica, as forças são carregadas por partículas. Por exemplo, as forças eletromagnéticas são transmitidas pelos fótons.
A concepção do gráviton é uma tentativa de conformar a gravidade ao esquema de mundo da mecânica quântica - esforço importante para entender objetos em que tanto os efeitos gravitacionais quanto os efeitos quânticos são importantes, como os buracos negros (astros tão densos que a gravidade impede até a luz de escapar deles).
Quando Einstein aplicou suas equações da relatividade ao Universo inteiro, chegou à conclusão de que elas só podiam representar um cosmo em expansão ou em contração. Isso não casava com a visão que Einstein tinha do Universo - para ele, o mundo era infinito e estático. Então, ele ‘reformou’ a relatividade, incluindo mais uma letra nas equações: lambda, também chamada de constante cosmológica.
Em 1929, o astrônomo americano Edwin Hubble descobriu, por observação, que as galáxias estavam todas se afastando umas das outras, a grande velocidade. Ao que tudo indicava, o Universo estava mesmo em expansão. Einstein então teria dito que havia cometido o maior erro de sua vida ao não ter acreditado na própria teoria.
Desde então, a idéia da constante cosmológica tem renascido váarias vezes para explicar problemas cosmológicos. Houve quem a usasse para esclarecer detalhes da inflação - período inicial do Universo em que ele se expandiu mais rápido do que seria possível em circunstâncias normais. Outro uso da constante é para explicar a energia escura - misteriosa força que faz com que o Universo esteja se expandindo em ritmo acelerado.
Novello agora apresenta outra circunstância em que a constante cosmológica pode ser aplicada. Segundo ele, lambda pode representar o valor da massa do gráviton. Para ele, caso as equações de Einstein de 1917 sejam as corretas, a massa do gráviton é diferente de zero. ‘É um valor muito pequeno, mas ainda assim não-nulo’, afirmou Mário Novello.
Essa conclusão, publicada pelo físico num artigo na revista científica ‘Classical and Quantum Gravity’, chamou a atenção da comunidade científica. Foi um dos dez estudos mais lidos nessa publicação no ano passado.
Num estudo ainda não publicado, ele conseguiu ligar um número que Weinberg chamou de ‘quebra-cabeça da constante cosmológica’ à hipótese dos grávitons com massa. ‘Weinberg chegou a esse número, que é uma razão entre duas quantidades muito específicas na teoria de campos, e ele achou que esse número deveria representar alguma coisa real, uma existência física. Mas ele não tinha a menor idéia do que era’, explica Novello.
Para o pesquisador brasileiro, esse número, 10 elevado a 120, representa o número total de grávitons que existem no Universo observável. Por exemplo, os grávitons seriam 100 trilhões de bilhões de bilhões de bilhões de vezes mais numerosos que os fótons.
Não estaria aí a chave para abrir as portas das viagens interestelares? Manipular uma partícula tão abundante por todo o Universo e capaz de agir tão intrinsecamente sobre a matéria e até sobre a luz seria um achado e tanto.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

:P Não tenho a menor dúvida de que os ets sabem como controlar a gravidade, se não vejamos:

1) Suas naves fazem manobras radicais a milhares de quilômetros por hora, inclusive parada total de uma velocidade de 3.000 km/h em milésimos de segundos, curvas em 90º a mais de 3.000 km/h, etc.

2) Os abduzidos descrevem o interior das naves como uma sala, sem que houvesse qualquer sensação de aceleração ou perda de gravidade;

3) Aparecimento e desaparecimento do nada;

4) Capacidade de seus tripulantes de flutuarem até a nave quando está estacionada a uma certa altura.

Entre outras, estas observações demonstram que eles controlam a gravidade e a inércia, pois somente isso poderia permitir que uma nave fizesse manobras mirabolantes enquanto seus ocupantes andam dentro dela sem sentir nenhuma forma de aceleração, ou seja, eles estão presos a um centro de gravidade próprio da nave, não sofrendo os efeitos da inércia quando esta acelera, breca ou faz curvas.

A eliminação da gravidade para um bólido, significa que este poderá fazer qualquer manobra como se estivesse no espaço e a Lei da relatividade se tornaria nula para tal objeto, o que significa que não há limite de velocidade dado que a massa é eliminada artificialmente e sendo assim, a velocidade tende ao infinito.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

A ciência está concluindo sobre um comportamento não-linear das ondas gravitacionais. Poderia estar aí uma explicação para a movimentação, sistemas de comunicação, navegação e mesmo camuflagem dos UFOs. Esse comportamento se parece com o das ondas electromagneticas conhecidas, porém num espectro de freqüências ainda desconhecido por nós. Seria como um subsistema das radiações eletromagnéticas tradicionais.
Alguns trabalhos levantam a hipótese de que as ondas gravitacionais se extendem por outras dimensões: assim, o que nós constataríamos como gravidade seriam “ecos” dessa força no Universo quadridimensional percebido por nossa atual tecnologia.
Civilizações extraterrestres poderiam ter desenvolvido naves capazes de penetrar as dimensões onde estas ondas gravitacionais possuem a plenitude de seus efeitos, superando assim o obstáculo das distâncias inter-estelares e mesmo inter-galácticas.
Essa habilidade poderia explicar alguns fenômenos UFOs já observados: altas velocidades, manobras inexplicáveis, aparecimento e desaparecimento instantâneos, etc.
Um grupo de pesquisadores brasileiros está desenvolvendo o projeto "Gráviton", onde se propõe a detecção de ondas gravitacionais. Na primeira fase do projeto esse detetor compõe-se de uma esfera de 65 cm de diâmetro, pesando 1,15 tonelada e resfriada a uma temperatura de 15 a 20 mK (miliKelvin, poucos centésimos de grau acima do zero absoluto, -273,16ºC).
Há um ótimo texto sobre o assunto em:
www.cefetsp.br/edu/sinergia/frajuca2.html
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muito boas notícias, hsette! Valeu mesmo!

Até tomei a liberdade de fixar o tópico, por considerá-lo de suma importância.

8)
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Re: Gravidade

Mensagem por Latorre »

hsette escreveu:Aqui entra o conflito entre a relatividade geral e a mecânica quântica, as duas teorias fundamentais da física contemporânea.
Fique claro que as duas teorias são totalmente imcompatíveis - ou seja, ao menos uma (senão as duas!) está errada (segundo S. Halking, em Uma Breve história do Tempo)
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Olá pessoal, segue um link interessante.


http://www.xr.pro.br/FC/GRAVIDADE.html
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Na relatividade geral, a gravidade não é uma força (como na segunda lei de Newton) mas uma consequência da curvatura do espaço-tempo.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
Se Einstein estiver certo não haverá como anula-la não?
em 7 de Novembro de 1919, quando o Times de Londres anunciou o sucesso da sua teoria da gravidade
O cara deve estar certo ó...
Acho que é isso mesmo creio que seja pura ficção anula-la, mudar sua direção... se ets exixtem e nos visitam eles não precisam fazer milagres desse tipo nem buracos de minhoca pode ser algo tão espetacular quanto, mais isso não nem viajar no tempo (só creio em viajens no tempo p/ o futuro pois não prescisa reotacionar o universo. e como diz a frase de um filme que não lembro o nome:"viajar no tempo é facil dificil é voltar"
ets são mesmo oleosos como o de varginha né?nunca conseguimos agara-los
Oxigen_cult
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Ago 2006, 08:52

Mensagem por Oxigen_cult »

exelente tema e exelentes deduções! porem não posso concordar com esta
lulu escreveu:
2) Os abduzidos descrevem o interior das naves como uma sala, sem que houvesse qualquer sensação de aceleração ou perda de gravidade;
a propria gravidade é uma aceleração, logo a permissa é falsa.

cumprimentos :)
Imagem
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Caro Oxigen_cult, você não concorda com o que os abduzidos descreveram? Eles não sentiram a força da gravidade percebida nas acelerações e desacelerações que é denominada inércia, o que não significa que não existia gravidade na nave, ao contrário, existia, mas própria, de modo que a gravidade do planeta não afetava as manobras. Isso fica claro para quem observa filmes com manobras de ufos. Nem mesmo naves não tripuladas conseguiriam suportar tamanha inércia em curvas de 90º e desacelerações instantâneas a 3.000 km/h. Dê uma olhada neste link do tópico Filmagens STS-48:

viewtopic.php?t=518

Tente entender o que poderia ter ocorrido com a tripulação numa manobra tão brusca quanto esta a 90.000 km/h e imagie o que poderia manter os ocupantes dentro da nave como se estivessem numa sala mesmo durante a manobra.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Oxigen_cult
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Ago 2006, 08:52

Mensagem por Oxigen_cult »

lulu escreveu:Caro Oxigen_cult, você não concorda com o que os abduzidos descreveram? Eles não sentiram a força da gravidade percebida nas acelerações e desacelerações que é denominada inércia, o que não significa que não existia gravidade na nave, ao contrário, existia, mas própria, de modo que a gravidade do planeta não afetava as manobras. Isso fica claro para quem observa filmes com manobras de ufos. Nem mesmo naves não tripuladas conseguiriam suportar tamanha inércia em curvas de 90º e desacelerações instantâneas a 3.000 km/h. Dê uma olhada neste link do tópico Filmagens STS-48:

viewtopic.php?t=518

exato, assim concordo plenamente.

Tente entender o que poderia ter ocorrido com a tripulação numa manobra tão brusca quanto esta a 90.000 km/h e imagie o que poderia manter os ocupantes dentro da nave como se estivessem numa sala mesmo durante a manobra.
a aceleração seria tanta que simplesmente se comprimiam e se desintegravam. um objecto massiço a uma determinada velocidade que realize uma manobra muito brusca pode mesmo entrar em fusão nuclear devido a força que actua nos seus atomos e explodir ( desde que haja inercia). no caso dos ovnis penso que seja obvio a inexistencia de inercia... quer para possibilitar a existencia de seres vivos no seu interior que para que o objecto simplesmente não se destrua a velocidades muito grandes.


cumprimentos
Imagem
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

A discussão está tão boa que nem sinto necessidade replicar! :)

Mas para nao perder o costume... haveria então a necessidade de no mínimo um controle inercial?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Há, sem dúvida, sem controle da inércia e da gravidade não há como pensar seriamente em viagens espaciais. Além da importância física, já que será necessário acelerações e freadas bruscas, ainda tem a questão biológica. Os astronautas perdem até 30% de massa óssea em alguns meses no espaço. Imaginem viver no espaço como propoe a maioria dos filmes de ficção. Por isso, acho que nossos amiguinhos cinzas já fizeram isso e nossos cientistas ainda pensam que não é possível. Na verdade a natureza tem sido muito boa conosco e nos tem permitido fazer tudo, desde que saibamos como.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Que amiguinho cinza? (uhhuh)
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Britan escreveu:Que amiguinho cinza? (uhhuh)
Os homezinhos verdes Britan vais dizer que não conheces?Poxa para de inplicar quando na verdade sabes o que tão querendo dizer.o próprio Gustavo já te deu uns bons "deixa de ser chato" :D
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Capacidade de seus tripulantes de flutuarem até a nave quando está estacionada a uma certa altura
Qual seria o relato + antigo da tal "luz elevador"? Isso muito me interressa visto que na ficção se usa e abusa desse recurso e a 1ª vez que ví acho foi no game de arcade Galaxian da Nanco (mesma de Pac-man) onde um ovet suga a nave do jogador p/ depois duplica-la e muito legal