A comunicação dos extraterrestres

Um dos maiores desafios da ufologia é desvendar os mistérios tecnológicos que possivelmente viriam a permitir EBEIs visitarem a Terra. Quais as possibilidades? O que já sabemos? Quais as previsões?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

A comunicação dos extraterrestres

Mensagem por lulu »

Se existem e nos visitam, são muito avançados tecnologicamente, pois precisariam romper distâncias de dezenas, talvez centenas, quiçá bilhões de anos luz para chegarem aqui. Se podem viajar distâncias assim, encontraram um meio de ultrapassar a velocidade da luz.

Mas e quanto às comunicações? Acho que o SETI perde tempo, porque para uma civilização avançada como a que descrevi, ondas rádio seria obsoleto. Teriam de encontrar uma forma de comunicação que ultrapassasse a velocidade da luz ou suas naves voariam sem comunicação.

Quase a totalidade da casuística relata contatos mentais.

Que tipo de tecnologia de comunicação poderia existir para dar suporte a uma capacidade de movimentação desta magnitude?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Assim como suas naves, ondas de radiofrequência também dependem dos átomos para existir, não de uma forma densa como a suposta nave. Uma vez que se consegue conduzir as partículas da espaçonave através do espaço-tempo, fazer átomos ao seu redor viajarem da mesma forma seria bem simples, isso facilitaria muito sua comunicação.

A respeito de ondas telepáticas devem seguir o mesmo exemplo, uma vez que também se tratam de radiofrequência. Nosso cérebro também segue as leis da física.

Pelo menos acredito que sim.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Pensem..

"Posso estar na Lua, ou Saturno quando quiser, neste momento inclusive, basta-me pensar! e mais!! posso estar nos dois lugares ao mesmo tempo!!! O que nos prenderia enquanto nossa condição humana, seria apenas o corpo físico; então, temos aí um chute inicial".

Talvez a questão da "matéria" seja realmente o X da questão!!!! (Sem querer a redundância) :roll:

Ps:- Lua e Saturno, são apenas exemplos, o lado de fora do portão da sua casa ou a galáxia de Andrômeda, teriam a mesma distância. :wink:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Vejam esta notícia e imaginem o quanto ainda falta descobrirmos sobre comunicações:

Fonte: "Site" Inovação Tecnológica

Neutrinos podem transmitir mensagens através da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2012

Neutrinos podem transmitir mensagens através da Terra

A mensagem foi codificada de forma binária, onde transmitir neutrinos significava 1, e não transmitir neutrinos significava 0. Esta é uma das saídas do feixe NUMI, que funcionou como antena de transmissão.

Portadora de neutrinos

Os neutrinos talvez não sejam mais rápidos do que a luz, mas podem se tornar as estrelas de uma nova forma de comunicação.

Já imaginou querer enviar uma mensagem para a Austrália ou para o Japão, e simplesmente virar sua antena para o chão?

Cientistas do Projeto Minerva demonstraram na prática que isto é possível: eles fizeram a primeira transmissão de uma mensagem usando neutrinos.

E como neutrinos são capazes de atravessar virtualmente qualquer coisa, isto significa que as mensagens podem ser enviadas diretamente através da Terra.

Neste experimento pioneiro, a palavra "neutrino" foi transmitida a uma distância de 1 km, incluindo 210 metros de rocha sólida.

Comunicação direta

A esfericidade da Terra exige múltiplas torres de repetição para a transmissão de dados por ondas eletromagnéticas.

Se remetente e destinatário estiverem longe o suficiente, a solução mais viável é transmitir a mensagem para um satélite artificial, que está alto o suficiente para "ver" os dois e servir de ponte para a comunicação.

Uma alternativa é ligar todos os pontos por redes de fibras ópticas.

Mas uma mensagem de neutrinos pode ser enviada diretamente, simplesmente mirando na posição do destinatário e disparando o feixe, não importando se há montanhas, oceanos, ou mesmo se o destinatário está do outro lado da Terra.
Neutrinos podem transmitir mensagens através da Terra
O gigantesco detector Minerva serviu como antena para a transmissão binária de neutrinos.

Antena de neutrinos

Neutrinos são partículas eletricamente neutras e quase sem massa - sua massa é tão desprezível que um neutrino é capaz de atravessar um cubo de chumbo sólido, com 1 ano-luz de aresta, sem se chocar com um só átomo.

Isso, obviamente, impõe um desafio para uma futura comunicação por neutrinos: construir uma antena capaz de detectá-los.

Felizmente os físicos vêm fazendo isso há anos, para criar os observatórios que permitam estudá-los.

Ainda são detectores muito sensíveis, que precisam ser instalados em compartimentos subterrâneos, capazes de isolá-los de outros tipos de radiação.

Neste experimento, os cientistas usaram como antena de recepção o detector Minerva, que pesa nada menos do que 170 toneladas. O transmissor foi o feixe de neutrinos NUMI (Neutrinos Main Injector).

Ambos são parte do acelerador de partículas Fermilab, nos Estados Unidos.

Comunicação por neutrinos

Embora pareça interessante, dificilmente as mensagens por neutrinos terão uso prático: a velocidade atingida na transmissão foi de 0,1 bit por segundo.

Ou seja, levou mais de duas horas para que a palavra "neutrino" fosse transmitida.

A mensagem foi codificada de forma binária, onde transmitir neutrinos significava 1, e não transmitir neutrinos significava 0.

Embora o feixe de transmissão dispare trilhões de neutrinos de cada vez, o detector só raramente consegue detectá-los.

A palavra neutrino consistia de 25 pulsos, separados entre eles por um período sem transmissão de 2 segundos. Isso foi repetido 3.500 vezes ao longo de 142 minutos.

Em média, a "antena" detectou 0,81 neutrino a cada pulso, com uma taxa de erro de 1% - apenas 1 em cada 10 bilhões de neutrinos foi detectado.
Bibliografia:

Demonstration of Communication using Neutrinos
D.D. Stancil et al.
arXiv
http://arxiv.org/abs/1203.2847
O futuro está no desenvolvimento da ciência!