Estrelas candidatas a abrigar vida

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Estrelas candidatas a abrigar vida

Mensagem por hsette »

A astrônoma americana Margaret Turnbull, da Carnegie Institution, de Washington, compilou um ranking das estrelas do universo conhecido que mais possivelmente poderiam proporcionar vida inteligente. Turnbull se concentrou em critérios específicos como a idade da estrela e a quantidade de ferro na sua atmosfera.
A número um do ranking é a beta CVn, uma estrela parecida com o Sol a 26 mil anos luz da Terra.
De acordo com a astrônoma, outros 17 mil sistemas Solares poderiam abrigar vida. Destes, ela selecionou cinco estrelas que mais provavelmente propiciariam formas de vida extraterrestre inteligente.
As candidatas
Beta CVn: parecida com o Sol, a 26 mil anos-luz, na constelação Canes Venatici;
HD 10307: tem praticamente a mesma massa, temperatura e conteúdo de ferro que o Sol;
HD 211 415: tem cerca de metade do conteúdo de ferro do Sol e é um pouco mais fria;
18 Sco: bastante semelhante ao Sol, na constelação de Scorpio;
51 Pegasus: um planeta parecido com Júpiter foi encontrado lá. É possível que hospede planetas como a Terra.

A lista pode ser útil para projetos como o Seti, sigla em inglês para Busca por Inteligência Extraterrestre, um experimento que tenta encontrar provas de vida fora da Terra por meio de sinais emitidos pelas tecnologias por elas desenvolvidas.
Para entrar na lista, as estrelas tinham que ter pelo menos três bilhões de anos de idade, ou seja, tempo suficiente para os planetas ao seu redor poderem desenvolver formas de vida complexas. "Civilizações avançadas não nascem da noite para o dia. Na Terra, foram necessários bilhões de anos para uma civilização surgir."
As candidatas também tinham que ter, no mínimo, 50% da quantidade de ferro contida no Sol. Baixos níveis de ferro na atmosfera de uma estrela mostram que provavelmente não haveriam metais pesados suficientes no início de sua existência para formar planetas.
Outro critério usado pela astrônoma foi a massa das estrelas. Ela dispensou aquelas que têm uma massa maior do que 1,5 vezes a do Sol, porque essas tendem a não viver tempo suficiente para proporcionar as chamadas "zonas habitáveis". Essas são áreas ao redor de uma estrela nas quais um planeta consegue manter quantidades d'água suficientes sobre a sua superfície: um dos principais requisitos para a vida. Se estiverem muito perto das estrelas, a água evapora. Se estiverem longe demais, ela congela.
BBC: Londres
UFO Depot
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Abr 2010, 20:39
Localização: RS

Mensagem por UFO Depot »

"outros 17 mil sistemas Solares poderiam abrigar vida"

É realmente um número grande de possibilidade de vida...
www.ufodepot.blogspot.com

Blog sobre o assunto, espero que gostem...
andrehp
Mensagens: 20
Registrado em: 26 Fev 2014, 04:05

Mensagem por andrehp »

A probabilidade é gigantesca mesmo.