Micróbios podem estar produzindo o metano de Marte e Titan

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Micróbios podem estar produzindo o metano de Marte e Titan

Mensagem por lulu »

:D Agora os cientistas já sabem que é possível micróbios produzirem metano em condições nada alentadoras, como as de Marte e Titan. Talvez estejamos apenas começando a entender a vida. Vejam no link:

http://www.estadao.com.br/ciencia/notic ... z/06/7.htm

http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo ... hp&id=1555
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

É um achado precioso!

Isso deve impulsionar os planos de um vôo tripulado à Marte.

Quanto a Titan, há uma questão que deve ser levada em conta: a proporção de isótopos de carbono em Titan não apontam para atividade biológica. As moléculas de metano podem ter distintos isótopos de carbono, como o carbono-12 e o carbono-13. O metano que os organismos vivos geram se enriquecem de C-12. No entanto, não há este enriquecimento em C-12 no metano de Titan.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

hsette, fico impressionado com o seu conhecimento, sempre muito oportuno e esclarecedor, mas como que os cientístas podem saber de tantos detalhes assim do metano de Titan se eles mal conseguiram pousar uma sonda no satélite e ainda não entenderam quase nada do que se passa por lá?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Titan parece ser o “xodó” dos astrônomos e das Agências Espaciais. O satélite já foi alvo de investigação da Voyager 2, da Galileo, e agora da missão Cassini-Huygens. Além disso, o Hubble já foi utilizado para fazer análises espectrômicas de sua atmosfera.
Informações bastante confiáveis sobre sua composição atmosférica, incluindo a questão dos isótopos de Carbono, foram divulgadas semana passada, a partir de dados coletados por equipamentos da Huygens (Aerosol Collector and Pyrolyser e Gas Chromatograph Mass Spectrometer).

Imagem
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

:P Legal hsette, você tem enriquecido o forum com informações precisas e científicas ajudando a delimitar um pouco o meu excesso de otimismo e porque não dizer - meus tópicos sonhadores.

:lol: Claro que vou continuar postando idéias malucas, pois graças a muitas idéias malucas, como a de voar por exemplo, é que chegamos ao nível de tecnologia de hoje. Mas é sempre bom alguém puxar o pé da gente para o chão.

Bom, pelo menos podemos ter alguma esperança em Marte?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

lulu escreveu::P Legal hsette, você tem enriquecido o forum com informações precisas e científicas ajudando a delimitar um pouco o meu excesso de otimismo e porque não dizer - meus tópicos sonhadores.

:lol: Claro que vou continuar postando idéias malucas, pois graças a muitas idéias malucas, como a de voar por exemplo, é que chegamos ao nível de tecnologia de hoje. Mas é sempre bom alguém puxar o pé da gente para o chão.

Bom, pelo menos podemos ter alguma esperança em Marte?
Obrigado pelos elogios. É que sou um apaixonado pela Astronomia, e procuro dedicar bastante tempo ao seu estudo. Mas sou apenas um amador.

Sobre suas "idéias malucas", eu acho que a gente tem mais é que ousar mesmo. Júlio Verne (de quem sempre fui fã) é um exemplo disso.

Sobre Marte, parece que as chances são grandes, mesmo porque a presença atual de atividade vulcânica, que seria uma forte alternativa à reposição de Metano na atmosfera ainda não foi constatada.