PERTO DA VERDADE?? EM BREVE TUDO ESTARA REVELADO?

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

vc acha que existem seres vivos em marte?

Sim
8
47%
Não
9
53%
 
Total de votos: 17

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Leticia escreveu:Eu penso da seguinte maneira... só pq nós, seres humanos, precisamos de água para sobreviver necessariamente outras civilizações irão precisar?
Se vc for partir da premissa q um deus criou a vida, aih ele pode fazer o q quiser - inclusive vida sem agua - embora eu nao imagine como. Ser vivo, eh aquele capaz de sintetizar proteina: DNA eh proteina pura. Vida eh proteina. E nao existe proteina sem agua: a primeira proteina que surgiu no universo (teoria de Oparim) necessita de muita agua (regioes abissais de oceanos) para que na alta-pressao os aminoacidos pudessem ser ligados espontaneamente, sem a nececessidade de um ser vivo previo (como sabemos, hoje em dia proteinas soh sao formadas atraves de sintese proteica, exclusiva de seres vivos).

Enfim, o q importa eh q para uma primeira proteina ter sido sintetizada sem um ser vivo previo, e dar origem ao primeiro ser vivo, eh necessaria uma pressao muito maior q a pressao atmosferica normal.

Que outro mecanismo, que nao o gigante acumulo de agua, poderia produzir - na superficie de um planeta - uma pressao suficientemente grande para produzir uma ligaç¡ao peptidica (aminoacido-aminoacido)extra-corporea?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Kevin Kazan
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2004, 11:59
Localização: São Paulo - SP

Boa citação!

Mensagem por Kevin Kazan »

[quote="Gustavo Latorre"]1) Nao vejo possibilidade de vida sem agua (vide "A Origem da Vida", A.I. Oparin

Interessante, mal me lembrava do Camarada Oparin...
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Eh, o camarada era "galo-veio", como dizemos aqui. Teorizou com maestria, e suas teorias foram paulatinamente comprovadas decadas mais tarde, ateh o apice ano passado (se nao me engano) no extremo leste da Russia, terra de gelo e vulcanismo, onde proteinas eram sintetizadas ali, na frente dos pesquisadores, do nada, bem como previu Oparin.

Fica dificil acreditar q a vida da Terra nao veio da propria Terra mesmo, se eh tao simples assim ela ter sido formada nos primordios. Ateh pode ter vindo vida estraterrestre colonizar aqui - por que nao!? - mas q se formou vida aqui, se formou. No minimo JUNTO com a colonizaçao alienigena.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
*Letícia Prado*
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Jul 2004, 00:25
Localização: Curitiba

Mensagem por *Letícia Prado* »

Desculpem... fiquei um tempo sem postar, mas estava de férias no Rio Grande do Sul...
A vida terrestre necessita de água na forma líquida, mas quem garante que outras formas de vida precisam?
Jorge Mendes

Mensagem por Jorge Mendes »

No final de tudo acho que só DEUS salvará a humanidade !
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Jorge Mendes escreveu:No final de tudo acho que só DEUS salvará a humanidade !
:x Salvar de quê? Do fanatismo?...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Amem :?

Oi Leticia, bom te ver devolta. Ninguem ateh hoje conseguiu levantar sequem UMA HIPOTESE de formaçao abiogenica (que nao seja por outro ser vivo "mae" pre-existente) de vida sem agua. Claro, ninguem exceto os teistas. Afinal, deus tudo pode. :evil:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Visitante

Mensagem por Visitante »

:wink: Valeu! Mas olha soh... DNA naum eh proteína pura... ateh pq DNA naum eh proteína. DNA é definido como uma cadeia de Nucleotídeos que pode, ou não, associar-se a proteínas.
Realmente aki na terra naum existe proteína sem água. Mas pensemos pela seguinte perspectiva, Júpter e saturno apresentam atmosfera semelhante a da Terra só que a 4,6 bilhões de anos atrás... claro com a 'sutil' diferença da incidência dos raios solares.
Talvez Marte nem seja tão interessante como pensávamos... hehehehe...
Eh isso ae gentii...
Bjinhus :!:
*Letícia Prado*
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Jul 2004, 00:25
Localização: Curitiba

Mensagem por *Letícia Prado* »

Que gafeee... naum loguei pra postar!!! HeHeHe :D
Valeu! Mas olha soh... DNA naum eh proteína pura... ateh pq DNA naum eh proteína. DNA é definido como uma cadeia de Nucleotídeos que pode, ou não, associar-se a proteínas.
Realmente aki na terra naum existe proteína sem água. Mas pensemos pela seguinte perspectiva, Júpter e saturno apresentam atmosfera semelhante a da Terra só que a 4,6 bilhões de anos atrás... claro com a 'sutil' diferença da incidência dos raios solares.
Talvez Marte nem seja tão interessante como pensávamos... hehehehe...
Eh isso ae gentii...
Bjinhus
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

EM primeiro lugar gostaria de partilhar a ideia de que não me acredito que o termo vida com ou sem água possa ser generalizado, podemos prespectivar vida de outras maneiras como vida dimensional "espiritual" a nível de energia por exemplo e aí podíamos descobrir mais do que aquilo que sabemos, em relação a Deus (ehehe) gostava de dizer que não me acredito no sentido lacto da palavra Deus, como diria o Gustavo se Deus existe quem o criou?Outro Deus? E quem criou o outro Deus... mais depois de ler o excelente livro " A BreveHistória do Tempo" do Stephen Hawking gostava de lembrar o seguinte, como é que Deus criou um Universo com leis e principios tão rígidos que pela lógica nem Ele próprio seria agora capaz de mudar logo dando lugar ao livre arbitrio?
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Leticia, DNA eh proteina pura sim. Os nucleotideos sao formados por um açucar (pentose), um radical fosfato e uma base nitrogenada (proteica). Tanto DNA qto RNA (todos eles) sao PROTEINA PURISSIMA.

Britan... se a gente partir pra explicar as coisas com "foi Deus quem fez", nao precisamos mais dicutir nada. Vamos fechar o forum e nos reunir para um cafe.

REPITO (para odio daquele meu critico anonimo aqui no forum): ninguem conseguiu sequer uma HIPOTESE decente de formaçao de vida sem agua. Nem to falando de comprovaçao cientifica, to falando soh de hipotese... chute... o basico... empirica mesmo, mas coerente...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

"Deus, Deus... somos todos ateus!"

Mensagem por Euzébio »

ricardo_britan escreveu:EM primeiro lugar gostaria de partilhar a ideia de que não me acredito que o termo vida com ou sem água possa ser generalizado, podemos prespectivar vida de outras maneiras como vida dimensional "espiritual" a nível de energia por exemplo e aí podíamos descobrir mais do que aquilo que sabemos,
Concordo.
ricardo_britan escreveu:em relação a Deus (ehehe) gostava de dizer que não me acredito no sentido lacto da palavra Deus, como diria o Gustavo se Deus existe quem o criou?Outro Deus? E quem criou o outro Deus...
Deus não foi criado, Deus não é criatura, é criador. O Deus bíblico, para mim, é apenas uma quimera, uma interpretação dos nossos colonizadores espaciais.
ricardo_britan escreveu:mais depois de ler o excelente livro " A BreveHistória do Tempo" do Stephen Hawking gostava de lembrar o seguinte, como é que Deus criou um Universo com leis e principios tão rígidos que pela lógica nem Ele próprio seria agora capaz de mudar logo dando lugar ao livre arbitrio?
Há mistérios, há mistérios.
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

agora o Euzebio se invocou Imagem
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Por favor, leiam este interessante relato, quisera fosse verídico... :(
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Texto do Euzébio escreveu:Se você receber isto, envie para todos os seus amigos via e-mail ou fazendo cópias das impressões deles.
A partir daih jah perdi a vontade de ler, pois o texto ficou parelho a mais antiga pentelhaçao da web: criar um texto bombastico pra dar a volta ao mundo, e depois contar quantas vezes e de onde ele volta pra vc; ver ateh onde vc consegue chegar. Coisa de imbecil desocupado. Recentemente aconteceu um assim aqui em Floripa, quem quiser depois eu conto.

...mesmo assim... continuei a leitura ateh a seguinte parte:
Eu sei que isto seria útil para provar a autenticidade desta entrevista se você pudesse tirar algumas fotos minhas. De qualquer forma vocês humanos são muito céticos e (isso é bom para nós e para a verdadeira representação da espécie Alien agindo secretamente neste planeta) mesmo que se você tivesse tais fotos muitos de sua espécie diriam que elas são uma fraude e que eu sou justamente uma mulher humana com máscara ou algo assim (isso seria muito ofensivo para mim).
Por favor... uma alien nao sabe que temos recursos suficientes para provar (sem refutaçao) que uma foto eh autentica ou montagem, ou maquiagem!? Depois ela menciona "motivos religiosos" dela para nao permitir a foto...

...a gente... please, don't fuk.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)