O2

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

O2

Mensagem por Britan »

Saiu esta noticia na revista Science, é engraçado como se pode dizer que não existiram civilizações anteriores á nossa, penso que não se pode dizer que existiram mas também não se pode afirmar que não existiram.

Falta de oxigénio na origem da extinção de espécies
Os baixos níveis de oxigénio na atmosfera foram a causa principal da maior extinção de espécies ocorrida na Terra em toda a sua história, segundo um estudo divulgado esta sexta-feira pela revista «Science».
( 20:28 / 15 de Abril 05 )



De acordo com o estudo, ao problema somou-se um aumento de dióxido de carbono (CO2) que provocou um dos primeiros episódios de aquecimento global sofridos pelo planeta.

A fauna terrestre desapareceu quase completamente há 251 milhões de anos e a sua recuperação arrastou-se durante milhões de anos devido à persistência da falta de oxigénio, precisa o estudo.

O estudo aponta que, nesse tempo, a massa terrestre era um único supercontinente chamado Pangeia virtualmente inabitável devido aos baixos níveis de oxigénio.

Das cinco extinções sofridas pelo planeta, a maior de todas foi a causada por falta de oxigénio.

Essa extinção agravou-se porque as espécies sobreviventes ficaram isoladas, impedidas de atravessar passagens montanhosas devido à falta de oxigénio com a altitude.

O conteúdo de oxigénio na atmosfera, hoje de cerca de 21 por cento, era de 30 por cento nas primeiras etapas do período Pérmico, o sexto da Era Paleozóica, que se caracterizou pela formação da Pangeia e o aumento da diversidade de plantas e animais.

No entanto, o oxigénio começou a desaparecer para chegar a apenas 16 por cento no final do Pérmico e a menos de 12 por cento nos primeiros dez milhões de anos do Triásico.

Segundo o cientista, quando o oxigénio estava a 16 por cento era tão difícil respirar ao nível do mar como actualmente numa montanha com mais de 3.000 metros de altura.

A agravar o quadro, os níveis de dióxido de carbono começaram a aumentar em finais do Pérmico, assinalam os cientistas.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Re: O2

Mensagem por Latorre »

ricardo_britan escreveu:penso que não se pode dizer que existiram mas também não se pode afirmar que não existiram.
Bom... existem legados arqueologicos em cada canto do globo. Sabado ultimo eu estava visitando uma esposiçao de ferramentas confeccionadas em pedra (grandes piloes, ou sei lah pra q eles usavam aquilo) dos primeiros habitantes aqui da praia onde vivo. Havia um texto explicativo, que falava algo sobre conhecer os antigos, para entender melhor a nos mesmos.

Legal o texto, Brits. Hipotese legal e plausivel, pode explicar bastante coisas, varias "lacunas".
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)