Ufologia X Bioastronomia

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Ufologia X Bioastronomia

Mensagem por Latorre »

Ufologia X Bioastronomia [ou exobiologia]
A discussão sobre vidas em outros planetas não é, notoriamente, das mais recentes. Os debates, no entanto, vêm se tornando cada vez mais estéreis, uma vez que têm sido tomados por uma aura de misticismo.

Influenciadas por suas crenças pessoais, muitas pessoas acreditam na existência de alienígenas sem nenhum embasamento científico. Segundo o astrônomo Ronaldo Mourão, a primeira coisa a se fazer é separar a Ufologia da Bioastronomia.

"Ufologia não tem nada a ver com vida extraterrestre. Ufologia é o estudo de objetos não-identificados. Se um objeto é identificado, ele passa a pertencer a outro campo de estudo. Até hoje os ufólogos não comprovaram nada e não utilizam um método cientifico para questionar o problema", opina Mourão. "A possibilidade de existir vida em outros planetas existe, mas não há comprovação até hoje. Em outros planetas, dentro do sistema solar, pode haver uma forma de vida rudimentar, mas ainda não sabemos."

O próprio ufólogo Rodrigues reconhece que a confusão entre a ciência e o misticismo tem sido prejudicial para os estudos científicos deste tipo de fenômeno. "Infelizmente, essa é a linha que atrai 90% do público. E isso atrapalha a evolução da ufologia como ciência. Nossa luta é tentar conscientizar o meio acadêmico de que o fenômeno merece atenção e estudo profundo, e as forças armadas e o governo também", aponta. "Esse lado místico impede que qualquer pesquisador de uma grande universidade se envolva no assunto sob pena de ser ridicularizado."

Quanto às convicções pessoais, os dois pesquisadores também estão de acordo. Ambos concordam na possibilidade de existir vida em outros planetas. "Pessoalmente, acredito que associando à probabilidade e analisando a quantidade de planetas que existem no universo, principalmente agora com a descoberta de praticamente outros 100
fora do sistema solar, a possibilidade é muito grande. É impossível que um universo imenso como este só exista vida na Terra, ainda que seja mais atrasada ou mais avançada", finaliza Mourão.

Fonte: Boletim UFOBurn, via e-mail
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)