A teoria de Oparin

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

MacRamone
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Ago 2006, 21:20
Localização: Terceiro Mundo

Mensagem por MacRamone »

talvez vc esteja certo no ponto que diz:

nao considerar a vida como um fenomeno magico.

mas o que eu quero entender, eh a fronteira entre
a materia organica sem vida e a com vida

o limiar

entre oparin e darwin, mas nao necessariamente
dentro de ambos.

o que faz um aglomerado de materia organica,
ganhar vida?
se existem aliens no planeta terra?
tah brincando ! vc nao conhece a apple?
tem um monte deles trabalhando lah !
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

MacRamone escreveu:talvez vc esteja certo no ponto que diz:



o que faz um aglomerado de materia organica,
ganhar vida?

impulsos electricos?
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

mas o que eu quero entender, eh a fronteira entre
a materia organica sem vida e a com vida

o limiar
Compartilho isso com o MacRamone.

No meu entendimento, essa fronteira existe, mas não está ainda satisfatoriamente elucidada.
Mas acho que avanços na área de físico-química tem tudo para clarear essa questão.
Mas não descarto eventuais surpresas. 8)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

hsette escreveu:Mas não descarto eventuais surpresas. 8)
...voce nao esta falando de sacís, está?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Gustavo Latorre escreveu:
hsette escreveu:Mas não descarto eventuais surpresas. 8)
...voce nao esta falando de sacís, está?
:D

Nada de sacis.

Mas a ciência tem muito que avançar nesse campo, e acho que o fará.
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

gostaria que alguem acressentasse algo sobre aminoacidos canhotos não sei se é isso mesmo que ví num programa de ciencia na TV cultura que diziam que só e apenas os canhotos que poderiam gerar vida e que deveriam ser "fabricados" em quantidades iguais no universo, mais não sei bem parece que os canhotos são mais raros ou o contrario ñ sei bem, ahhh adoro programas de ciencias quemsouber de algum que passe na tv aberta recomenda aí.assistia ao globo ciencia, este da cultura que não lembro o nome que mostrava uns documentarios legendados bem bacanas inclusive um que disse o bombardeio que a terra sofre pelos meteoros servio para extinguir e também para alavancar a evolucão numa tal de "explosão crambiana" ou seria "cambriana"? Quem tiver mais informações
que tenham a ver seria interressante inclusive abrindo topicos com dinossuros,extinção,bing bang ou big pum...
ets são mesmo oleosos como o de varginha né?nunca conseguimos agara-los
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

flasht escreveu:"explosão crambiana" ou seria "cambriana"? ... dinossuros... ,bing bang ou big pum...
:scratch: :ai: :D


... A sugestão de se discutir acerca dos dinossauros, extinção, big-bang, é legal. :thumright:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Euzébio escreveu:Britan, eu ainda acrescentaria: Como o animal mais desprovido da Natureza pôde se situar no topo da cadeia alimentar? Veja bem: sem garras, sem presas, sem pelos, sem chifres, com uma pele muito delicada pôde superar animais mais bem "equipados" como leões, ursos e etc.? Um animal cuja cria é das mais frágeis, que tem uma das gestações mais longas e cuja infância é das mais compridas? Um animal que necessita se alimentar pelo menos três vezes ao dia? Como este "espantalho" pôde sobreviver e ainda melhor se adaptar a este nosso mundo?
nessa parte podes ter errado veja[http://www.icb.ufmg.br/~franc/cool/evol ... ndices.htm Estudos feitos mostram que o ser humano é um dos animais que apresenta menor tempo de gestação com relação ao tamanho de seus filhotes ao nascimento e o tempo que se perde cuidando dele até que tenha condições de viver por conta própria. Na grande maioria dos animais os filhotes já nascem sabendo andar, com ossos completamente formados e são bem mais auto-suficientes do que a prole humana. Parece que esse foi o preço que pagamos por ter um cérebro maior e mais complexo.

É muito provável que o envelhecimento seja simplesmente uma função do acúmulo de genes letais e semi-letais de efeito tardio, que conseguiram passar pela seleção natural porque seu efeito se manifesta depois da fase reprodutiva. E caso fosse decretada uma lei que impedisse os seres humanos de se reproduzirem antes de uma certa idade, por exemplo, 40 anos, em poucas gerações a expectativa de vida da população deveria aumentar



no mais tudo ok. :wink:
ets são mesmo oleosos como o de varginha né?nunca conseguimos agara-los
Avatar do usuário
Pedro Faria
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Jan 2008, 04:04
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Pedro Faria »

Vocês acham provável a "matéria orgânica" existir de outra maneira, ou seja, com outros componentes, totalmente diferentes dos materiais que temos na Terra(Carbono, Enxofre, e etc.)?
"Todos os homens morres, mas nem todos de fato vivem..."
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Pedro Faria escreveu:Vocês acham provável a "matéria orgânica" existir de outra maneira, ou seja, com outros componentes, totalmente diferentes dos materiais que temos na Terra(Carbono, Enxofre, e etc.)?
Uma alternativa levantada por alguns, como substituto do Carbono seria uma bioquímica baseada no Silício.

O silício possui algumas propriedades químicas similares ao Carbono:

- formar ligações com o hidrogênio, resultando em SiH4 (no caso do carbono temos o Metano (CH4).

- consegue formar moléculas com longas cadeias de átomos.

Um problema é que o Carbono consegue estabelcer uma gama de interações com a água; já o Silício não tem essa possibilidade de forma tão pronunciada.

Além disso, a análise de material interestelar mostra que o Carbono se apresenta em maior variedade de compostos, quando comparado com o Silício.

Mas como estamos falando em possibilidades, fica o registro.