Pesquisa em Marte

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Agente X

Pesquisa em Marte

Mensagem por Agente X »

Dom, 03 Out - 2004
Vapor de água faz crer em vida atual em Marte

Agência Estado




A Agência Espacial Européia (ESA) juntou nas duas últimas semanas dados importantes sobre a existência de água - e vida - em Marte atualmente, e não apenas num passado remoto. Com equipamentos sofisticados a bordo da sonda Mars Express, os cientistas constataram a presença da vapor de água numa camada da atmosfera entre 10 km e 15 km da superfície.

E outro estudo mostra que há razões fortes para que Marte ainda esteja perdendo água. O planeta é varrido constantemente por ventos solares, numa intensidade que explicaria o fato de um oceano inteiro ter desaparecido nos últimos 3,8 bilhões de anos.


A análise dos dados coletados pelo espectrômetro planetário (PFS) mostram que o vapor d}água se concentra, em densidade três vezes maior, em três grandes regiões equatoriais: Arábia Terra, Elysium Planum e Arcadia-Memnonia. E mais: nestes mesmos lugares há concentração de metano.

Um comunicado da ESA sobre estas descobertas afirma que a presença de vapor de água e metano exatamente nos mesmos pontos do planeta poderia ser "mais um indício" da existência de alguma forma de vida em Marte. "Estes dados nos fazem compreender melhor os processos atmosféricos de Marte e abrem novas pistas sobre a existência de uma vida atual no planeta vermelho."


Ainda que Marte tenha alguma fonte de água hoje, seria difícil manter algum rio ou lago na superfície. A bordo da Mars Express, o espectrômetro de plasma Aspera-3, constatou que a interação do vento solar - fluxo de elétrons e partículas alfa modificados, emitidos pelo Sol - com a atmosfera marciana produz um intenso processo de evaporação.


O vento solar entra através da ionosfera marciana a uma altitude de 270 km, segundo os cientistas da ESA, e teria sido fator determinante na evaporação de grandes quantidades de água. Fotografias feitas pela sonda indicam que Marte teve um oceano no hemisfério norte.
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Gelo

Mensagem por cientista »

Eu soube numa pesquisa feita pela NASA que existe muito gelo em Marte, e que neste gelo contém oxigênio, futuramente seria possível tirar o oxigênio do gelo de Marte e o problema do oxigênio rarefeito em Marte seria resolvido.

Astronaltas ficariam despreocupados.
Editado pela última vez por cientista em 09 Dez 2004, 00:12, em um total de 1 vez.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Soh o vapor? :(
Bom, vamos esperar...
...esperar...
...esperar...
...
...
..
.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Não desistir

Mensagem por cientista »

Expedições ja foram feitas, fotos ja foram tiradas, basta apenas o homem ir pessoalmente conhecer está maravilha que é nosso planeta vizinho: Marte.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»