Possíveis sinais de vida em Marte

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Possíveis sinais de vida em Marte

Mensagem por Britan »

ESPAÇO
Possíveis sinais de vida em Marte
A sonda espacial europeia Mars Express detectou concentrações de vapor de água e metano nos mesmos locais da atmosfera de Marte, o que poderá constituir um «índice suplementar» da existência de vida no planeta vermelho.
( 11:36 / 21 de Setembro 04 )



Um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA) refere que as descobertas permitem «compreender melhor os processos geológicos e atmosféricos específicos de Marte, e abre novas pistas sobre a existência actual de vida» no planeta.

As análises feitas por um espectrómetro planetário italiano (conhecido por PFS), um dos sete instrumentos científicos a bordo da Mars Express, concluem que a uma altitude entre 10 a 15 quilómetros da superfície o vapor de água encontra-se na atmosfera de maneira uniforme e está intimamente misturado com outros componentes.

O PFS permitiu também fazer «a mesma cartografia com o metano, e vê-se que há uma correlação espacial entre os dois», disse Roberto Loverde, porta-voz da ESA para as questões científicas.

Para Vittorio Formisano, um dos responsáveis da missão europeia a Marte, «os dados indicam seguramente que o vapor de água e o metano provêm de uma mesma fonte, que estaria no subsolo».

O fenómeno seria idêntico ao produzido nas fontes hidrotermais da Terra, com a diferença de que a água em Marte não acederia ao exterior, ao congelar-se no subsolo, devido às baixas temperaturas que ali se registam.

Segundo Formisano, estas constatações científicas sugerem duas hipóteses. A primeira é que o metano detectado na atmosfera de Marte proviria do interior do planeta e nada teria a ver com possíveis formas de vida, já que poderia ter ficado retido junto à água gelada durante centenas de anos antes de alcançar a superfície.

A segunda hipótese seria que no subsolo de Marte poderia haver água em estado líquido a uma profundidade de entre 200 e 400 metros, de que proviriam metano e vapor de água e onde existiriam formas de vida muito elementares, como as bactérias.


in TSF Radio Jornal
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Eh... precisamos de uma nova sonda em Marte. Ou uma expediçao :wink: ...jah q pelo jeito vamos especular por mto tempo ainda...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Água no subsolo é a resposta, obra em Marte.

Mensagem por cientista »

Eu assisti um programa de televisão cujo o assunto que era discutido era ufologia.

O programa mostrou fotos da superfície de Marte, nestas fotos existinham canais imensos na superfície do planeta, os canais que serviam supostamente para passar a água, com se fosse uma represa, o fato intrigante nesta história é que estes canais eram feitos de vidro.

Todos nós sabemos que o vidro passa por várias etapas antes de se tornar vidro, ou seja não existe na natureza.

Aquela obra tinha quilômetros de extensão, quem fez aquela obra só podia ser inteligente, pois o material utilizado era o vidro.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Inumeras listas de discussao mostram supostos artefatos de origem inteligente em marte. Soh q as fotos sao de quilometros de altura. O que eles dizem as vezes ser uma rua, se observado em escala na verdade pode ser uma vala do tamanho do Grand Canion. O que dizem ser um rio, pode ser da largura de todo o continente americano. Entende?

A maioria do pessoal que interpreta essas fotos de marte, nem se perocupa em verificar a escala da foto... Jah tivemos algumas boas discussoes aqui no forum, sem resultado nenhum.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)