Bactéria 'solitária' dá pista sobre vida fora da Terra.

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Bactéria 'solitária' dá pista sobre vida fora da Terra.

Mensagem por Alexandre »

...



Imagem


Cientistas americanos descobriram na África do Sul um minúsculo organismo que vive inteiramente isolado, sem oxigênio e na escuridão total das profundezas da Terra.
Acredita-se que a descoberta da bactéria, descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Science, tenha revelado a criatura mais solitária do planeta e forneça pistas sobre como seria possível haver vida em outros planetas.

A bactéria foi batizada de candidatus desulforudis audaxviator, em referência a uma citação em latim contida no livro Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne.


A referência encontrada pelo personagem-herói, um "viajante audaz" (audax viator), termina inspirando-o a empreender a jornada.

A d. audaxviator foi encontrada imersa em água em uma mina de ouro na África do Sul por uma equipe do Laboratório Nacional de Berkeley, da Califórnia (Estados Unidos).

Cientistas dizem que a bactéria é "completamente auto-suficiente" – é composta dos elementos que a circundam, incluindo carbono e nitrogênio, retira energia do hidrogênio e do sulfato e se reproduz dividindo a si mesma.

"Isso é algo que sempre especulamos. Mas encontrar isso aqui na Terra é a confirmação da idéia de que se pode, na verdade, condensar os elementos originais de todo um ecossistema em um único genoma", afirmou um dos pesquisadores, Dylan Chivian.


Primórdios


Os cientistas afirmam que a bactéria compõe 99,9% dos organismos que habitam a falha na qual foi encontrada – ou seja, vive completamente isolada de outras criaturas, em um ambiente quente, escuro e com oxigênio rarefeito.

Chivian diz que a descoberta pode dar pistas sobre como eventuais organismos vivos poderiam sobreviver em planetas que, diferente da Terra, não contêm grande oferta de oxigênio.

"Em seus primórdios, a Terra e outros planetas não possuíam muito oxigênio, e a vida evoluiu para encontrar maneiras de obter energia", afirmou Chivian.

"Se um dia descobrirmos a vida em outros planetas, pode muito bem ocorrer de (os organismos) viverem sem oxigênio, extraindo sua energia de elementos químicos como o sulfato."


Fonte: BBC
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Bactérias danadas hein!?!? E agora aparece aquela que "se alimenta " de arsenico, pode?!!!!! O que obteríamos da cultura dessas maravilhas juntas então??? Falei besteira? Se há alguém por aí que possa falar sobre isso para os leigos de plantão, que fale agora ou se cale para sempre. :roll:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

É muito interessante. As bactérias são seres microscópicos, e isso já garante algumas vantagens que permitem sua adaptação à todos os ambientes terrestres. Uma delas, por exemplo, é a certeza do transporte de nutrientes pela célula, que pode utilizar o modo mais antigo, por difusão. Outra vantagem seria a ausência de muitos predadores.
Acho que uma cultura de bactérias do tipo da notícia seria inútil, uma vez que muitas bactérias que conhecemos, graças às suas atividades de alimentação, acabam ajudando o próprio ser humano. Se um ser não precisa de mais nada de fora, então ele não realizará nenhuma atividade econômica (exemplo: fermentação alcoólical) ou metabólica útil ao ser humano. Mas isso eu digo sem pensar muito, espero estar enganado :!:
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

ainda que fosse uma mutação, como muitos estão afirmando querendo desmerecer a descoberta, mesmo assim mostra-se a força da adaptação da vida pela sobrevivencia.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
andrehp
Mensagens: 20
Registrado em: 26 Fev 2014, 04:05

Mensagem por andrehp »

Boa Alexandre.