Modelo para a formação da Adenina na Terra primigênia

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Modelo para a formação da Adenina na Terra primigênia

Mensagem por hsette »

Químicos da Universidade da Geórgia-EUA criaram um novo modelo para a aparição de um dos ingredientes-chave do DNA a partir da sopa primordial.

Este ingrediente, a adenina, é um dos quatro nucleotídeos que apareceram durante a juventude da Terra, quando tinha cerca de 1,5 bilhões de anos. Finalmente estes compostos se combinaram para dar lugar aos blocos de construção moleculares necessários para a vida tal como a conhecemos.

Cientistas já haviam demonstrado que a adenina pode sintetizar-se a partir de grandes quantidades de cianetos presentes em meio-ambientes de tipo vulcânico – algo que a Terra primigênia possuía em abundância. Porém os passos moleculares que conduziram a esta formação têm permanecido em mistério.

O novo modelo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences sustenta que sob condições adequadas, basta a combinação de cinco moléculas de cianetos para que se forme a adenina.
Imagem

Fonte:
New Explanation For DNA Ingredient's Emergence From Primordial Soup
http://blog.wired.com/wiredscience/2007 ... ation.html
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Muito interessante. Sobre os planetas, o que mais me interessa é a habitabilidade e isso depende basicamente de água. Como água é H2O e hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, creio que uma questão chave é: como o oxigênio surgiu numa abundância tão grande a ponto combinar com hidrogênio e formar oceanos, rios e lagos? Já vi teorias que dizem que foi a fotossíntese que gerou o oxigênio, mas se isso é verdade, uma vida primitiva microscópica deveria ter surgido antes em quantides imensas a ponto de gerar todo esse oxigênio. O que acham? Alguem já achou alguma notícia interessante sobre oxigênio?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

lulu escreveu:Muito interessante. Sobre os planetas, o que mais me interessa é a habitabilidade e isso depende basicamente de água. Como água é H2O e hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, creio que uma questão chave é: como o oxigênio surgiu numa abundância tão grande a ponto combinar com hidrogênio e formar oceanos, rios e lagos? Já vi teorias que dizem que foi a fotossíntese que gerou o oxigênio, mas se isso é verdade, uma vida primitiva microscópica deveria ter surgido antes em quantides imensas a ponto de gerar todo esse oxigênio. O que acham? Alguem já achou alguma notícia interessante sobre oxigênio?
Lulu, o oxigênio é sintetizado pelas estrelas a partir de reações de fusões de elementos mais leves e distribuído ao Universo pelas explosões das Supernovas tipo II.

Quando o Universo tem cerca de 100 milhões de anos aparecem as primeiras estrelas, e, com a morte das primeiras estrelas, nascem os primeiros elementos pesados, do carbono em diante. E podemos construir um relógio baseado na sua evolução química para dizer a idade do Universo. Em uma dezena de milhão de anos, as primeiras estrelas explodem magnificamente como supernovas de tipo II, que liberam grandes quantidades de oxigênio e um pouco de ferro. Elementos que nunca existiram antes, passam a existir. Grandes quantidades de ferro têm que esperar várias centenas de milhões de anos para serem produzidas pelas supernovas de tipo Ia, de vida bem mais longa. A razão oxigênio sobre ferro pode ser usada para determinar a idade das galáxias que alojam essas estrelas. Objetos bem jovens só podem apresentar essa razão elevada. Já uma razão mais baixa, devido à produção de ferro por supernovas de tipo Ia, denota objetos mais maduros, já beirando um bilhão de anos de idade, ou mais velhos. As razões de abundâncias dos elementos em galáxias nos fornecem, deste modo, relógios químicos para mensurar a idade do Universo.
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.ph ... ci_arttext

Ocorre que os átomos de oxigênio são facilmente capturados pelos abundantes hidrogênio e carbono em menor medida. Assim, na Terra primigênia não encontramos oxigênio molecular, o que só surge em quantidade a partir dos vegetais capazes de realizar a fotossíntese.

No link abaixo, no módulo 3, há boas explicações sobre as reações químicas no interior das estrelas.

Curso_Observatório_Nacional:
http://www.on.br/site_edu_dist_2007/site/index.html
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Era porreiro arranjarmos um planeta acessível e comerçamos a brincar aos deuses.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

hsette, esse site do Observatório Nacional é demais. Tem um curso inteiro gratis em arquivos PDF de boa qualidade. Obrigado!
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

lulu escreveu:hsette, esse site do Observatório Nacional é demais. Tem um curso inteiro gratis em arquivos PDF de boa qualidade. Obrigado!
Ok, Lulu.

Vale a pena mesmo. Eu assino embaixo.

Há cursos constantemente. Cadastre-se lá, pois seguindo o curso regular dá para fazer provas e obter até certificado. :)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Excelente Humberto! Demais mesmo! Como eu fui perder esse tópico!!!

E Lulu, eu também já lí sobre a origem vegetal do O2 terrestre. Apesar de ser formado por outros meios (como ilustrou o Hsette), pode ser que a maior parte do nosso O2 tenha mesmo sido formada a partir de seres vivos.

O O2 livre, como gás, teria surgido após a evolução dos primeiros seres (que seriam heterotróficos - alimentando-se também dos semelhantes) para autotróficos. Até hoje o maior volume do nosso O2 é produzido não pelas florestas, como alguns pensam, mas pelo conjunto das algas, infinintamente maior - com destaque justamente para as algas unicelulares (cianofíceas).
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)