Vida em Marte?

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Vida em Marte?

Mensagem por Euzébio »

15 de julho, 2004 - 15h33 GMT (12h33 Brasília)

David Whitehouse

Sinais de amoníaco sugerem presença de vida em Marte

Sinais de amoníaco foram detectados, durante algumas poucas horas, por sensores a bordo da sonda Mars Express, que está orbitando Marte para a Agência Espacial Européia.

Como o amoníaco se desintegra rapidamente na superfície marciana, ele deve estar sendo reposto constantemente. Existem duas possíveis fontes para o gás: vulcões ativos (ainda não se descobriu nenhum deles em Marte) ou micróbios.

"O amoníaco pode ser a chave para a descoberta de vida em Marte", disse um cientista da Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana, à BBC.

O professor Vittorio Formisano, um dos principais cientistas envolvidos nas pesquisas, deve divulgar os detalhes da descoberta na próxima semana.

A possível descoberta do amoníaco acontece poucos meses depois que foi detectada a presença de metano, outro gás de possível origem biológica, na superfície do planeta.

A importância do amoníaco é que ele é composto por nitrogênio e hidrogênio.

"Não existem maneiras conhecidas para explicar a presença de amoníaco em Marte que não envolvam a (presença de) vida", disse o cientista da Nasa à BBC.

A outra possibilidade é que o amoníaco tenha origem mineral, a partir da lava de vulcões. Não foram encontrados, entretanto, vulcões ativos no planeta.

Missões futuras ao planeta esperam poder determinar se o amoníaco marciano tem origem biológica ou mineral.

Imagem
A superfície de Marte apresenta vários vulcões extintos


Fonte: BBC
Ad Honorem Extraterrestris
Obscuro
Mensagens: 82
Registrado em: 20 Ago 2003, 18:49
Localização: Plutão

Mensagem por Obscuro »

Isso é uma noticia muito boa...(Mesmo que só sejam micróbios)...Seria muito interessante encontrar vida fora da terra...8)
...bala magica...
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Clima favorável

Mensagem por cientista »

O clima em Marte é favorável sim a vida,... se compararmos com Júpiter e Vênus por exemplo, sempre há uma possibilidade, ainda não sabemos muito sobre o nosso "vizinho".
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

O problema eh a falta de agua. Sem agua, sem vida.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Obscuro
Mensagens: 82
Registrado em: 20 Ago 2003, 18:49
Localização: Plutão

Mensagem por Obscuro »

Gustavo Latorre escreveu:O problema eh a falta de agua. Sem agua, sem vida.
Gustavo, sempre se escuta essa afirmação de que sem água não existiria vida. Sem duvida, a vida como conhecemos, sem água de fato não existiria.

Agora hipoteticamente não seria possível para um organismo se desenvolver sem água ou isso seria impossível? (em outro planeta é claro)

Obscuro
...bala magica...
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Eu sinceramente não acho que para achar vida noutro local , não será preciso existirem as mesmas condições que para nós,humanos,seriam necessárias
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Atmosfera, água, clima semelhante ao da Terra = vida

Mensagem por cientista »

Acho que para existir vida, o planeta deve ter condições semelhantes ao da Terra.

Acredito eu que nenhum ser vivo sobreviveria a um calor de 400 graus, ou um frio de -500 graus, além de clima favorável o planeta deve ter atmosfera, Marte tem clima semelhante ao da Terra, mas não tem água e sua atmosfera é muito frágiu e com pouco oxigênio. Por isso que talvez não exista vida lá.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Eu não concordo minimamente com isso cientista , peço desculpa discordar de voce mas não concordo . Esse assunto para mim é uma falácia, nós humanos necessitamos de agua oxigenio e mais uma serie de coisas para podermos viver, o que não quer dizer que outro ser qualquer possa sobreviver ou até mesmo viver plenamente em condições adversas para nós humanos , até porque se partirmos de um presuposto que , eventualmente possam existir seres multidimensionais a viver em dimensões paralelas á nossa ( teoria apresentada por Jacques Valleé) , então esses "seres" vivem em condições fisicas completamente diferentes da nossa , de maneira que nós enquanto humanos e na condição que temos de certeza não podiamos sobreviver fisicamente a essas mesmas condições.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Teoria em que não conheço

Mensagem por cientista »

ricardo_britan escreveu:até porque se partirmos de um presuposto que , eventualmente possam existir seres multidimensionais a viver em dimensões paralelas á nossa
Totalmente confusa e inesplicativa está teoria acima, gostaria de ter mais informações para analisa-la melhor.

Eu não conheço nenhum ser vivo que consiga sobreviver sem água.

Porém mesmo aqui na Terra existe muitos seres vivos que conseguem se adaptar clima inóspitos, existem alguns seres vivos que conseguem a sobreviver a milhares de profundidade em pleno oceano, as condições lá é completamente desagradáveis ao ser humano, com oxigênio rarefeito e com uma pressão insuportável. Mesmo assim eles estão vivos lá.

Mas em termos de temperatura eu mantenho minha opinião, não consigo acreditar que um ser vivo consiga sobreviver a temperatura em que até Ferro é derretido.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Seres vivos como conhecemos, repito, sao proteina. Proteina acima de 40o C desnatura. Concordo com o Lennon.

A teoria de seres multidimensionais corrobora a ideia de alma. A vida estaria nassupostas almas e nao no ser em si. Nao concordo com essa ideia, pois nao existe indicio nenhum que existam almas (fantasmas, p.e., seriam um bom indicio).
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Eu acredito na ultradimensionalidade do Universo. Assim sendo, estaríamos habitando APENAS uma destas dimensões, a mais densa (não tenho argumentos para corroborar esta crença, apenas acredito).

Dentro da minha crença, o segredo da interdimensionalidade universal estaria na freqüência com que o átomo vibra. Para se atingir uma dimensão superior à nossa, nossos átomos teriam que vibrar em freqüência pouco maior. Houve um caso com o Ayrton Senna em que ele dizia ter avistado Jesus, enquanto corria a uma velocidade de uns 300km/h. Não teria ele acelerado também a freqüência de seus átomos, "empurrando-o" para uma dimensão diferente?

E não estaria também a alma numa destas dimensões superiores? Neste ponto eu enxergo o corpo físico como se um escanfandro fosse, protegendo a alma da baixa freqüência de nossa dimensão, assim como o escafandro protege o mergulhador das pressões submarinas.

E não estariam também os EBEIs em outra freqüência, diferente da nossa? Talvez, por algum motivo desconhecido, eles resvalassem em nossa freqüência, tornando-se visíveis para nós humanos, ou mesmo alguns de nós - também por algum motivo desconhecido - conseguissem transpor a barreira das freqüências e os avistasse (isto explicaria por que somente alguns poucos têm avistamentos, mesmo no meio da multidão).

Idéias, apenas...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

pois eh...

Soh q nao ha sequer um ponto de partida para sustentar essas ideias, p.e. se eh a vibr~çao dos atomos que transfere a materia (ou anti-materia, que seja) para outro local (dimensao), jah teria acontecido em reatores ou aceleradores de particulas o sumisso de materia, mesmo que acidental, e jah teria sido descrito.

Ao contrario, em qualquer ambiente conhecido, inclusive nos aceleradores de particulas, a lei de Lavoisier, da conservaçao das massas, eh respeitada. Tudo que entra, sai: as massas sao mantidas, nada some, tudo se transforma.

...isso sem falar que a propria "antimateria" nao tem sequer uma teoria que se dignasse a explicar a necessidade ou caracteristicas de sua existencia...

Continuo preferindo as ideias concluidas ou testadas/investigadas...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Refiro-me à freqüencia do átomo, não à sua velocidade ou de suas partículas e subpartículas.

(freqüência = em um movimento periódico, número de oscilações ou de vibrações realizadas pelo móvel na unidade de tempo - dic. Aurélio 2a. edição)

Obviamente esta é apenas uma idéia acientífica. (por enquanto! :twisted: )
Ad Honorem Extraterrestris
cientista
Mensagens: 154
Registrado em: 05 Dez 2004, 19:01
Localização: Ponta Grossa PR

Acientífica!

Mensagem por cientista »

Ainda bem que você reconhece que está idéia seja acientífica.

Eu não concordo que está idéia das "dimensões" realmente exista.
«©ìèñ┴ϧ┴Ä»
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

No capitulo X do livro Cosmos, de Sagan, o tema dimensões do Universo é dissecado em seus mínimos detalhes: "Uma criatura de 4 dimensões poderia, em nosso Universo Tridimensional aparecer e se desmaterializar à vontade, mudar acentuadamente a sua forma, arrancar-nos de quartos hermeticamente trancados e fazer-nos surgir em qualquer outro lugar."

Isto na década de 80. Atualmente o já falecido físico inglês David Bohm chegou a propor milhares de outras dimensões. Stephen Hawkins também discorre sobre o assunto em seu livro O Universo Numa Casca de Noz.

Portanto, não creio que esta minha interpretação esteja assim tão sem base científicas.
Ad Honorem Extraterrestris