Vida de Plasma ?

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Vida de Plasma ?

Mensagem por APODman »

A série Star Trek ( 1a geração ) já havia abordado tal possibilidade no episódio "Metamorphosis". Neste episódio existe uma entidade que era uma nuvem de plasma amarelada, o "Companion":

Imagem

Na verdade esta idéia já era levada em consideração porém não da forma como exposta no artigo abaixo.


Gases Quentes no Espaço Mimetizam a Vida

Novas simulações de computador demonstram que partículas eletricamente carregadas de poeira interestelar organizam-se em duplas helices ,como as de DNA, e apresentam propriedades normalmente atribuidas a sistemas vivos como evolução e reprodução.

Mas os cientistas estão hesitantes em chamr esta dança de partículas de “vivas” e ao invés disto apontam que este pode ser mai um exemplo de como é difícil definir “vida”.

Vida de Plasma

O modelo computadorizado detalhado na edição de 14 de agosto do New Journal of Physics, mostra o que ocorre a partículas microsópicas de partículas poeira quano são injetadas em plasma.

Plasma é o quarto estado da materia além dos sólidos, líquidos e gases. Apesar de que pouco familiar a maioria das pessoas, o plasma é a fase mais comum da matéria no Universo. Ele está em todo lugar: Estrelas são bolas luminosas de plasma, e plasma difuso permeia o espaço entre as estrelas. O Plasma forma-se quando torna-se tão quente que os eletróns são arrancados do núcleo, deixando para trás uma sopa de partículas.

Estudos passados na Terra mostraram que partículas suficientes são injetadas em um plasma de baixa temperature, elas espontâneamente organizam-se em estruturas similares as cristalinas.

As novas simulações de computador sugerem que em ambientes de baixa gravidade no espaço as partículas de plasma agrupam-se para formar filamentos que então enrolam-se em formatos de saca-rolhas. O formato helicoidal lembra o DNA, são eletricamente carregados e atraem-se uns aos outros.

As partículas de plasma modeladas por computador podem tb dividir-se para formar duas cópias da estrutura original e mesmo “evoluir” em estruturas mais estáveis que são melhores adaptadas para sobreviver no plasma.
"Estas estruturas de plasma complexas e auto organizadas exibem todas as propriedades necessaries para qualifica-las como candidatas para matéria viva inorgânica”, disse V.N. Tsytovich da Russian Academy of Science, membro da equipe de pesquisa.

Está vivo ?

De toda forma, o colega de equipe de Tsytovich's, Gregor Morfill, do Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics em Garching, Germany, é hesitante em chamar a partículas de plasma de “vivas”.
"Talvez esta seja uma questão de cultura," Morfill disse por telephone. "Eu exito em chamr isto de vida. A razão do pq publicamos este paper não é pq nós queremos sugerir que isto pode evoluir em vida, mas pq queremos iniciar a discussão: mais uma vez o qu exatamente nós entendemos por vida.”

Seth Shostak, um astrônomo senior do SETI Institute em Mountain View, California, tb é cauteloso em chamr estas partículas de vivas. "O fato é, nós não temos uma boa definição do que a “vida” é," Shostak disse a SPACE.com.

Shostak pontua que enquanto a maioria dos textos de biologia incluem como requerimento para vida a habilidade de metabolizar e produzir, é fácil pensar em coisas que quebram estas regras. O fogo por exemplo, reproduz-se e metabolize, mas a maioira das pessoas não dizem que ele está vivo; e mulas, que são claramente seres vivos, não podem se reproduzir.

"Nós continuamos tropeçando em significados do que é vivo, e isto significa que há uma terra-do-nunca que reside entre o vivo e o que está meramente reagindo,” diz Shostak.
Se partículas podem ser consideradas vivas, Shostak disse, isto pode it would completely destruir outras assepções comuns sobre a vida.

"Nós sempre assumimos que a vida é um fenômeno planetário. Somente em planetas vc teria o ambiente líquido necessário para a química da vida," ele disse."Assim se nós pudermos ter vida nos gases quentes de uma estrela, ou no quente gás interestelar que permeia o espaço entre as estrelas, bem, não somente pode ser “a vida como não conhecemos” mas tb pode ser o tipo mais comum de vida."
fonte: http://www.space.com/scienceastronomy/0 ... _life.html


Em seu paper os autores o concluem da seguinte forma:
Nossa análise mostra que se as estruturas helicoidais de poeira são formadas no espaço, elas terão bifurcações como marcadores de memória ( nota minha: genes ? ) e duplicam-se e elas revelam uma rápida taxa de evolução para competir por “alimento” (fluxos de plasma ao redor ). Estas estruturas possuem todas as características necessarias para formar “vida inorgânica”. Isto deveria ser levado em consideração por programas similares ao SETI não somente em observações astrofísicas mas tb para formulação de novos experimentos laboratoriais , incluindo aquels na ISS ( Estação Espacial Internacional ) . No caso de sucesso deste program de pesquisas nós estariamos frente a possibilidade de resolver a baixa taxa de evolução de vida orgânica pela investigação da possibilidade que a vida inorgânica “inventa” a vida orgânica.
Fonte ( o paper completo, free): http://www.iop.org/EJ/article/1367-2630 ... 8_263.html


Este tópico é um complemento ao tópico do Latorre:

- viewtopic.php?p=14507#14507


[]´s
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Vida de Plasma ?

Mensagem por Euzébio »

APODman escreveu:A série Star Trek ( 1a geração ) já havia abordado tal possibilidade no episódio "Metamorphosis". Neste episódio existe uma entidade que era uma nuvem de plasma amarelada, o "Companion":

Imagem

Na verdade esta idéia já era levada em consideração porém não da forma como exposta no artigo abaixo.
Nossa, cada dia me surpreendo mais com esta visionária série!...

Eu penso que uma mente extremamente evoluída não necessite mais de um corpo físico para existir. Um corpo de plasma já seria suficiente...
Ad Honorem Extraterrestris
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Ou talvez não precisasse de um corpo, poderia se tornar onipresente talvez... :roll:
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...mesmo de plasma, continuaria sendo um corpo. De plasma.

Mas que coisa... é impressionante como coisas inimagináveis sempre conseguem surgir e complicar tudo denovo o que estava quaaaaaase ficando claro :P

Demais, demais! "Vida" em gel... moléculas dançando, competindo, adaptando...

Isso pode dar um baita passo no estudo dos colóides e coacervados do oceano primitvo da Terra nos primórdios da vida (se a teoria de Oparin estiver mesmo correta).
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)