Definindo o conceito VIDA.

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Definindo o conceito VIDA.

Mensagem por Latorre »

Embora de forma meio torta, esta falha foi bem observada pelo forista vap. Para discutir sobre vida é preciso conceituar vida. Portanto, eis o tópico dedicado ao tema.
Euzébio escreveu:Acho que se um corpo produz calor, se reproduz e se alimenta, este corpo possui vida. Então, a partir destes conceitos, posso dizer que o fogo possui vida?...
Grande Zé!

Exatamente. Esse papo de "nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre" não funciona. Justamente porque o fogo faz tudo isso e não é considerado vivo.

Esclarecimento para evitar-se offtopic: Fica registrado, para quem não sabe, que para um conceito ou proposição ser aceito cientificamente ele precisa ser universal, ou seja, aplicar-se a qualquer coisa. Ou seja ainda, NÃO podem haver "excessões". Como a postura deste fórum é científica adotamos esse princípio. Portanto, o fato de o fogo não ser vivo excluiu o velho conceito de vida dos livros de primário.

Sendo assim precisamos de novos conceitos. Segue o meu (eu mesmo que bolei quando terminei de ler pela terceira vez o livrinho do Oparin).

Ser vivo é todo aquele organismo capaz de sintetizar (produzir) proteína.

É um ponto comum de todos os seres vivos. Produzir proteína. Em outros termos, construir a sí próprio. O metabolismo (conjunto de reações químicas que dita o funcionamento dos seres vivos) tem como função produzir proteína, para estar construindo - aumentando e reparando - constantemente o organismo.

Testando:

(1) Uma mula é estéril (não se reproduz), mas é viva. Ela produz proiteína;
(2) O fogo não produz proteína.

Detalhe: esta definição exclui os vírus como forma de vida. Sabemos que os vírus são cápsulas de proteína que contém um DNA ou um RNA. Eles não são capazes de produzir outros vírus: quem faz isso é a célula hospedeira. Ela produz a proteína das cápsulas e do próprio ácido nucléico (DNA ou RNA). São, para resumir, pedaços encapsulados de material genético.

Se vírus fosse um ser vivo só porque contém DNA, então uma gota de sangue fossilizada também seria um ser vivo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)