Bactéria resistente reabre discussão sobre vida em Marte.

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Bactéria resistente reabre discussão sobre vida em Marte.

Mensagem por Alexandre »

...



Bactéria 'Conan' teria chegado à Terra vinda de Marte


A "D. radiodurans" é um dos organismos mais resistentes que existem
Cientistas russos e americanos voltaram a defender, em um artigo divulgado na revista científica Astrobiology, uma teoria de que bactérias encontradas na Terra teriam vindo de Marte, pegando “carona” em meteoritos.
Algumas bactérias existentes na Terra hoje têm a habilidade de tolerar a exposição a níveis de radiação extremamente altos, que matariam outros organismos.

O mais estudado micróbio resistente à radiação é o Deinococcus radiodurans. Ele pode tolerar doses de radiação milhares de vezes maiores do que a dose letal para seres humanos e foi apelidado de "Conan, a bactéria" pelos cientistas.

A equipe de cientistas da University of Arizona, nos Estados Unidos, argumenta que essas bactérias só poderiam ter desenvolvido essa habilidade incomum em um planeta como Marte.

Descobertas recentes de água no permafrost (região permanentemente congelada) em Marte e sinais de água abaixo da superfície em regiões de latitude média do planeta fizeram aumentar a esperança de que ele detenha as condições certas para que haja vida, sustentando essa teoria.

Desidratação

O permafrost de Marte, onde os índices de radiação são cem vezes maiores do que os da Terra, oferece um ambiente plausível para que as bactérias adquiram genes resistentes à radiação.

Mas alguns especialistas dizem que a tolerância à radioatividade é um efeito colateral do mecanismo de defesa que bactérias como a D. radiodurans desenvolveram para se proteger contra a desidratação em ambientes áridos.

A equipe liderada pelo cientista Alexander Pavlov rejeita esta explicação alternativa.

"Nossa hipótese de uma origem marciana para bactérias resistentes à radiação oferece uma explicação para sua habilidade de tolerar radiação ionizante, um traço que parece não ter valor na Terra", dizem os pesquisadores no artigo na Astrobiology.

Pavlov e seus colegas argumentam que não há evidência de que o grau de resistência à radiação esteja relacionado ao grau de resistência à desidratação em bactérias.

Além disso, dizem os cientistas, colônias de bactérias expostas a ciclos sucessivos de desidratação e hidratação no laboratório desenvolvem resistência ao ressecamento, como esperado, mas não ficam resistentes à radiação.

Meteoritos

Cientistas contrários à teoria de Pavlov e seu grupo também argumentam que o genoma da bactéria D. radiodurans é muito similar ao de bactérias terrestres comuns, portanto, ela não poderia vir de outro planeta.

Já Pavlov diz que o possível freqüente intercâmbio de bactérias trazidas por meteoritos de Marte à Terra poderia explicar a semelhança.

Segundo a Nasa, cerca de 34 dos 24 mil meteoritos encontrados na Terra foram identificados como vindos de Marte.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Mas meteoros vindos de Marte como? Seriam meteoros vindos da mesma materia que formou Marte? Ou de vez em quando Marte implodia e saiam enormes calhaus disparados para o espaço? Não me parece, H alguma sugestao?
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Mensagem por jeff »

Britan escreveu:Mas meteoros vindos de Marte como? Seriam meteoros vindos da mesma materia que formou Marte? Ou de vez em quando Marte implodia e saiam enormes calhaus disparados para o espaço? Não me parece, H alguma sugestao?
Essa é uma boa pergunta Britan, que, segundo dizem os cientistas, tem uma boa resposta. Pela composição do material do meteorito (em seus isótopos exatos) e eventualmente de micro-bolhas com resquícios de atmosfera aprisionada, a ciência é capaz de determinar (assim eles dizem) com grande confiabilidade, se um meteorito veio de Marte, Lua ou de fora do Sistema Solar... Mesmo que sejam meteoritos caídos na Terra há centenas de milhares de anos e só mais recentemente descobertos...

E seriam "espirrados" por impactos de grandes proporções, causados por meteoritos de outras localidades, além de cometas, em suas colisões com Marte...
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Em princípio acho meio fantasiosa essa idéia de que meteoros de Marte teriam colidido com a Terra, sendo mais provável que asteróides dos mesmos tipos colidiram em Marte e Terra vindos das regiões circunvizinhas aos 2 planetas, talvez até do cinturão de asteróides.

Entretanto a idéia não pode ser considerada totalmente estúpida. Talvez um impacto muito forte na superfície de Marte tenha arrancado pedaços do planeta que voaram pelo espaço até encontrar a Terra. Essa é a versão corrente, mas recentemente uma idéia mais louca ainda me passou pela cabeça. Marte tem o vulcão inativo mais alto do sistema solar, o Olympus Mons:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Olympus_Mons

Imaginem agora esse imenso canhão com quase 30 quilômetros de altura em uma forte erupção. Não poderia ter funcionado como um lançador espacial de meteorítos?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Kevin Kazan
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2004, 11:59
Localização: São Paulo - SP

1996...

Mensagem por Kevin Kazan »

o famoso meteorito de Marte q chamou atençaõ até do Clinton
"The truth? You can't hold the truth, kid!"
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Britan escreveu:Mas meteoros vindos de Marte como? Seriam meteoros vindos da mesma materia que formou Marte? Ou de vez em quando Marte implodia e saiam enormes calhaus disparados para o espaço? Não me parece, H alguma sugestao?
É isso aí que o Jeff disse.

O Sistema Solar passou por uma fase de extrema atividade, em que os planetas já estavam formados, mas restavam diversos corpos celestes de tamanho vagando por aí e bombardeando os planetas e satélites.

A Lua, devido a sua baixa atividade geológica e também nenhuma biológica guarda as marcas desses intensos bombardeios.

Conforme o tipo de impacto, parte da matéria do corpo atingido é ejetado para fora de órbita e após longos períodos de viagem acaba por ser capturado por outro mais à frente.

Ainda hoje isso ocorre, só que com uma frequência bem menor.