Telescópios poderão sintonizar TVs de ETs

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Telescópios poderão sintonizar TVs de ETs

Mensagem por APODman »

Telescópios poderão sintonizar TVs de ETs

LONDRES - Radiotelescópios criados para estudar os primórdios do Universo poderão também funcionar como "gatos" nas transmissões de TV de civilizações extraterrestres semelhantes à nossa. "Por uma feliz coincidência", diz Abraham Loeb, da Universidade Harvard, "os telescópios serão sensíveis ao tipo exato de emissão de rádio que a nossa civilização joga no espaço". Loeb fez essas declarações à revista britânica NewScientist.

A nova geração de radiotelescópios foi projetada para captar ondas de rádio emitidas por moléculas neutras de hidrogênio no início do Universo. Esses sinais tinham, originalmente, um comprimento de onda de 21 centímetros. Mas, como o Universo se expandiu desde que foram emitidas, as ondas acabaram esticadas. Hoje, o comprimento da emissão é de vários metros, correspondendo à faixa de freqüência das centenas de megahertz. "Isso se sobrepõe às nossas emissões de rádio artificiais, que vão de 50MHz a 400 MHz", explica Loeb.

Loeb e Matias Zaldarriaga, também de Harvard, dizem que as emissões mais potentes originadas no nosso planeta vêm de radares militares, e de transmissores de FM e televisão. Se extraterrestres estiverem gerando sinais semelhantes, esses "picos" no espectro de rádio serão discerníveis em telescópios como o Arranjo de Baixa Freqüência (LoFaR), que se encontra em construção na Holanda.

O poder dos novos telescópios como o LoFaR, de detectar picos de rádio, significa que eles serão capazes, também, de medir o desvio sofrido pela freqüência à medida que o planeta dos extraterrestres gira em torno de sua estrela. Isso permitirá deduzir o formato da órbita, a inclinação do eixo planetário e a distância entre planeta e estrela. "Isso, por sua vez, permitirá calcular a temperatura na superfície, e se é possível haver água", diz Loeb.

Os dois colegas afirmam que a técnica deverá ser capaz de detectar vazamentos de rádio de civilizações dentro de um raio de 1.000 anos-luz da Terra. Claro, o projeto todo depende de haver alguma civilização parecida com a nossa dentro desse espaço, uma probabilidade "difícil de quantificar", reconhece Loeb.

Há dificuldades mais imediatas, também: como lembra Seth Shostak, do Instituto SETI - que realiza programas de busca por inteligências extraterrestres - ao examinar as mesmas faixas de freqüência usadas pela humanidade, o projeto encontrará uma enorme interferência. "Distinguir ET da BBC será um desafio".

fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/notic ... 25/331.htm

[ ]´s
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Essa nova tecnologia parece ser muito mas muito boa mas... só por uma coincidencia igual a alguem ganhar um jackpot teriamos mais vida inteligente e a usar tecnologias semelhantes a nossa
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Nao acho, Brit. Acho que toda "vida inteligente" já passou ou vai passar pelo estagio das ondas de radio. É mais ou menos natural.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)