Moléculas orgânicas em berçários de estrelas e nuvens de gás

A exobiologia é a ciência que estuda a vida extraterrestre, desde o tipo mais simples. Quais seriam os locais mais propícios para esta ocorrência? Quais os pré-requisitos?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Moléculas orgânicas em berçários de estrelas e nuvens de gás

Mensagem por hsette »

Moléculas orgânicas em berçários de estrelas e nuvens de poeira - 08 de agosto 2006.
Um estudo de dois anos de enormes nuvens de pó interestelar apresentou oito moléculas orgânicas em duas regiões diferentes do espaço. Uma das regiões é um berçário de estrelas em uma área bastante iluminada, enquanto que a outra se encontra em um local vazio e sem estrelas. O trabalho, detalhado na edição atual da revista Astrophysical Journal, apóia outros estudos recentes sugerindo que as moléculas mais importantes para a vida se formam comumente nas nuvens de gás e de pó que se condensam para formar estrelas e planetas.
As moléculas foram descobertas usando o telescópio de Green Bank, em West Virginia, EUA. "Haver encontrado oito moléculas orgânicas no espaço de dois anos é algo verdadeiramente surpreendente”, disse o diretor do estudo Jan Hollis do NASA Goddard Space Flight Center.(Centro de vôos espaciais Goddard de a NASA)
Cinco das moléculas foram descobertas em Sagitário B2(N), uma nuvem de pó de formação de estrelas localizada a 26.000 anos luz da Terra próximo do centro da nossa galáxia a Via Láctea. Este berçário estelar é o maior depósito conhecido de moléculas complexas interestelares. As outras três moléculas foram encontradas na nuvem molecular de Touro (TMC-1), localizada a tão só 450 anos luz de distância. TMC-1 não tem estrelas; é frio e escuro e tem una temperatura de apenas 10 graus acima do zero absoluto.

Imagem
Ilustração artística do ciclo químico cósmico. As estrelas expulsam matéria para o espaço, o qual forma grandes nuvens de gás e poeira. Estas nuvens se condensam para formar planetas, estrelas, meteoritos e cometas. Crédito: Bill Saxton, NRAO/AUI/NSF.

A descoberta destas moléculas orgânicas nas regiões mais frias do meio interestelar muda a percepção atual de que moléculas orgânicas grandes só poderiam ter sua origem em núcleos moleculares quentes, forçando a uma revisão dos paradigmas da química interestelar".
Muitas das recém detectadas moléculas são danosas para os organismos da Terra, porém uma das moléculas descobertas em Sagitário B2(N), chamada acetamida, contém um tipo de ligação química que é importante para unir cadeias de aminoácidos, os blocos moleculares de construção das proteínas. Formada por 9 átomos, a acetamida é a maior molécula encontrada no espaço que tem esse tipo de ligação.
Pensa-se que as moléculas se formam mediante dois mecanismos principais. No primeiro, simples reações químicas agregam um átomo a uma molécula que se encontra fixa sobre a superfície de um grão de poeira interestelar flutuando no espaço. O segundo método envolve as reações químicas entre moléculas neutras e moléculas altamente reativas denominadas radicais.
Uma vez formadas, as moléculas se desprendem de sua base no grão de poeira devido às ondas de choque que há no espaço. À medida que as moléculas liberadas, vão dando voltas pelo espaço, podem emitir ou absorver radiação em rádio-freqüências precisas exclusivas de cada tipo de molécula. Os astrônomos identificam as moléculas com base nestas rádio-freqüências.
Dentro de uma nuvem de poeira, milhares de milhares de milhões de moléculas passam pelos mesmos tipos de rotação, emitindo e absorvendo as mesmas rádio-freqüências. O resultado final é um sinal o suficientemente forte para ser detectado por instrumentos em a Terra.
As moléculas recém encontradas elevam o número total de moléculas de relevância biológica encontradas no espaço para a cifra de 141. Já se havia encontrado previamente benzeno, uma molécula de carbono em forma de anel importante para a vida na Terra, ao redor de estrelas, e aminoácidos intactos em meteoritos que se chocaram contra a Terra.
Com esse trabalho, reforça-se a hipótese de que os ingredientes químicos necessários para a vida começaram a tomar forma muito antes de que nosso planeta chegar a formar-se. A maioria dos cientistas aceitam hoje em dia a hipótese de que os meteoritos ancestrais e os cometas ajudaram a que se iniciasse a vida em nosso planeta ao trazer uma considerável quantidade de água, moléculas de origem orgânica e ainda aminoácidos à Terra.
Assim, há um reforço da idéia de que essas moléculas orgânicas encarceradas foram seguramente formadas nas grandes nuvens de poeira e gás que eventualmente se converteram em planetas, estrelas, cometas e meteoritos. As nuvens de poeira se formam quando os eventos como as Novas e Supernovas fazem com que os elementos químicos e as moléculas criadas durante as reações termonucleares dentro das estrelas, são ejetados até o espaço.

Fonte: Space.com:
http://www.space.com/scienceastronomy/0 ... cules.html
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Sabendo disso, as possibilidades de haver vida em vários planetas é muito mais aceitável não? :roll:
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Com certeza. :)
A possibilidade cresce praticamente de forma exponencial.
Praticamente, não há local no Universo onde não surjam espontaneamente os blocos fundamentais da vida.
MacRamone
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Ago 2006, 21:20
Localização: Terceiro Mundo

Mensagem por MacRamone »

hsette escreveu:Com certeza. :)
A possibilidade cresce praticamente de forma exponencial.
Praticamente, não há local no Universo onde não surjam espontaneamente os blocos fundamentais da vida.
a vida eh um fenomeno natural por todo o universo.

pegando carona na afirmacao que "a possibilidade de vida cresce de forma exponencial", convido a voces a imaginarem a imensa quantidade de seres e ecossistemas diferentes e classes de seres vivos que possam existir apenas na via lactea ! eh uma grandeza imensuravel !
se existem aliens no planeta terra?
tah brincando ! vc nao conhece a apple?
tem um monte deles trabalhando lah !