Ovni em Senhor do Bonfim, BA

Infelizmente não são poucos os casos solucionados onde a fraude é evidente. Neste espaço ficam arquivadas nossas pérolas, boa parte solucionada pela própria equipe do Portal.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Ovni em Senhor do Bonfim, BA

Mensagem por lulu »

O link abaixo apresenta uma reportagem sobre um OVNI fotografado em Senhor do Bonfim, BA com entrevista aos autores:

O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Não acho que OVNIs sejam necessariamente extraterrestres...
Ad Honorem Extraterrestris
Maria Sofia do Nascimento
Mensagens: 45
Registrado em: 07 Fev 2011, 21:16
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Maria Sofia do Nascimento »

Olá pessoal!

Deixo meu ponto de vista neste caso... mas vejamos as fotos:

Imagem

O objeto não parece ter mais que um metro em tamanho, comparando a proximidade das folhas no galho. Nesta foto perece estar apoiada, pois logo abaixo parece ter um galho envergado, devido ao peso.


Imagem

Nesta outra foto, há um tipo de antena, muito parecida com aqueles brinquedos movidos por controle remoto. Mas se aproximamos a imagem, da a impressão de possuir turbinas, igual a avião.


Imagem

Já nesta foto, temos as 'luzes' acesas na partida do objeto, que não aparecem nas outras fotos, sendo que ao nível dos olhos, acende somente as laterais. Outro detalhe: os rapazes disseram barulho de máquina de costura. :o o que nos leva de novo a supor que seja apenas um brinquedo de controle remoto. Sei lá, é o que acho.


Até mais.
Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também alcançar.
Willian C. Stone
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Eu não tenho a menor dúvida de que se trata de montagem, com um "brinquedo" (maquete) pendurado nalgum galho...

Como a Maria Sofia muito acertadamente anotou, parece que o "objeto" tem um diâmetro bem pequeno (um metro talvez), se comparado com a vegetação ao redor.

E toda aquela armação na parte superior da "nave", deve ser para pendurá-la...

:roll:
Ad Honorem Extraterrestris
Maria Sofia do Nascimento
Mensagens: 45
Registrado em: 07 Fev 2011, 21:16
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Maria Sofia do Nascimento »

Outra coisa, se deu pra tirar fotos, porquê eles não filmaram, também? Será porque é uma armação?
Qualquer coisa que a mente do homem pode conceber, pode, também alcançar.
Willian C. Stone
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Eu diria que são reais - as fotos, quanto aos objetos em questão, aí é outra estória.

Aparentemente são objetos reais com os raios solares incidindo da mesma forma que na vegetação que compôem a cena, distante da câmera, o suficiente ( como sempre ) pra não conseguirmos detalhes significativos.

Acho que são objetos reais, agora se são naves extraterrestres, tecnologia terrestre avançada, ou brinquedo, isso só saberíamos com uma análise mais profunda das fotos originais e da câmera, além de uma investigação minunciosa das testemunhas e do local.

À propósito, ninguém se lembrou de ir até o local fazer uma varredura do solo??? A equipe jornalística perdeu uma boa oportunidade!!! AH EU LÁ rsrsrs.

Na verdade faltam profissionais habilitados nessas horas, o que atrapalha e muito o desenrolar deste tipo de ocorrência.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Num trecho da entrevista, Alex, o reporter mostra a estrada de terra encharcada pelas chuvas, dizendo que é impossível alcançar o local.

O que, aliás, veio bem a calhar para encobrir uma suposta fraude...

Eu aposto as minhas fichas em fraude, maquete pendurada, atores se passando por "testemunhas" e tudo o mais...

Um bom (?) golpe para atrair turistas ou pontos no ibope.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Num outro blogue, alguém comentou que as nuvens são diferentes de foto para foto.
Não sei se por ter ficado sugestionado pelo comentário o não, a verdade é que também me parece que há diferenças nas nuvens entre cada foto.
Na primeira parecem ser nuvens tipo Cumulus (L1) e na seguinte nuvens tipo Cirrus (H1)
Utilizei a tabela abaixo para fazer esta verificação:
http://www.avlan.net/pics/site/medium/t ... uvens_.jpg

Isso indicia uma sequencia de fotos num espaço de tempo alargado, o suficiente para que as nuvens mudem de forma algo drástica.
Por outro lado temos a indicação de que o objecto esteve no ar por 15 minutos após o que se afastou a grande velocidade.
Será que os ciclistas em 15 minutos não conseguiram filmar uns segundos de vídeo? Será que as câmaras não tinham a funcionalidade de vídeo?

Mas há mais uma informação importante sobre este caso, mas o Euzébio fica encarregue de a postar. 8)

Gostei da intervenção daquele ufólogo. Principalmente porque ele diz que "... Muita gente não acredita, mas eu acredito piamente. A gente faz parte de um grupo ufológico em que pesquisamos isso constantemente..."
Assim fico mais descansado e não tenho dúvidas. Se ele não tivesse dito isto ficava na dúvida do que teria sido.

O mal da ovnilogia é que todos se podem intitular investigadores e dizer as baboseiras que quiserem.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Cavaleiro escreveu:Num outro blogue, alguém comentou que as nuvens são diferentes de foto para foto.
Não sei se por ter ficado sugestionado pelo comentário o não, a verdade é que também me parece que há diferenças nas nuvens entre cada foto.
Na primeira parecem ser nuvens tipo Cumulus (L1) e na seguinte nuvens tipo Cirrus (H1)
Utilizei a tabela abaixo para fazer esta verificação:
http://www.avlan.net/pics/site/medium/t ... uvens_.jpg
Bem anotado, Cavaleiro!
Cavaleiro escreveu:Isso indicia uma sequencia de fotos num espaço de tempo alargado, o suficiente para que as nuvens mudem de forma algo drástica.
Por outro lado temos a indicação de que o objecto esteve no ar por 15 minutos após o que se afastou a grande velocidade.
Será que os ciclistas em 15 minutos não conseguiram filmar uns segundos de vídeo? Será que as câmaras não tinham a funcionalidade de vídeo?
Como disse, parece fraude...
Cavaleiro escreveu:Mas há mais uma informação importante sobre este caso, mas o Euzébio fica encarregue de a postar. 8)

"O possível OVNI filmado na Bahia, o qual foi postado no ETs & ETc…e que está bombando na mídia, parece não passar de um mero golpe de publicidade para promover um evento de ciclismo que acontecerá naquela região , a qual já é conhecida por avistamentos de OVNIs."

Leiam a resto aqui:
http://linkenigmas.com.br/link/ovni-da- ... blicidade/
Cavaleiro escreveu:O mal da ovnilogia é que todos se podem intitular investigadores e dizer as baboseiras que quiserem.
Todos ali têm cara de ator, menos o repórter...
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Mensagem por guga »

É só um modelo suspenso por um fio.

Se usar um software de "unblur" ou "deblur" vc consegue ver o fio. Aliás, não precisa nem de tanto, basta por esseas imagens no PhotoShop, PSP ou até mesmo no Sony Vegas, usarem filtros de correção do pixelamento ou uma simples inversão
do padrão de cores e vc consegue detectar a fraude.

E outra...nem precisa ir muito longe....Na foto da árvore vc vê que os galhos estão próximos à câmera, mas, o objeto (que, supostamente deveria estar atrás das árvores), tem uma das pontas exatamente à frente do galho). Ou seja é um modelo pequeno, próximo à camêra suspenso no galho ou sobre ele.

Sem contar as circunstâncias da estória em si (agora os originais das imagens sumiram, não é ? ) e o fato de que o tal "Raimundo" já está dizendo por aí falar com ETs

http://geraldojose.com.br/index.php?ses ... icia=38285

É um absurdo usarem de fraude para a produção de um evento. Muito me admira o MP não ter tomado atitude alguma para averiguar o que é, em princípio, fraude com intuito de lucro (o evento, por exemplo). Pior que teve muita gente por lá se dizendo Ufólogo atestando em rede de TV ser um UFO legítimo e chegando até à dar explicações do porquê tais "naves" estariam por lá (minérios etc....)

É um absurdo e, sinceramente, desmerece totalmente o trabalho da pesquisa ufológica científica séria e, efetivamente, é uma das coisas que acabam nos cansando ao longo dos anos. Não é à toa que a área é extremamente criticada, debochada e desprestigiada. Vira e mexe aparecem espertalhões por aqui e ali tentando ganhar um dindim mole às custas dos outros.

Na minha opinião ficou provada uma fraude e o autor da fraude obteve lucro ? Cadeia, simples assim !

Acho que esse tópico poderia ir pra área de fraudes ufológicas. Não há muito o que se questionar nesse "caso".
Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Mensagem por guga »

Bom, só pra avisar. Terminei uma análise simplesinha aqui e como já era de se suspeitar, é só um modelo preso num galho de árvores ou suspenso por fios. À julgar pelo tamanho das folhas e disposição do "objeto", diria que cabe na palma da mão. (está à frente de um galho de árvore próximo à câmera, por isso dá para se inferir alguma coisa sobre o tamanho, bastando se comparar às folhas próximas) Cheguei à pensar em um celular aberto fotografado de perfil, de forma desfocada.

Como sei que está à frente de um galho ? Simples. Além de uma sombra no canto esquerdo, hà iluminação parcial do galho ao redor e o "objeto" se vê que está à frente do galho, pois o galho passa ATRÁS dele e não o oposto.

É uma montagem tosca, muito mal-feita. Pelo menos poderia ter usado CGI.

Amanhã posto o resultado da análise, mas, de fato, é fraude.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Maravilha, Guga! Matou a cobra e vai mostrar o pau, muito bom! Vou mover o tópico para a área certa...

:arrow: Valeu pelo bom trabalho! :wink:
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Mensagem por guga »

Promessa é dívida


Tá aqui o tal OVNI e como foi feito.

[youtube][/youtube]

Err....foi mal pelo áudio e o joguinho de 7 erros...eu não resisti !, rsrsrsrs
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Great! :D
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo