Levitação acústica

Ao compreendermos os avanços cientificos e tecnológicos podemos criar bases para explicar a maior parte dos fenômenos.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

pedrim
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2013, 11:32

Levitação acústica

Mensagem por pedrim »

Achei um vídeo impressionaste sobre um cientista fazendo objetos levitar. Nao é magnetismo e sim, ondas acústicas. Mais sobre a tecnologia neste site nature (pena que é em inglês).

[youtube][/youtube]
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Li sobre relatos de vimanas na ìndia antiga que voavam com a força dos sons e faziam um ruído agradável ao se deslocarem.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
pedrim
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2013, 11:32

Mensagem por pedrim »

Bom, as vimanas eram parte de contos mitológicos e, acredito eu, sem nenhuma prova de ser verdade.
Já o vídeo acima demonstra como é feito e a publicação no periódico científico explica os detalhes, inclusive como replicar o experimento na parte de metodologia.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Sejamos realistas...
Uma coisa é levitar uma gota de água que pesa umas miseras gramas e outra coisa é levitar uma aparelho que pesa umas toneladas...

Acho que não é pelo som que lá chegam.

Mas posso estar errado nesta minha avaliação, claro.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
andrehp
Mensagens: 20
Registrado em: 26 Fev 2014, 04:05

Mensagem por andrehp »

Tecnologias fodas. Há muito a se descobrir ainda.
Gerson de Morais
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:45

Re: Levitação acústica

Mensagem por Gerson de Morais »

Bom, acho que temos uma alternativa um pouco mais, digamos assim, mais potente e interessante à levitação acústica. É a propulsão a som (propulsão, não levitação).

Eu andei pensando, e cheguei nisto:


Aparato 1 – experimento da propulsão a som: faça você mesmo

Neste artigo estarei dando as instruções necessária para que os interessados no experimento do Aparato 1 possam realizá-lo por si mesmos. Para isso, é claro, também estarei explicando todo o processo de funcionamento. Talvez no início este artigo não fique bem completo, mas estarei dando a devida manutenção nos próximos dias. E, ainda assim, para qualquer interessado que necessitar de uma instrução mais personalizada, digamos assim, basta entrar em contato.
Propulsão a som

Atividade acústica rotativa: circunsonatividade (ação de som rotativo);

Força centrífuga unidirecional produzida pela circunsonatividade: somdutância

Propulsor a somdutância: somdutor

Então vamos ao ponto fundamental da questão: como a propulsão funciona. Bom, o princípio de funcionamento é a Circunsonoatividade, um tipo especial de som, ou seja, um tipo especial de vibração mecânica. Já o meio de funcionamento, é a força centrífuga unidirecional, que é originada pelo processo da Circunsonoatividade. E, o fim, é claro, é produzir propulsão – sem retroexaustão.

Circunsonoatividade – atividade de som rotativo:

Vamos tomar como princípio de exemplo, um transdutor eletroacústico (um alto-falante) de 15cm de diâmetro. Digamos que o cone de tal alto-falante tenha um diâmetro eficaz de 12cm. O seu raio médio não será de 3cm, e sim de 4,24264cm (3cm x √2). Imaginemos que a massa total do Aparato seja de 3kg (alto-falante + carcaça com rodas + dispositivos). Esse Aparato não vai levitar, vai andar horizontalmento sobre uma plataforma com rodas; para fins de experimento, isto basta para provar a viabilidade da propulsão a som.

Digamos que o Aparato deve ter uma aceleração de 1m/s2, então, com uma massa total de 3kg, a força necessária será de 3N. Digamos que a massa do cone seja de 25 gramas; para que a força centrífuga unidirecional seja de 3N com uma massa dessas, a aceleração centrípeta deverá ser de 120m/s2. Tomemos como frequência experimental 1.100Hz, sendo que a amplitude mecânica das vibrações do cone nessa frequência, seja, digamos, de 0,05mm, na potência máxima do alto-falante. Para produzir a propulsão a som nessas condições, a velocidade de rotação no raio médio (4,24264cm), deverá ser de 0,077459666m/s x √2 (x √2 porque a somdutância só funciona a metade do tempo)= 0,109544511m/s; arredondemos para 0,11m/s – o que dará uma rotação de 0,412rps, ou 24,758rpm.

O sinal de áudio será gerado por um oscilador numa frequência única de 1.100Hz, em onda senoidal – tem que ser senoidal – mas as semiondas negativas serão separadas das semiondas positivas por diodos; então as semiondas negativas serão atenuadas por potenciômetros, em 5 vezes – o que fará parecer que o raio da semionda – o raio da curva – seja 5 vezes maior, quando esta se formar pela Circunsonoatividade no alto-falante, e isso “soará” para o alto-falante que a frequência diminuiu de 1.100 para 220Hz, e apenas 1/5 da semionda de 1.1100Hz, que então “soará” como se fosse de 220Hz será reproduzida. Veja abaixo a ilustração do sinal elétrico que se veria num osciloscópio, com as devidas marcações geométricas para melhor entendimento.

Ilustração sinal de somdutância 4.9.14 - a ilustração está no artigo do meu site: https://gdmluzcinetica.wordpress.com/ap ... oce-mesmo/

Agora façamos os cálculos para a somdutância:

Velocidade (média) de rotação: 0,11m/s;

Raio da semionda (curva) positiva, a 1.100Hz: 0,00005m (0,05mm);

Raio da semionda (curva) negativa, a 220Hz: 0,00025m (0,25mm);

Massa do cone: 0,025kg;

Aceleração centrípeta na semionda positiva, a 1.100Hz:

0,112 / 0,00005 = 242m/s2;

Aceleração centrípeta na semionda negativa, a “220”Hz;

0,112 / 0,00025 = 48,4m/s2;

Força centrífuga unidirecional na semionda positiva, a 1.100Hz:

242m/s2 x 0,025kg = 6,05N – para frente (ou para cima, se o experimento fosse posicionado para levitar);

Força centrífuga unidirecional na semionda negativa, a “220”Hz:

48,4m/s2 x 0,025kg = 1,21N – para trás (ou para baixo, se o experimento fosse posicionado para levitar);

Força centrífuga unidirecional eficaz:

6,05N / 2 (porque a semionda positiva, a 1.100Hz, funciona só a metade do tempo) = 3,025N – para frente;

1,21N / 2 (porque a semionda negativa, a 220Hz, funciona só a metade do tempo) = 0,605N – para trás;

Somdutância:

3,025N – 0,605N = 2,42N, para frente, o que significa que a aceleração do Aparato já não será bem 1m/s2, e sim 0,806m/s2.

Como é possível perceber, para que a propulsão a som do Aparato 1 funcione, não é necessário a presença de ar, atmosfera, ou qualquer outro meio; o som, neste caso chamado Somdutância, se propaga pelo próprio dispositivo em vibração. Como este dispositivo (no caso o cone de um alto-falante) vibra com as características de onda da ilustração acima, e, ao mesmo tempo gira, ocorrerá o surgimento de força centrífuga, unidirecional, que, neste caso, sendo produzida através de um dispositivo acústico, mereceu o nome de propulsão a som. Portanto, ela também funcionará no vácuo. Pensem naqueles experimentos e levitação acústica que tem vídeos no youtube, mas, ao invés de tais dispositivos aplicarem as ondas sonoras num objeto alheio, aplicam as ondas sonoras sobre si mesmos. É algo semelhante. No entanto, eu só vim conhecer a existência da levitação acústica após a idealização da propulsão a som. Esta é, na verdade, uma forma branda de controle da inércia.

Então, por enquanto é isso.

Gerson de Morais

http://www.gdmlulzcinetica.wordpress.com/
"Estamos todos de acordo em que a sua teoria é absurda. No entanto, o problema que divide nossas opiniões é: possui a dose suficiente de loucura para chegar a ser correta?"
Niels Bohr
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Re: Levitação acústica

Mensagem por Cavaleiro »

Gerson de Morais, duas coisas;
1ª - O link que coloca no fim dá erro. Diz que não existe.

2ª - Porque não procura ajuda estatal para desenvolver as suas ideias? Colocá-las aqui não é um risco? Imagin e que alguém as vê, tem capacidade para as desenvlver e as patenteia como suas? O senhior acaba prejudicado...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Gerson de Morais
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:45

Re: Levitação acústica

Mensagem por Gerson de Morais »

Desculpe, o link estava errado. O certo é: www.gdmluzcinetica.wordpress.com

Bom, digamos que o Aparato 1 seja só um "aperitivo", pois no total são 8 Aparatos diferentes. E isso é só o começo...
"Estamos todos de acordo em que a sua teoria é absurda. No entanto, o problema que divide nossas opiniões é: possui a dose suficiente de loucura para chegar a ser correta?"
Niels Bohr