Noc: A baleia-branca capaz de imitar a voz humana

Massiva quantidade de vídeos mostrando supostas aparições de naves e EBEIs circulam pela rede diariamente. Este setor é voltado a postagem e discussão destes.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Noc: A baleia-branca capaz de imitar a voz humana

Mensagem por Euzébio »

Noc: A baleia-branca capaz de imitar a voz humana.

Sem dúvida, um dos grandes mistérios da ecolocalização é a capacidade de golfinhos e baleias-brancas para interagir com os seres humanos, sem que, por vezes, como se irá expor neste artigo, o ser humano seja capaz de compreender a criaturas tão inteligentes. Em artigos anteriores, examinamos as habilidades destes mamíferos ancestrais e vimos como seu cérebro é mais desenvolvido do que o nosso. O fato de eles não terem habilidades em seus membros, não significa que não tenham desenvolvido um complexo sistema de inteligência muito mais sofisticado do que o nosso.

Em particular, o caso mais avançado é o de NOC, a baleia-branca macho que conseguiu imitar a fala humana com complexos sons que sugerem pensar que procura se comunicar conosco.

Em 1984, os cientistas do Marine Mammal National Foundation, em San Diego, começaram a investigar os ruídos incomuns emitidos por baleia-brancas e golfinhos para a comunicação a longas distâncias. As gravações resultaram semelhantes a duas pessoas que conversavam a distância, mas em uma freqüência diferente da dos seres humanos, sem que os pesquisadores fossem capazes de compreendê-los.

Desde então, tomaram como referência no rastreamento de Noc, um exemplar masculino de baleia-branca que decidiram analisar e estudar interagindo com seus cantos e seu sistema de comunicação.

A descoberta de Noc foi acidental, já que os mergulhadores chegaram a pensar que se tratava de algum colega de mergulho que estava falando em uma linguagem ininteligível, mas ao mesmo tempo estranhamente humana.

A análise dos estalidos de Noc revelou um ritmo semelhante ao diálogo humano. As gravações foram analisadas em detalhes, e revelaram freqüências semelhantes à fala humana, mas repleta de oscilações harmônicas que lhe permitiam viajar milhares de quilômetros no oceano. As frequências de Noc diferiam em várias oitavas mais graves em comparação ao típico canto de golfinhos e baleia-brancas. Na verdade, assemelhava-se mais com a linguagem humana.

Em seguida, reproduzimos o canto de Noc.
[youtube][/youtube]

e o som de uma outra, para comparar...

[youtube][/youtube]

Existem vários estudos científicos recentes que se têm realizado sobre a vocalização humana de Noc, sem que até a presente data se tenha sido capaz de decifrar-se sua linguagem. Embora até hoje, a maioria dos estudos científicos sobre o assunto especulam com a hipótese de mímica dos sons humanos, o fato é que o argumento da imitação não resulta convincente, mas sim a capacidade de tentar comunicar-se espontaneamente com os seres humanos.

Além disso, estudos recentes sobre a inteligência dos golfinhos e baleias-brancas, mostram que ainda estamos longe de compreender o alcance da inteligência destes mamíferos que definitivamente nos levam milhões de anos de vantagem.

De fato, o estudo de golfinhos e baleias-brancas, é um dos principais paradigmas nas mudanças do conceito de inteligência na neurociência contemporânea.

(fonte:StarViewer)
Ad Honorem Extraterrestris