Ufo em Hessdalen - 4 de Dezembro de 1999

Massiva quantidade de vídeos mostrando supostas aparições de naves e EBEIs circulam pela rede diariamente. Este setor é voltado a postagem e discussão destes.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Ufo em Hessdalen - 4 de Dezembro de 1999

Mensagem por Kosmus15 »

Um vídeo muito interessante.

[youtube][/youtube]


Aqui tem informações a respeito:
http://www.hessdalen.org/station/1999/991204.shtml


E aqui tem mais vídeos oficiais do Project Hessdalen:
http://www.hessdalen.org/film/



O que eu achei mais interessante é a possibilidade de acompanhar todo o "movimento" por câmeras ao vivo disponibilizadas no site.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muito bom!
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Desculpem-me mas não consigo ficar calado neste caso...

Eu digo que se trata das luzes de um avião acima das nuvens que iluminam as nuvens abaixo dele.
Reparem que a luz parece dançar. É o indicio característico da luz incidente a iluminar as "deformações" da superficie da nuvem "acompanhando-as"...

Mas o mais interessante é que o vídeo acaba exactamente na altura em que começa a aumentar de tamanho e a permitir assim uma possível, identificação...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Cavaleiro, eu acho a sua ideia válida, porém penso ser pouco provável aeronaves operando "dentro" do vale onde está montado uma das bases de pesquisa do Project Hessdalen. Creio que seria uma falha grave, da parte dos responsáveis pela projeto, classificar um vídeo como "avistamento positivo", sem ao menos checar o tráfego aéreo na região no momento da aparição dessa "luz".

Veja este vídeo a partir de 4:27 :

[youtube][/youtube]

Nele é possível ver um pouco mais claramente a mesma aparição mostrada no outro vídeo.


No vídeo seguinte, a partir de 6:33, é possível assistir a explicação de um dos responsáveis do projeto sobre os elementos químicos identificados a partir do espectro óptico das luzes:


[youtube][/youtube]


No vídeo diz que o espectro óptico indica que a luz contém elementos como oxigênio, nitrogênio e silício. Mas surpreendentemente encontraram traços de escândio, um material muito resistente usado na construção de caças soviéticos. Tal elemento só é encontrado na Escandinávia.
Apesar de tudo, parece que os pesquisadores acreditam que esse fenômeno seja uma espécie de "energia" desconhecida que poderá ser muito útil se compreendida. Parece que não creem muito na hipótese ''alienígenas". Porém, muitos moradores das cidades próximas relatam avistamentos de naves e outros objetos sólidos.
Avatar do usuário
flasht
Mensagens: 547
Registrado em: 12 Ago 2006, 20:16
Localização: Natal - RN

Mensagem por flasht »

Cavaleiro escreveu: Mas o mais interessante é que o vídeo acaba exactamente na altura em que começa a aumentar de tamanho e a permitir assim uma possível, identificação...
Não creio, simplesmente a luz ia sair do foco da câmera, como esta esta parada não teria como acompanhar mais
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Kosmus15 escreveu:... porém penso ser pouco provável aeronaves operando "dentro" do vale onde está montado uma das bases de pesquisa do Project Hessdalen.
Kosmus, a minha análise não é para deitar abaixo. É apenas para abordar o outro lado da questão OVNI, aquela que muitos dos "aficionados" nunca abordam. O lado das explicações lógicas.

Eu estou a referir-me a este caso especifico. O da luz.
Kosmus, antes de mais estes vídeos foram feitos numa altura (1999) em que a ovnilogia estava na "moda" depois de uma década de vagas de observação. A validação de observações era essencial para a aceitação do fenómeno como válido.
Quantas más interpretações não foram feitas, quantas não são hoje em dia feitas e quantas investigações são mal feitas entre outras coisas porque os investigadores metem na cabeça a origem "inequívoca" do fenómeno e páram aí a investigação?

Por outro lado o Projeto Hessdalen não é um projecto secreto ou uma Área 51 que não possa ser sobrevoada.
Por acaso é referido que a equipa verificou o tráfego aéreo? Será que se as aeronaves forem militares elas reveladas aos investigadores?
Agora que vi o vídeo mais completo, mais convencido fiquei na forte possibilidade de se tratar de uma aeronave.
E creio que a equipa não verificou o tráfego aéreo pela simples razão de que considerou a luz como sendo de origem extraterrestre...
Kosmus15 escreveu:... No vídeo diz que o espectro óptico indica que a luz contém elementos como oxigênio, nitrogênio e silício. Mas surpreendentemente encontraram traços de escândio,...
O ar é, entre outros elementos, composto por oxigénio e nitrogénio. O silício é o 2º elemento mais abundante na Terra por isso não admira que ele aparece pois as suas partículas podem estar em suspensão por causa dos ventos.
O escândio, sendo também um elemento que só existe na Escandinávia e Madagáscar pode aparecer em análises devido ao mesmo factor… vento…
Mas para análise deste “mistério” era necessário a apresentação da quantidades encontradas para se poder analisar devidamente a importância dos elementos no meio ambiente.

Kosmus, o projecto é um óptimo projecto. Mas não me parece que os resultados sejam suficientemente animadores se tivermos em conta o tempo em que ele está em funcionamento e os resultados (fenómenos) observados.

Mais uma vez, não estou a tentar diminuir a importância desse projecto, coisa que aliás eu gostava de conseguir fazer me Portugal em alguns hotspot. No entanto não devemos forçar os resultados e sinceramente parece-me que é isso que acontece.

Eu podia ser mauzinho e relacionar o tempo do projecto com os fundos que ele recebe e fazer algumas conclusões. Mas não consegui encontrar qualquer indico sobre quem ou como é financiado o projecto.
Uma coisa é certa. Para um projecto se manter em funcionamento com fundos são necessários resultados. Nada melhor que umas luzes no céu “estudadas” profundamente e com resultados prometedores para garantir esses fndos.

Mais uma vez, apenas estou a comentar.
Mas que querem? Gato escaldado em água quente, de água fria tem medo, e já vi tanta trapaça que fico de pé atrás com alguns indícios.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Cavaleiro, realmente pelo tempo de funcionamento do projeto, os resultados são ínfimos. Porém, continuo a acreditar que essa luz do vídeo não se trate de uma aeronave.
O interessante é que há desses fenômenos em outros locais.

Há em Marfa nos Estados Unidos, por exemplo :

[youtube][/youtube]


As hipóteses mais aceitas para as luzes em Hessdalen são piezoeletricidade de rochas específicas da região ou a ionização do ar e do pó por partículas alfa.
Eu cheguei a pensar que se tratava de fogo-fátuo, mas pelo tempo de duração não é o que parece.


Em relação ao orçamento, não tenho certeza, mas parece-me que o projeto é mantido com a verba do departamento de pesquisas da Universidade de Ostfold em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisas da Itália.
Creio que dinheiro para investir em pesquisas não seja um problema para a Noruega. Talvez seja por isso que eles ainda mantêm o projeto.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Mais uma vez digo que estamos neste momento a debater o caso das luzes em Hessdalen. Não podemos demonstrar um fenómeno através de outro com características diferentes.
Kosmus15 escreveu:... Porém, continuo a acreditar que essa luz do vídeo não se trate de uma aeronave.
Não basta acreditar apenas por acreditar.
Na ovnilogia devemos acreditar pelos indícios que são apresentados ou então a ovnilogia torna-se numa religião. Aliás, quase parece ser assim neste momento. Mas isso é outro assunto.

Porque é diz que acredita que não e uma aeronave? Apenas porque sendo uma luz estranha e sabendo nós que os OVNIs existem pode-se depreender que se trata de um disco voador (é disso que estamos a tratar, certo)?

Então e as grandes semelhanças entre o observado e a reflexão de luzes de aviões na superficie das nuvens? Será que isso não é plausível?
Há algum padrão de voo que fuja ao convencional?
Curvas a 90 ou 180º?
Aumentos bruscos de velocidade?
Julgo que não.

Como já vi em vídeo (que não encontro) algo semelhante ao apresentado inclino-me mais para que a luz tenha sido a de um avião do que um disco voador (digamos assim de uma forma simplória).

Mas é evidente que o senhor deve ficar com a sua opinião se a que transmiti não lhe oferece garantias de ser plausível.

Quanto aos outros fenómenos, eles devem ser analisados individualmente.

Por exemplo no filme que apresenta, às tantas é referido que era impossível determinar a distância das luzes mas que umas pareciam estar nas montanhas e outras ao nível do solo.
Que raio, será assim tão difícil desconfiar que se as luzes parecem estar ao nível da montanha ou ao nível do solo… que possa tratar-se actividade humana? Luzes de viaturas por exemplo?
Mas aprofundando um pouco ais verificamos que à volta de Marfa há 3 aeroportos (ou pistas de aviação).
A primeira a 22 Km, a SE - 30° 8'58.45"N 103°53'34.72"W
A segunda a 6,7 Km, a N - 30°22'6.97"N 104° 1'1.90"W
E a terceira a 33,5 km, a ENE - 30°22'59.95"N 103°40'58.59"W

Porque não poderia tratar-se de movimentações aéreas?
Claro que estou apenas a colocar possibilidades e não certezas, mas eram estas possibilidades que os investigadores deveriam ter ido procurar.
Infelizmente mais uma vez estamos perante um trabalho de investigação incompleto porque o seu aprofundamento poderia trazer à luz factos que desmontariam a teoria principal. A dos “discos voadores”.

Para acabar a questão do orçamento não foi uma acusação, claro, apenas um pormenor para reflexão.
Este pormenor pode ajudar à compreensão do porquê de muitas das luzes não serem totalmente analisadas e tão depressa difundidas na comunicação social.
Para bom entendedor…
Kosmus15 escreveu:Creio que dinheiro para investir em pesquisas não seja um problema para a Noruega. Talvez seja por isso que eles ainda mantêm o projeto.
Kosmus, no que toca a dinheiro os países escandinavos não brincam em serviço. São muito criteriosos nos gastos. Se eles desconfiam que o dinheiro não está a ser canalizado para a pesquisa ou que é mal aproveitado, com um pouco de sorte os intervenientes np projecto acabam atrás das grades.

Mais uma vez Kosmus, o que escrevi é apenas uma pequena reflexão sobre estes acontecimentos, analisados por mim sem tomar partidos por qualquer dos lados.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


A julgar pelo comportamento da luz aposto que se trata de um raio ou relâmpago globular; ou seja, um punhado de plasma ou gás ionizado. Essa me parece a hipótese mais plausível.
Sem desmerecer, é claro, a opinião dos colegas.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Cavaleiro escreveu:
Kosmus15 escreveu:... Porém, continuo a acreditar que essa luz do vídeo não se trate de uma aeronave.
Não basta acreditar apenas por acreditar.
Na ovnilogia devemos acreditar pelos indícios que são apresentados ou então a ovnilogia torna-se numa religião. Aliás, quase parece ser assim neste momento. Mas isso é outro assunto.


Na verdade eu não acredito porque realmente não me parece ser.
Desculpe-me Cavaleiro, mas não consigo relacionar essas luzes à uma aeronave. Posso imaginar que seja algum fenômeno atmosférico, piezoeletricidade ou até mesmo uma sacola fosforescente voadora, mas uma aeronave não me parece ser.

Cavaleiro escreveu: Porque é diz que acredita que não e uma aeronave? Apenas porque sendo uma luz estranha e sabendo nós que os OVNIs existem pode-se depreender que se trata de um disco voador (é disso que estamos a tratar, certo)?
Cavaleiro, a luz parece estar abaixo das nuvens, repare como no começo do vídeo a luz se "destaca" em relação às partes mais claras (sem nuvens) ao fundo.
Repare também que, no início do vídeo, a luz, ao se "destacar" da parte clara no céu, sugere que, exatamente nesse ponto, a luz está abaixo das nuvens, pois não tem nada entre ela e a parte clara. Outro ponto em relação à aeronaves, é o uso obrigatório de strobos, eu não consigo ver nenhum e, além do mais, nas condições climáticas aparentemente ruins, seria indispensável o uso dos mesmos. Porém não deve-se esquecer que os "faróis" de uma aeronave são direcionados para frente e não há nenhum "sistema de iluminação constante" na parte inferior da mesma. A única iluminação utilizada na parte inferior (apontadas para baixo) são strobos, assim como na parte superior. Eu iria dizer algo sobre a velocidade de deslocamento da luz em relação aos "extremos" da área capturada em vídeo, mas seria muito impreciso e soaria como uma sugestão tendenciosa demais. Eu também poderia mencionar o fato do padrão luminoso não se alterar, mesmo alternando entre zonas claras e escuras do céu, mas também seria imprecisão da minha parte.
Cavaleiro, eu não estou afirmando nada, apenas expondo meu ponto sobre o vídeo. Não quero que pense que sou um lunático que vê alienígenas em tudo.

Cavaleiro escreveu: Então e as grandes semelhanças entre o observado e a reflexão de luzes de aviões na superficie das nuvens? Será que isso não é plausível?
Há algum padrão de voo que fuja ao convencional?
Curvas a 90 ou 180º?
Aumentos bruscos de velocidade?
Julgo que não.
Bem, não é necessário um aparelho demonstrar toda sua capacidade para provar que realmente é um aparelho. Em muitos dos relatos que lemos e conhecemos, as luzes não ficam necessariamente "loucas" no céu, fazendo curvas de 90º e desafiando as leis da física.
Creio que esse seja um ponto importante. Às vezes estamos estudando um fenômeno e, ao mesmo tempo, esperando que tal coisa seja algo extremamente "fora de série". Talvez não seja assim.
Editado pela última vez por Kosmus15 em 10 Mai 2013, 11:14, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:...A julgar pelo comportamento da luz aposto que se trata de um raio ou relâmpago globular;...
Inicialmente pensei nisso mas não sei até que ponto um raio desses se deslocaria uma distancia tão grande tendo em conta que eles são no fundo causados pela ionização do ar num determinado local.
Os raios globulares que tenho visto (em vídeo) estão geralmente estáticos e quando se deslocam fazem-no em pequenos trajetos e desaparecem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_globular
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Cavaleiro escreveu:
Alexandre escreveu:...A julgar pelo comportamento da luz aposto que se trata de um raio ou relâmpago globular;...
Inicialmente pensei nisso mas não sei até que ponto um raio desses se deslocaria uma distancia tão grande tendo em conta que eles são no fundo causados pela ionização do ar num determinado local.
Os raios globulares que tenho visto (em vídeo) estão geralmente estáticos e quando se deslocam fazem-no em pequenos trajetos e desaparecem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_globular
Para ionizar o ar é necessário uma temperatura (ou campo elétrico) muito alta mesmo após saírem para a atmosfera,
ou seja, o tempo de deslocamento e duração dependeria exclusivamente da fonte de energia que o esteja mantendo ionizado.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Cavaleiro escreveu: Inicialmente pensei nisso mas não sei até que ponto um raio desses se deslocaria uma distancia tão grande tendo em conta que eles são no fundo causados pela ionização do ar num determinado local.
Os raios globulares que tenho visto (em vídeo) estão geralmente estáticos e quando se deslocam fazem-no em pequenos trajetos e desaparecem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_globular
...


Pois é cavaleiro, me baseio justamente na informação da ""wiki"" :D , que diz:-
...É um fenómeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.

Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio. ...
São características muito relatadas nas observações de ovnis tidos como extraterrestres.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:São características muito relatadas nas observações de ovnis tidos como extraterrestres.
Mais um motivo para termos muito cuidado quando dizemos que algo é um OVET.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte. Há relatos em cidades do interior em que as pessoas afirmam ter visto um globo de fogo nas ruas.
Essa parte me lembrou a Operação Prato.


A sugestão de Stephen Hughes é bem fundamentada. Explica muita coisa, porém é aceita apenas até o momento onde não há detecção de objetos por radar. E também, para haver o fenômeno, é preciso haver nuvens.
...É um fenómeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.

Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio. ...
Gostaria muito de ler o trabalho acadêmico que determinou o cheiro característico de enxofre e a velocidade de 100km/h, mas não encontrei em lugar algum.
Se alguém tiver o link, por favor me envie...
Editado pela última vez por Kosmus15 em 10 Mai 2013, 14:08, em um total de 1 vez.