Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Mensagem por lulu »

Trata-se de uma preocupação que ronda a cabeça de muitos cientistas e pessoas comuns. Eu mesmo temo pela possibilidade de uma raça alienígena violenta nos encontrar e nos destruir. Mas será que tal preocupação não é parte da paranoia do pós-guerra e dos filmes de ficção que narram estórias em que a Terra é invadida e sua população dizimada?

Filmes mais conhecidos nesta linha:
Guerra dos Mundos;
Independence Day;
A Invasão (com Charlie Sheen);
Os invasores (série);
MIB - Homens de preto;
Skyline - A Invasão;
Invasão do Mundo - Batalha de Los Angeles;
Marte Ataca;
Fogo no Céu;
O dia em que a Terra parou;
Sinais;
Prova Final;
Cowboy e Aliens;
Eles Vivem;
Vampiros de Almas;
The Darkest Hour;
Battleship - A Batalha dos Mares.
Plano 9 do Espaço Sideral;
No limite do amanhã;
Transformers;
Alien vs Predador;
Etc....

Pela quantidade de títulos sobre o assunto vê-se que trata-se de um medo que povoa a mente popular. Alguns cientistas levam isso muito a sério e propõe soluções.

Sobre este risco veja a matéria abaixo:

http://super.abril.com.br/ciencia/como- ... alienigena

http://oglobo.globo.com/sociedade/cienc ... a-15328107

http://www.dn.pt/ciencia/interior/mensa ... 99346.html

Seria um medo real ou paranoia?
Será que já vieram?

Afinal, para que raças capazes de viajarem centenas de anos luz precisam de um planetinha distante e cheio de problemas? Este pensamento final leva-me a conclusão de que seria pouco provável uma raça alinígena nos invadir. Se podem viajar centenas de anos luz, podem ir a qualquer lugar do universo e talvez até preparar um planeta inteiro como Marte ou Venus para habitarem. Também seria desnecessário invadir o planeta em busca de recursos minerais se isso pode ser obtido em asteróides, cometas e planetas desabitados. Acredito que no futuro, quando pudermos nos deslocar com facilidade pelo espaço, a mineração ficará proibida na Terra e será feita nos outros astros não habitados onde poderemos destruí-los a vontade.

Mas algumas coisas poderão interessá-los por aqui. A vida existente no planeta terra. Material genético. Sementes, semens, óvulos, moléculas, etc. Como obtê-los? Coleta e abdução...

Outras coisas que nem suspeitamos podem ser valiosas. Almas, energia espiritual... Como obtê-los? Religião...

Será que esconder a Terra de uma tecnologia superior é possível? Ou será como apagar fogueiras...
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Mensagem por Euzébio »

Acredito que o planeta Terra seja muito valioso, pela sua carga genética, múltipla diversidade de espécies vivas, além de elementos químicos valiosíssimos.

Acredito também que temos uma proteção para nós desconhecida, que nos impede de sermos saqueados, usurpados e destruídos por raças alienígenas hostis.

É o que eu acredito...
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Re: Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Mensagem por jeff »

Taí uma questão sobre a qual não tenho uma opinião bem formada. Olhando pra nós, com todos os nossos problemas, ainda assim sou otimista. Acho que a exploração espacial procura tomar cuidados para não contaminar demais o ambiente visitado. De forma que tentaríamos preservar - de nós mesmos - formas de vida alienígenas eventualmente encontradas. Por interesse científico. Mas também fruto de um sentimento de solidão que assola a humanidade e a faria sentir-se responsável.

Mas num universo hipotético onde diversas civilizações já se conhecessem e nos conhecessem, ainda não não as conheçamos, acho que a dinâmica poderia ser outra. Se convivêssemos com muitas outras civilizações, sabendo disso, talvez nosso comportamento também fosso outro. Não mais esse baseado na solidão. Talvez fosse mais do interesse e competição...

Mas está tudo no campo das hipóteses...
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Re: Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Mensagem por Cavaleiro »

Esconder a Terra... que ideia espatafúrdia...
Antes de mais porque não temos tecnologia para tal. Depois porque uma civilização avançada que domina as viagens interplanetárias e intergalácticas deve ter a capacidade suficiente para descobrir corpos celestes (ou os corpos celestes que quer descobrir) através de meios por nós ainda não imaginados.
Deveríamos sim, preocupar com outros valores mais altos e deixarmos de pensar apenas no nosso umbigo.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Re: Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Mensagem por lulu »

Na reportagem abaixo há uma explicação mais esclarecedora sobre uma das formas de esconder a Terra dos ets. Este modelo aplica-se somente quando eles buscam pelo sistema de trânsito planetário, o único que conhecemos para buscas interestelares. Outros modelos de busca exigiriam novos modelos, mas se foi possível encontrar para este, certamente encontrarão uma forma de anular buscas mais sofisticadas quando soubermos como elas funcionam. Sempre haverá uma raça mais evoluída capaz de driblar camuflagens, mas o importante seria evitarmos os ets violentos.

Surge então mais uma pergunta. Estariam os ets se escondendo de nós?

fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 50oGrXpyuQ
Lasers podem esconder a Terra dos ETs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2016
Lasers podem esconder a Terra dos ETs
Os telescópios terrestres usam lasers em seus sistemas de óptica adaptativa, que permitem anular o tremeluzir da luz das estrelas causado pela atmosfera. Esses lasers têm potências de cerca de 20W.[Imagem: ESO/G. Hüdepohl]

Trânsito invertido

Há cerca de duas semanas, dois astrônomos alemães anunciaram uma técnica promissora para encontrar civilizações alienígenas.

A abordagem envolve a técnica do trânsito planetário, o momento em que um planeta, do ponto de vista da Terra, passa em frente à sua estrela, permitindo que os instrumentos humanos o detectem. Invertendo o raciocínio, para procurar pelos ETs, e eventualmente falar com eles, podemos pesquisar mais detalhadamente justamente os sistemas estelares cujos eventuais habitantes possam estar nos vendo em um determinado momento usando a mesma técnica.

Agora, outros dois astrônomos anunciaram uma técnica para tentar justamente evitar que outras civilizações alienígenas possam nos detectar pela técnica de trânsito planetário.

A preocupação é que outras civilizações avançadas possam ser hostis e fazerem conosco exatamente o que, por exemplo, os europeus fizeram quando vieram para as Américas.

Laser para nos esconder dos ETs

David Kipping e Alex Teachey, da Universidade de Colúmbia, nos EUA, propõem usar um laser para anular a variação no brilho que a Terra gera na luz do Sol, impedindo que os telescópios dos ETs nos localizem.

Do ponto de vista de um sistema estelar específico, a Terra passa apenas 10 horas por ano cruzando à frente do Sol. Assim, bastaria disparar um laser de 30 MW em determinados comprimentos de onda na direção da estrela durante essas 10 horas, cancelando a variação no brilho do Sol gerado pela sombra da Terra.

Já uma camuflagem cromática, eficaz em todos os comprimentos de onda, exigiria uma multiplicidade de lasers com emissão ajustável com uma potência total de 250 MW.

"Alternativamente, poderíamos encobrir apenas as assinaturas atmosféricas associadas com a atividade biológica, tais como o oxigênio, o que é possível com uma potência de pico de laser de apenas 160 kW por trânsito. Para outra civilização, isso deve fazer a Terra parecer como se a vida nunca tivesse se desenvolvido em nosso mundo," disse Alex.
Lasers podem esconder a Terra dos ETs
A técnica do trânsito planetário explora a variação de brilho na estrela quando um planeta passa à sua frente. [Imagem: NASA/Axel Quetz(MPIA)]

Proteção para o futuro

O grande inconveniente da técnica é a direcionalidade. Embora os dois pesquisadores ressaltem que é muito pouca energia para uma camuflagem que poderia nos salvar da extinção, esse seria o gasto para cada sistema estelar do qual pretendemos nos esconder.

Além disso, tudo isto vale para os ETs que começarem a nos procurar pela técnica do trânsito planetário no futuro, quando a luz dos lasers chegar ao seu sistema planetário.

As estrelas mais próximas de nós estão a apenas 10 a 20 anos-luz de distância, mas o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra na zona habitável que descobrimos está a 500 anos-luz da Terra. E o tamanho total da Via Láctea ainda é objeto de controvérsias, mas os cálculos variam entre 100 e 150 mil anos-luz.

Olha nós aqui

Para aqueles mais entusiasmados em encontrar os ETs do que em se esconder deles, vale notar que a técnica pode ser usada de outra forma, justamente para chamar a atenção dos alienígenas.

Para isso, durante o trânsito os lasers poderiam ser usados para modificar a forma como a luz do Sol diminui durante a passagem da Terra à sua frente para tornar essa variação obviamente artificial, o que sinalizaria nossa existência.

Os dois autores reconhecem essa possibilidade e até mesmo sugerem que os feixes de laser poderiam transmitir informações, proporcionando um meio de comunicação de longo alcance.
Bibliografia:

A Cloaking Device for Transiting Planets
David M. Kipping, Alex Teachey
Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
DOI: 10.1093/mnras/stw672
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Re: Devemos nos preocupar em esconder a Terra dos Ets?

Mensagem por Cavaleiro »

O sistema é visivelmente inadequado para o que se pretende. Desde logo porque mais uma vez, os nosso cientistas (ou estes cientistas) baseiam as suas técnicas nos nossos conhecimentos e esquecem-se que uma civilização avançada tem outros métodos bem mais avançados, como aliás referi em cima.

Depois há uma questão nesta técnica e que escapa a estes cientistas. Nós nas Forças Armadas temos métodos de vigilância do campo de batalha... e de contra vigilância, claro.
E um dos princípios fala em meios activos e meios passivos.
Um meio activo é aquele que para funcionar necessita de uma fonte de emissão de algo para esse algo ser detectado por um aparelho. Exemplos: Radar (emite ondas rádio que são detectadas por antena de radar), a luz infravermelha (emite luz, embora invisível aos nosso olhos, mas que é detectada por aparelhos próprios), o sonar e outros.
Os meios passivos são aqueles que detectam ondas do especto electromagnético sem necessitarem de uma fonte de emissão dessas ondas. Por exemplo, aparelhos intensificadores de imagem, que são aparelho de visão nocturna que aumentam a intensidade luminosa existente até centenas de milhares de vezes ou seja, esses aparelhos transformam um fotão de luz e multiplicam-no em centenas de milhares de outros e assim aquilo que parecia escuro de repente fica visível. Por exemplo, estes aparelhos conseguem detectar fontes infra-vermelhas, fontes de calor, etc.
E o que é que isto tem a ver com o que é noticiado??? É que o laser é para todos os efeitos um meio activo, seja ele em luz visível seja ele em luz infra-vermelha. Logo, qualquer outra civilização consegue detectar a emissão e assim detectar o planeta...
Por isso esconder o nosso planeta dos olhos dos extraterrestres, agora, não vai ser fácil para nós e vai ser uma fonte de anedotas pela nossa galáxia relativamente aos Ets que nos observam...

Mantenho... que ideia espatafúrdia!!!!!
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão