Flashes num Céu Noturno

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

Fiz um desenho do Contato, de como o vi da varanda do apartamento onde moro, na Zona Oeste de São Paulo (Butantã):

Imagem
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio escreveu:Era um OVNI, tenho certeza!...
Ou um drone??? Hoje em dia começa a ser usual (digo eu). Mas também dou esta hipóteses sem muita convicção. Apenas uma tentativa de encontrar uma explicação...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

Sim, já me levantaram esta hipótese.

O que me intriga é as luzes se apagarem num piscar de olhos (o que não anula a hipótese de ser um drone).

Sei lá, mas vou continuar de olhos pregados no céu para ver se o vejo mais vezes...
Ad Honorem Extraterrestris
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Alexandre »

...

OVNI, com certeza :thumleft:
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

Vídeo com luzes parecidas com as que eu vi (exceto as luzes vermelhas centrais):

https://www.youtube.com/watch?v=rOOyXHb2Dp4
Ad Honorem Extraterrestris
gregpoulsen
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Set 2019, 08:02

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por gregpoulsen »

Per riconoscere questi flash nel cielo notturno, hai sicuramente bisogno di una fotocamera professionale. Penso che senza di essa, tutti i tentativi di capire cosa hai veramente visto nel cielo notturno sono assolutamente uniformi. ci sono telecamere speciali per tali casi. Ti consiglio di fare conoscenza
Editado pela última vez por gregpoulsen em 12 Set 2019, 08:36, em um total de 2 vezes.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

De fato, muito bom mesmo. Uma pena que a maioria dos links já não existe mais...
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Euzébio »

gregpoulsen escreveu: 11 Set 2019, 08:03 Per riconoscere questi flash nel cielo notturno, hai sicuramente bisogno di una fotocamera professionale. Penso che senza di essa, tutti i tentativi di capire cosa hai veramente visto nel cielo notturno sono assolutamente uniformi. ci sono telecamere speciali per tali casi. Ti consiglio di fare conoscenza
Grazie per la punta, amico! Ma una macchina fotografica sarebbe utile solo se facessi un veglia notturno. In questo caso, stavo solo scappando dal caldo che era in casa...

:oops:
Ad Honorem Extraterrestris
Mazocco
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jan 2020, 04:55

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Mazocco »

Olá pessoal, como estão todos? Me desculpem por desenterrar um tópico tão antigo mas eu não tive outra alternativa! Resumindo, tenho 26 anos e sou fascinado pelo céu a pelo menos 9 anos. Já vi de tudo um pouco nesse infinito céu noturno a ponto de saber o que são satélites, balões meteorológicos, meteoros "firebals" e tbm sei que só é possível observar satélites um pouco depois do por do sol e algumas horas antes do sol nascer, mais conhecido como cone de sombra da terra. Nos últimos dias estou vendo esses "flashs" no céu em horários que variam entre 12:00 até às 4:00 da manhã, é exatamente como nosso amigo relatou ter visto, vejo um flash que as vezes varia de intensidade e muda sutilmente de lugar, com intervalos de 10 a 20 segundos. Confesso que estou quebrando a cabeça tentando achar uma explicação lógica para esse fenômeno mas quanto mais eu penso mais louco eu vou ficando rsrsrs. Se alguém tiver alguma idéia do que possa ser por favor me ajudem! Fiquei feliz em saber que não sou o único a ver! Meu último avistamento foi na madrugada de hoje 19/01/20 as 03:45 ao lado da constelação de Orion, mas quase sempre aparecem ou piscam em lugares diferentes com magnitude variada de forte a fraca intensidade. Se alguém puder me dar uma "luz" eu agradeço rsrsrs. Abraços a todos.
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por jeff »

O amigo não precisa pedir desculpas por "desenterrar" um tópico não! Nosso Fórum existe pra isso mesmo 😉

A questão da reflexão dos satélites ficou um pouco mais complexa desde que foram lançados os primeiros Iridium e agora ainda mais com a invasão dos Starlinks da SpaceX, ambos notavelmente reflexivos. Veja essa matéria da BBC que traz uma imagem de um "trem" de satélites sendo liberados ainda em órbita muito baixa e totalmente visíveis aproximadamente às 23h da noite!

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50931240

Estão acontecendo debates acalorados a respeito, já que a SpaceX tem planos de chegar a 30 mil satélites! (Mais aqui: https://www.space.com/spacex-starlink-satellites.html)

Então, a questão do cone de sombra parece ter aí um bypass...

Não quero com isso refutar completamente a possibilidade de que você esteja vendo algo fora do comum. De fato, há duas semanas eu mesmo presenciei um desses flashes descrevendo um arco relativamente grande no céu, com brilho bem intenso, mas uma velocidade aparentemente incompatível com um meteorito. Era tão esbranquiçado, uniforme e relativamente lento que só pude pensar em satélite, mesmo que a checagem pelos sites mais comuns de rastreamento não indicasse ser nenhum satélite dentre os já bem conhecidos. Mas não sei se os Starlinks, ou novos projetos militares secretos, já estão todos catalogados, e já foram lançados uma porção deles... Pena que no tempo em que peguei o celular e demorei para ajustar o zoom (o brilho era grande, mas não mais do que duas vezes o da maior estrela visível), ele simplesmente desapareceu. Não deu tempo 😔

De qualquer forma, tenho pra mim que registrou uma trajetória retilínea e com velocidade uniforme já dá para incluir no pacote de fenômenos comuns: mesmo que não seja, se parece muito com um e não conseguimos provar nada além disso...

No entanto, manobrou, fez deslocamentos bruscos, mudou de forma ou qualquer coisa incompatível com o senso comum, bora catalogar como OVNI de origem desconhecida! 😉

E aí, como será que a gente cataloga o que você viu?

Abraço,
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
Mazocco
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Jan 2020, 04:55

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Mazocco »

Obrigado pela resposta Jeff!

"De qualquer forma, tenho pra mim que registrou uma trajetória retilínea e com velocidade uniforme "

Acontece que não tem nenhuma trajetória! Elas "piscam" quase sempre no mesmo lugar! Uma hora mais pra cima, outra mais ao lado mas sem nenhuma trajetória aparente! Aquela foi a última vez que vi. Voltei a olhar quase sempre no mesmo horário e lugar mas não vejo mais nada! Provavelmente como vc disse deve ser algum satélite não catálogado ou projeto militar. Forte abraço amigo!
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por jeff »

Vocês viram a matéria que postamos no Portal ontem? Por acaso os flashes seriam similares? Tem video no post...

https://www.vigilia.com.br/depois-do-ba ... -alvoroco/

Buscando no Facebook e Twitter também é possível de encontrar dezenas de testemunhas e vários outros vídeos...

Lembrei deste tópico assim que coloquei no ar a matéria...
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por Alexandre »

...


Boa noite a todos.
Os flashes que eu citei são, eu diria, mais sutis.
Diferentemente desses aí do vídeo, que piscam de maneira frenética.
Os que eu vi, anos atrás eram quase que imperceptíveis na verdade. Só os vi porquê estava a olhar atentamente o céu a procura exatamente de algo relativo à onda que acontecia naquela época.
Aproveitando, só pra não perder o costume, :wink: ..a mais ou menos um mês atrás eu observava, por volta das 19:00 h o trem de satélites tão comuns hoje em dia, quando voltei a observar os tais flashes.
Infelizmente não dispunha de nenhuma luneta ou binóculo para observar maiores detalhes, mas era idêntico aos observados anos atrás.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
P3TR3
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jul 2020, 22:16

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por P3TR3 »

Ontem, 12/07/2020, no início da noite, por volta das 18:30h, eu vi esses flashes no céu ( como descritos por Antônio e pela pessoa que reativou esse tópico em 2020, Mazocco) Eles piscam em intervalos de aproximadamente 10 a 20s, com variação de intensidade de luz. Semelhante a uma estrela no céu, porém pisca como um strobo, no mesmo lugar. Hoje, 13/07/2020, na mesma hora e no mesmo lugar no céu, os mesmos flashes!
Eles piscam próximo a estrela Arcturus, que é uma bem brilhante pro lado norte. A partir dela, faz-se uma linha em direção sul, antes de atravessar o Zenith, é a região onde pode-se observar os flashes.

Fui pesquisar sobre o assunto e só achei algo idêntico ao que presenciei aqui nesse Fórum.
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Re: Flashes num Céu Noturno

Mensagem por jeff »

De onde você é, amigo? Onde foi a observação?

Continua se repetindo? Acha que conseguiria filmar com o celular?

Abraço,
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *