O mais parecido com a Terra... até agora...

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

lulu escreveu:Bela aula!

Então nosso futuro, se ainda exitirem humanos daqui a 1 bilhão de anos, será mudar para Marte, Europa, Titan e mais além. Depois disso apenas a mudança para outra estrela parecida com o sol salvará a raça humana da extinção. A menos que aprendamos a viajar em velocidades altíssimas, certamente seremos extintos.

E depois que o sol se esfriar? Como será o sistema solar?
Vai ser uma tristeza. Tudo congelado e pratifcamente invisível.

Deve acontecer mais ou menos assim:


Uma estrela de tamanho médio como nosso Sol (entre 0.4 e 3.4 massas solares) tendo alcançado a fase gigante vermelha, o hélio começa a se fundir para carbono. Em um estrela do tamanho do Sol, este processo deve levar aproximadamente 1,0 bilhão de anos. Nesse período, tudo indica que Marte e algumas luas de Júpiter e Saturno irão apresentar condições propícias à vida tal qual a conhecemos aqui na Terra.
Ao fim desse período, há grandes instabilidades. Grandes pulsações ocorrem, o que faz com que as camadas externas da estrela ganhem bastante energia cinética para serem ejetadas como uma nebulosa planetária.
Essa fase dura menos que a anterior. Em apenas 100 mil anos o Sol passa de uma estrela gigante fria a uma estrela pequena e quente, uma "anã branca". Todos os planetas que restarem irão congelar. Então, esgotados seus principais combustíveis nucleares, não haverá mais produção de energia. O Sol irá esfriar calmamente até se transformar em uma "anã negra", espécie de cinza invisível no céu.
Ao centro da nebulosa permanece o núcleo da estrela, a qual se esfria para se tornar uma pequena mas densa anã marrom, superdensa pesando cerca de 0.6 massas solares, mas com somente o mesmo volume da Terra.

O esquema abaixo é bem interessante. O segundo passo é o fundamental, pois associa a Massa Inicial da estrela (a unidade é a Massa Solar) com a evolução e o destino final.
Imagem
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Legal sua explicação hsette.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Massa o esquema, Humberto! Vc mesmo quem fez!??
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Gustavo Latorre escreveu:Massa o esquema, Humberto! Vc mesmo quem fez!??
Esse esqueminha das estrelas eu peguei de um material que consegui num Curso OnLine de Evolução das Estrelas do site de Astronomia da UFRGS (um dos melhores do país).
Avatar do usuário
joaotextor
Mensagens: 112
Registrado em: 11 Mar 2006, 11:48

Mensagem por joaotextor »

Caso o sol fique cada vez mais quente e a agua da Terra acaba, a genetica nossa não iria sendo modificada aos poucos para viver sem agua e com calor mais alto?
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

CDL escreveu:Caso o sol fique cada vez mais quente e a agua da Terra acaba, a genetica nossa não iria sendo modificada aos poucos para viver sem agua e com calor mais alto?
Eu acho que nós humanos não seremos capazes, pelo menos geneticamente, de nos adaptar a uma condição de altas temperaturas e falta de água líquida.
Mas resta-nos o nosso grande diferencial, ou seja, o de criar artifícios para superar esssas limitações. Aliás é por isso que nos expandimos por todo o planeta.

Mas com certeza haverá, e já há, formas de vida que se dão muito bem em condições extremas.