Asteroide com seis caudas deixa cientistas 'em choque'

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Asteroide com seis caudas deixa cientistas 'em choque'

Mensagem por Kosmus15 »

Astrônomos observaram um fenômeno nunca antes visto no sistema solar: uma rocha espacial com seis caudas, expelindo poeira do seu núcleo como bicas de água. Cientistas usaram o telescópio Pan-STARRS 1 no cume do vulcão Haleakala, no Havaí, para a primeira observação deste fenômeno em agosto. Em um primeiro momento, os pesquisadores duvidaram que seria um único asteroide, já que a existência de vários pontos luminosos confundiam quem observara.

“Nós ficamos realmente confusos quando observamos isto’, afirma o pesquisador David Jewitt, da Universidade da Califórnia, em uma nota da Nasa divulgada à imprensa. “É surpreendente a mudança na estrutura do asteroide. Em apenas 13 dias ocorreram inúmeras alterações, que nos pegaram de surpresa”, completa o cientista.

Neste meio tempo, o telescópio Hubble fez a primeira observação em 10 de setembro e 13 dias depois, novas fotos foram feitas com mudanças na cauda. Jewitt afirmou que ele e seus colegas ficaram ‘em choque’ com a descoberta. As caudas parecem ter se formado através de rajadas e não de uma única vez. Os pesquisadores suspeitam da pressão causada pela radiação para fazer o asteroide girar cada vez mais rápido, já que a baixa gravidade não prenderia o conjunto de forma única.


Apesar de ser a primeira vez que os astrônomos observaram este tipo de fenômeno, a pesquisa sugere que a existência de mais rochas espaciais deste tipo deverão ser encontradas no espaço. “Na astronomia, quando você encontra algo, você acabará encontrando mais. Este objeto é incrível para nós e certamente é o primeiro de muitos que irão aparecer”.

Os cientistas acreditam que este asteroide é um fragmento de uma rocha espacial gigantesca que quebrou há mais de 200 milhões de anos. E este objeto não contém água e entraria na órbita da Terra em forma de meteorito, não causando perigo.

Imagem


Imagem
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Sinistro... :o
Ad Honorem Extraterrestris