A missão Kepler vai permitir explorar dezenas de exoterras

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

A missão Kepler vai permitir explorar dezenas de exoterras

Mensagem por Euzébio »

O campo de visão da missão Kepler vai nos permitir explorar dezenas de exoterras que realmente existem.

Não é ficção científica. A verdade é que já se contam em dezenas de potenciais mundos habitáveis, como foi mostrado na missão Kepler 2009-2013. A questão agora é entender e analisar suas atmosferas e nesse ponto é onde se misturam ciência e ficção científica. Esse é o espírito da obra que acaba de ser publicada (em tradução livre): "Uma Dúzia de Kepler: Treze Histórias sobre mundos distantes que realmente existem". Os autores são David Lee Summers com o astrofísico Dr. Steve Howell, um membro da missão Kepler.

A questão é entender o novo marco do conhecimento que nos espera, poder explorar esses mundos, conhecer suas atmosferas, suas condições de vida é algo fascinante no campo da astrobiologia, como hoje podemos ler no astrobiologia.com.

Embora, em princípio, o trabalho apresenta uma mistura entre ciência e ficção científica, é justamente a ficção científica a que nos poderá abrir a mente para novas descobertas, que em breve nos permitirão compreender outros ambientes diferentes do nosso próprio mundo na próxima vizinhança estelar.

Até agora, o satélite Kepler identificou 2.500 possíveis planetas candidatos que orbitam outras estrelas. É claro, a confirmação de sua existência requer mais observações de telescópios terrestres. Mas, desses, 13 planetas que estão descritos neste livro já foram observadas pelo KPNO e também pelo telescópio Mayall (quatro metros de objetiva) e o WIYN (objetiva de 3,5 metro).


fonte: Starviewer Team
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

O difícil agora é encontrar a tecnologia que nos permita descortinar a existência de vida através da análise espectroscópica...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão