Asteroide 2012 DA14 passará muito próximo da Terra!

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio escreveu:E eu me pergunto: Terá sido mesmo o incidente russo um meteoro? Não poderia ter sido um míssil perdido ou algo assim?
Não porque simplesmente os Russos têm sistemas de detecção de aproximação de mísseis.
Se se tivesse tratado de um ataque terrorista eles já tinham contra-atacado. Se se tratasse de um míssil vindo de outro país, ele seria detectado e certamente que os russos não perderiam a oportunidade em deixar mal visto esse país com toda a burocracia e acusações que daí advêm.
Só resta a possibilidade de uma falha de lançamento de um míssil por parte das Força Armadas Russas. Embora seja plausível, a detonação não provocaria os estragos verificados além de que a sua queda não criaria apenas um buraco no gelo. Ele explodiria e no caso de não ter explodido as autoridades e os militares teriam impedido o acesso ao local aos curiosos.

Claro que, como diz o Alexandre, se tem de ter em conta que no mesmo dia e nos dias a seguir houve outras quedas de meteoritos em vários países.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão