Cientistas admitem a presença de água em Marte

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Cientistas admitem a presença de água em Marte

Mensagem por Euzébio »

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio e do Johnson Space Center da NASA, em colaboração com o Instituto Carnegie de Washington, relatam que os estudos realizados em geologia e processos geoquímicos da superfície de Marte, são conclusivos sobre este ponto, da presença de água em camadas do subsolo de Marte, o que implica a presença provável de vida orgânica, com probabilidade de 95%.

Apesar destes achados, que se estendem ao manto de Marte, os mais céticos mantêm aberta a discussão devido a questões que devem ser analisadas nos próximos meses.

Mas o fato é que o site Astrobiology.com ecoa essa notícia contra todas as probabilidades, e apoia argumento dos estudos apresentados pela equipe de John Bridges, chegando mesmo a afirmar que a chave da umidade em Marte está no subsolo, graças à formação de camadas de basalto. A chave está na retenção de hidrogênio no manto de Marte.

São diversos os meteoritos marcianos e seu estudo nos dará as orientações necessárias para conhecer as condições, fluxos e etapas correspondentes à presença de água em Marte.

O diagrama a seguir mostra claramente a composição e presença das camadas:

Imagem

fonte:
Astrobiology.com
Ad Honorem Extraterrestris