Indícios de água Marte.

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Cavaleiro escreveu:[Bom, se o Alexandre anda aqui a debater o tema da ovnilogia e não sabe a que/quem me refiro, aos testemunhos, etc então confesso que fiquei baralhado. Pensava-o mais conhecedor. Pelo menos para poder contestar ou defender ideias.
...

Testemunhos temos aos milhões cavaleiro...mas permita-me lembrar-lhe que, estatisticamente, menos de 1% de todos os relatos de avistamentos no mundo são classificados como "sem explicação"; os outros 99 ponto qualquer coisa% são fraudes ou erros de interpretação.
cavaleiro escreveu:Vou-lhe dar uma ajuda (que tenho a certeza que conhece e já ouviu):
Project Camelot;
Disclusere Project;
Ambos os projectos apresentam entrevistas a pessoas que lidaram directamente com o assunto e que pertencem a varias áreas profissionais. Militares (desde o soldado ao General), técnicos de análise fotográfica, ex-funcionários da NASA e do Pentágono, jornalistas que fizeram trabalhos de investigação, astronautas...)
...


Não quero desmerecer seu post, mas esses projetos há muito cairam em descrédito comigo.
Muitas vezes para analizar algo é preciso ficar de fora, sair, contornar e avaliar. Tem informações que só pesco 2 ou 3 palavras de interesse concreto. O resto é um "conto da carochinha" ou o típico "para ingles ver" ou ainda "enchimento de linguiça"... me poupe!

Quer saber no que penso realmente cavaleiro?

Vou lhe dizer:-

Tem realmente algo nesses projetos para ser investigado ou querem nos ocupar com o mesmo assunto para dispersar nossas mentes e atrasar nos em obter a resposta que procuramos??
A proposta dos projetos são boas? São. Mas já não têm a minha confiança.


cavaleiro escreveu:Mas eu não falei em pular etapas. O quequis dizer é que não é necessário estudar prieiro a nossa forma de vida e como ela apareceu no Planeta para depois estudar outras formas de vida (extraterrestres).
...

Desculpe, mas foi o que me pareceu.

Reintero uma vez mais que devemos dar um passo de cada vez, a análise crítica e séria requer que se faça minunciosamente, passo a passo, todos os caminhos que se mostrem necessários para o entendimento daquilo que ora nos pareça insolúvel; e o entendimento da nossa escada evolutiva pode sim ser uma janela pronta para vislumbrarmos a vizinhança que tanto buscamos.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:Testemunhos temos aos milhões cavaleiro...
Sem dúvida. Mas eu não sou dos que vai a todas. Exactamente por causa das fraudes, erros de interpretação e brincadeiras é que me tornei muito cauteloso e selectivo. Por isso já me chamaram de céptico e até de trabalhar na desinformação (por ser militar).
Também conheço essas estáticas. E até concordo com elas. Quanto a mim, a verdadeira vaga de OVNIs foi nos anos 70 e 80. Agora a grande maioria dos casos que são observados, exceptuando as más interpretações e brincadeiras são aparelhos terrestres, de origem militar (programas secretos). Por exemplo, já não ligo muito a casos de OVNIs triangulares por os considerar um avião secreto do Projecto Aurora. Claro que não estou a olhar à origem da tecnologia. Aí entraríamos na área das teorias de conspiração.
Alexandre escreveu:Não quero desmerecer seu post, mas esses projetos há muito cairam em descrédito comigo.
Concordo. Mas apenas em relação aos novos testemunhos. Refiro-me principalmente ao Projecto Camelot. Sempre achei, por exemplo, Kerry Cassidy, uma pessoa muito crédula e por isso muito permeável a mentiras. Mas vejo em Bill Ryan uma postura mail comedida e cuidadosa face ao que lhe é dito.
Quando disse que concordava consigo, queria dizer que as entrevistas iniciais, são a meu ver as mais credíveis. Depois, com a fama do projecto foram aparecendo oportunistas e quanto a mim são estes últimos que estão a matar a credibilidade do projecto.
Alexandre escreveu:Tem realmente algo nesses projetos para ser investigado ou querem nos ocupar com o mesmo assunto para dispersar nossas mentes e atrasar nos em obter a resposta que procuramos??
Mas esse será SEMPRE a grande questão, por um lado, e/ou a arma que muitos têm para minimizar o estudo da ovnilogia.

Como se costuma dizer, somos presos por ter cão e por não ter… Assim vale mais ter um cão para caçar. Pode ser que se cace alguma coisa.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão