Colisão da Via Láctea com Andrômeda

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Colisão da Via Láctea com Andrômeda

Mensagem por lulu »

Um espetáculo fascinante. Pena que não estaremos aqui para ver:

Fonte: Jornal Folha de São Paulo
01/06/2012 - 12h10
Colisão entre Via Láctea e Andrômeda mudará Sol do lugar

DE SÃO PAULO

Os astrônomos da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) anunciaram que agora podem prever com mais precisão um dos maiores eventos cósmicos do futuro, a colisão da Via Láctea --onde vivemos-- e uma galáxia vizinha, Andrômeda.

Os cálculos da Nasa se tornaram mais precisos graças ao telescópio espacial Hubble, que dimensionou a velocidade com que Andrômeda, também conhecida como M31, tem se movido.
Nasa

Segundo as novas contas, embora Andrômeda esteja se aproximando muito mais rápido --463 mil quilômetros por hora ou o mesmo que uma viagem da Terra até a Lua em uma hora--, a colisão deve ocorrer somente daqui a 4 bilhões de anos --e não 2 bilhões.

A Terra e o sistema solar não correm o risco de serem destruídos, porém, o Sol será "empurrado" de sua posição para uma outra nova e a Via Láctea deve provavelmente perder sua forma achatada de panqueca.

A aproximação das galáxias ocorre devido à ação da gravidade das duas e da matéria escura que as rodeiam. Hoje, a Andrômeda se encontra a 2,5 milhões de anos-luz da Via Láctea.

"Depois de aproximadamente um século de especulações sobre o futuro de Andrômeda e da nossa Via Láctea, nós finalmente temos uma melhor visão de como esses eventos ocorrerão nos próximos bilhões de anos", disse o pesquisador Sangmo Tony Sohn, do STCsci (Instituto Científico de Telescópio Internacional), que fica em Baltimore, nos Estados Unidos.

As observações do Hubble indicam que as duas galáxias vão colidir, mas não vai acontecer o mesmo com as as estrelas mais distantes das duas. Neste último caso, elas vão ser "jogadas" para diferentes órbitas ao redor do novo centro galáctico que será formado.

Para tornar as coisas mais complicadas, uma galáxia menor, a M33, participará da colisão como ator secundário. As chances são pequenas, mas a M33 pode, inclusive, "bater" na Via Láctea primeiro.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


4 bilhões de anos não é o tempo previsto para a morte do nosso sol ?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Daqui a sete bilhões de anos o sol já terá se transformado em uma anã branca, mas a vida na Terra não deverá suportar mais do que 2 bilhões, pois a cada bilhão de ano, o sol fica 10% mais quente. O ser humano porém, poderá evoluir e povoar a vizinhança galática. Se isso acontecer, nossos descendentes poderão apreciar o fim da vida na Terra que um dia pertenceu a seus ancestrais.

http://super.abril.com.br/superarquivo/ ... 5980.shtml

O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Eu não tenho pena nenhuma Lulu.
Não quero estar envolvido num acidente dessa dimensão.
O som do embate vai ser medonho e vai estremecer tudo... :lol:
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão