Possível objeto não identificado é visto em Mercúrio

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Possível objeto não identificado é visto em Mercúrio

Mensagem por eDDy »

Em outubro de 2006, a NASA lançou ao espaço a sonda STEREO (sigla em inglês para “Observatório de relações solares e terrestres”), com a missão de monitorar o sol. Mas a câmera instalada no veículo espacial acabou captando algo inusitado: no último dia 1º, um objeto não identificado foi registrado passando sobre Mercúrio.
No vídeo captado pelo equipamento da agência, o que se observa é uma onda luminosa, de material eletricamente carregado, explodindo e incidindo sobre o planeta mercúrio visto do espaço. O nome atribuído a visões de fenômenos como esse é “Ejeção de massa coronal” (CME, na sigla em inglês), e está relacionado a atividades na superfície do sol.
Mas as CME, em geral, apenas incidem luminosidade sobre determinado ponto como um flash, único e sem interferências. Nesta filmagem, contudo, o espectador pode ver claramente que a tal emissão de energia parece explodir e pegar fogo, o que dá a ideia de que se choca com um corpo espacial aparentemente invisível.
Não há nenhum indício firme de que houve realmente colisão entre uma onda energética e um pedaço de matéria. Mas as teorias de que poderia se tratar de uma nave espacial, por exemplo, já começaram a fervilhar. A explosão, que aparece em tamanho real no vídeo, praticamente se equipara ao tamanho de Mercúrio. Se houve realmente um objeto em questão, ele seria enorme, comparável a um planeta.
Existem certos cálculos, baseados na intensidade da luz e outros indicadores visíveis no vídeo, que podem dar uma pista sobre o fenômeno, ainda que seja impossível chegar a uma resposta definitiva nesse momento.
A própria análise minuciosa das imagens, com detalhes dos pixels, pode fornecer aos pesquisadores uma ideia mais aproximada. Ufologistas que analisaram a filmagem não descartam, logo de início, a teoria de que pode se tratar de algo “banal”, como a explosão de poeira espacial. O vídeo, no entanto, continua sendo assistido e debatido com intensidade.

fonte [Life'sLittleMysteries]

[youtube][/youtube]
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Ainda há muitos fenômenos que desconhecemos aqui na Terra, o que dizer então dos fenômenos espaciais?...
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Tem alguma semelhança com e Enterprise com aqueles dois tubos alongados, mas muito grande para ser uma nave espacial. Uma vez assisti um documentário que dizia que haviam naves do tamanho da Terra, mas eu não postaria aqui alguma parte deste filme, para terem um idéia da credibilidade. Certamente vão encontrar uma explicação natural.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Ei pessoal, um grande asteróide orbitando o planeta como se fosse uma lua, não seria possível? Ou será que estou falando besteira?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Se fosse um corpo qualquer orbitando o planeta, os astrônomos já teriam identificado.
Ad Honorem Extraterrestris
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Alexandre escreveu:...


Ei pessoal, um grande asteróide orbitando o planeta como se fosse uma lua, não seria possível? Ou será que estou falando besteira?
O problema é que não há nada lá, Mercúrio não tem nenhum satélite natural. Olha só isto:

"As duas primeiras espaçonaves a explorar o planeta foram a Mariner 10, que mapeou aproximadamente 45% da superfície do planeta entre 1974 e 1975, e a MESSENGER, que mapeou outros 30% da superfície durante um sobrevoo em 14 de janeiro de 2008. O último sobrevoo ocorreu em setembro de 2009 e a nave está programada para entrar em órbita do planeta em 2011, quando começará a mapear o restante do planeta."

Como pode ver no vídeo, o "objeto" não estava lá, da para ver claramente que só Mercúrio esta ali, dai ele aparece quando a onda eletro-magnética lançada do sol atinge ele. :shock:
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Pessoal,

Eu entrei no site do SECCHI e lá mostra muitos outros vídeos dos COR1 e COR2, HI1 e HI2 e dos EUVI(s).

Videos SECCHI

Selecionem o arquivo 20111119_1202_hi1.mpg, correspondente ao HI1 apresentado pelo video em questão.

Assistam atentamente tanto o HI1-A quanto o HI1-B, vocês poderão observar o mesmo fenômeno acontecendo em todos os planetas que lá aparecem.

Acredito que seja realmente apenas um fenômeno natural ainda não explicado. :wink:

Eu faço uma suposição singela: Lens Flare.

Se alguém conhece bem disso, por favor, nos explique porque não ser.
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Bem, a NASA deu a explicação.
Falta aceitá-la.

"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Foi bem explicado ai hein...