Página 1 de 1

Planetas do tamanho da Terra já foram localizados

Enviado: 22 Dez 2011, 22:02
por lulu
Sempre que um avistamento era relatado, os mais conservadores alegavam frequentemente que nem sabíamos se haviam outros planetas fora do sistema solar, que dirá considerarmos que existiam seres inteligentes nos vistando com naves ultravelozes capazes de desafiar as leis da física fixadas pelos nossos cientistas.

Desde que os primeiros exo-planetas foram detectados, ainda que por método indireto e de tamanho e características excomunais, a crista dos conservadores começou a dobrar.

Mas agora, graças a descoberta dos primeiros planetas com dimensões idênticas a do nosso mundo, já podemos vislumbrar uma nova era no entendimento das possibilidades da vida e que a crista da turma negativista seja solapada de uma vez.

Claro que no momento não temos como saber como esses mundo são e se realmente reunem condições para ter vida, mas já é um bom início encontrar planetas com tamanho próximo ao da Terra, pois a gravidade joga um papel fundamental para a existência da vida, já que um planeta diminuto não conseguiria manter atmosfera nem ter campo magnético suficiêntes para proteger a vida e um planeta imenso esmagaria qualquer ser vivo com sua gigantesca gravidade.

Lembrando que para ter vida como a conhecemos, o planeta precisa estar numa órbita não muito perto da estrela e nem muito longe, de modo que possa conter água em estado líquido. Deve ter um tamanho entre Vênus e 3 Terras, temperatura variando entre -40 e + 40 ºC, campo magnético capaz de repelir as radiações solares e cósmicas, atmosfera com predominância de nitrogênio e oxigênio e claro: água. Além disso, a estrela tem que ser semelhante ao nosso sol e é por isso que as pesquisas descartam estrelas muito quentes, muito grandes, muito pequenas ou muito frias.

Imaginem que ousadia, pensarem que num cosmo com mais de 50 bilhões de sóis, não existiriam planetas do tamanho da Terra. Isso sim seria estatisticamente impossível.

Segue reportagem da folha de São Paulo sobre o Kepler-20-e e Kepler-20-f :

Links:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/10 ... erra.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/10 ... ial.shtmll

http://fotografia.folha.uol.com.br/gale ... ial-kepler
20/12/2011 - 17h17
Nasa encontra dois planetas do tamanho da Terra

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Criado para caçar um planeta gêmeo da Terra, o telescópio espacial Kepler já encontrou, pelo menos, dois "primos". A Nasa (agência espacial americana) anunciou a descoberta de uma dupla que tem quase o mesmo tamanho do nosso planeta.

Os dois novatos orbitam uma estrela do mesmo tipo do Sol, localizada a quase 950 anos-luz da Terra e são, até agora, os dois menores planetas já registrados fora do Sistema Solar.

Um deles é ligeiramente menor do que a Terra. O Kepler-20e tem 0,86 vez o raio terrestre. Já seu companheiro, o Kepler-20f, tem praticamente o mesmo tamanho. Seu raio é só 0,03 vez maior.

Os cientistas acreditam que os dois planetas sejam rochosos, como a Terra, e tenham uma composição química parecida com a do nosso planeta.

Apesar das semelhanças, ambos são provavelmente quentes demais para abrigar vida. Eles estão bem próximos da sua estrela, a uma distância relativamente menor até a que a de Mercúrio com o Sol.

Por conta disso, em Kepler 20e a temperatura fica em torno de escaldantes 760°C. Já o Kelpler-20f, com 430°C, é um pouco mais ameno, mas ainda infernal.

"Essa descoberta é um marco, pois se trata de planetas muito pequenos. Os pesquisadores estão refinando cada vez mais sua capacidade de localização", diz Carolina Chavero, pesquisadora de astronomia e astrofísica do Observatório Nacional.

Além da dupla, a estrela Kepler-20 também têm outros três planetas ligeiramente maiores em sua órbita.

O trabalho foi publicado na versão on-line da revista "Nature".

Enviado: 23 Dez 2011, 08:46
por Euzébio
Acreditar em vida noutros mundos é fácil, a própria Matemática sustenta esta possibilidade. Difícil é crer que as enormes distâncias entre as estrelas possa ser vencida conforme as atuais Leis da Física.

Enviado: 23 Dez 2011, 09:56
por lulu
A correção de uma teoria pode significar que a eficiência máxima das células solares é maior do que se pensava.

Os cientistas descobriram que é possível dobrar o número de elétrons coletados a partir de um único fóton da luz solar que atinge um material semicondutor.

Fonte: Notícia do site Inovação Tecnológica
Este fragmento não tem nada a ver com o tema discutido aqui (diretamente), mas indica que os conceitos estão sempre mudando.

Creio que não sabemos nada ainda sobre a natureza da energia e da matéria e nossas teorias, consideradas os pilares de toda a sabedoria humana, são incompletas.

Tenho a vaga intuição de que existem civilizações mais avançadas que a nossa que viajam bilhões de anos luz em minutos. E fazem isso o tempo todo, como nós andamos de carro.

Não podemos descartar totalmente os filmes da NASA (STS).

Tenha confiança no desenvolvimento da ciência!

Enviado: 23 Dez 2011, 11:09
por Euzébio
Somente sendo muito avançado mesmo para poder realizar estas viagens siderais em pouco tempo. De certo que não é o nosso caso. Quem sabe daqui a alguns milênios...