Detectado vapores d'água em estrela distante 175 anos luz

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Detectado vapores d'água em estrela distante 175 anos luz

Mensagem por lulu »

Notícia importante veiculou-se em 21/10/2011 no Jornal Folha de São Paulo conforme segue abaixo:


http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/99 ... xima.shtml

21/10/2011 - 16h32

Vapores de água são encontrados ao redor de estrela próxima

Publicidade

DE SÃO PAULO

Astrônomos detectaram, pela primeira vez, uma quantidade significativa de vapores de água fria em uma área onde se formam os planetas. Ela circunda uma estrela jovem, TW Hydrae, na constelação de Hydra, a cerca de 175 anos-luz da Terra.

Segundo Michiel Hogerheijde, do Observatório de Leiden, na Holanda, haveria água suficiente para dar origem a centenas de oceanos terrestres --a área onde os planetas são criados equivale a quase 200 vezes a distância da Terra e do Sol. Hogerheijde é o principal autor do estudo publicado na edição de quinta-feira da revista "Science".
Nasa/JPL-Caltech/Handout/Reuters

http://f.i.uol.com.br/folha/ciencia/ima ... 94361.jpeg

Ilustração mostra a área de formação de planetas onde existe enorme quantidade de vapores de água gelada
Ilustração mostra a área de formação de planetas onde existe enorme quantidade de vapores de água gelada

A descoberta, feita com a análise de dados coletados pelo Observatório Espacial Herschel, sugere que a região possui grandes volumes de água. Isso faz com que os astrônomos especulem que pode haver mais planetas com água semelhantes à Terra no Universo.

O vapor é visível em uma área gelada fora do sistema solar, onde também os cometas são formados. Uma das teorias sobre a existência na Terra é que ela teria sido trazida por cometas ou asteroides.

Esses corpos estelares funcionariam como uma espécie de "esponja", digamos assim, transportando água para outros planetas a partir de uma eventual colisão e dando origem a oceanos.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!