Misteriosa Cratera Marciana Desafia os Cientistas

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Misteriosa Cratera Marciana Desafia os Cientistas

Mensagem por Euzébio »

Com uma forma alongada, diferente de outras cavidades no planeta, os pesquisadores são incapazes de explicar a sua origem

Orcus Patera é uma cratera enigmática localizada perto do Equador de Marte cuja origem os cientistas não conseguem esclarecer. A sua forma alongada de uma baleia, que a torna única, é um mistério que nem a lógica nem conhecimento de Astrogeologia puderam resolver. A nova imagem da sonda da Agência Espacial Europeia (ESA, por sua sigla em Inglês) Mars Express mostra a estranha depressão com clareza sem precedentes.

Imagem

Localizada entre os vulcões marcianos Monte Elysium e Monte Olympus, esta cratera tem dimensões mais que bem definidas, 380 por 140 quilômetros, com uma borda que se eleva a 1.800 metros acima da planície circundante, enquanto o fundo está entre 400 e 600 metros abaixo do terreno circundante. Embora o termo "balsa" seja usado para crateras vulcânicas de forma irregular e profunda, seu nome é enganador, uma vez que os cientistas não podem explicar como ela foi criada.

Além de vulcânica, os pesquisadores procuram outras possíveis origens. Um grande corpo espacial, um asteróide ou um cometa, poderia ter impactado na superfície do Planeta Vermelho, e deixado o buraco como a sua marca de violência. Se tiver sido assim, o seu formato original teria sido redondo e então se deformado pelas forças de compressão. Outra alternativa, ela poderia ter sido formada após a erosão de várias crateras de impacto, também causadas por objetos espaciais que estavam inicialmente alinhados.

Impacto oblíquo
No entanto, a mais provável explicação que a maioria dos astrônomos aceita é que ela foi criada por um impacto oblíquo, quando um pequeno corpo atingiu a superfície em um ângulo muito raso, talvez menos de cinco graus com a horizontal. É possível, mas até agora, ninguém foi capaz de confirmar.

A cratera também mostra as marcas de forças tectônicas, tais como cristas sinuosas, rugas e outros eventos geológicos que não têm nada a ver com sua origem, já que podem ser encontrados em todo o planeta.
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Quem sou eu para dizer isto, mas quando vi a imagem imaginei de imediato um meteorito, numa trajectória muito rasa, que bateu na superfície de Marte de raspão e seguiu o seu caminho para o espaço.
Foi uma tangente a Marte na verdadeira acepção da palavra.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

a nova espiã que vai fazer uma visita aos marcianos

http://www.terra.com.br/noticias/cienci ... curiosity/
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Ainda Marte???

Achei que já tinham desistido...
Ad Honorem Extraterrestris
alessandro scarpin
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mai 2011, 12:59

Mensagem por alessandro scarpin »

Teria sido orcus patera um lago no passado?
eDDy
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 26 Dez 2005, 12:01

Mensagem por eDDy »

Mais uma prova de que já existiu água ai...

E sim ainda Marte! Ainda não podemos desistir de nosso vizinho Euzébio, afinal lá está cheio de matérias primas que em breve se extinguirão aqui.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


A mim me parece se tratar do rastro de um grande corpo, talvez cometa ou asteróide, e nesse caso poderia ter posto fim à algum tipo de vida alí existente.

Um grande lago extinto também é plausível.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Munhoz
Mensagens: 95
Registrado em: 06 Fev 2008, 13:47
Localização: Mato Grosso

Mensagem por Munhoz »

Meu voto vai pra "lago extinto"