Página 1 de 1

Misteriosa Cratera Marciana Desafia os Cientistas

Enviado: 06 Set 2010, 13:25
por Euzébio
Com uma forma alongada, diferente de outras cavidades no planeta, os pesquisadores são incapazes de explicar a sua origem

Orcus Patera é uma cratera enigmática localizada perto do Equador de Marte cuja origem os cientistas não conseguem esclarecer. A sua forma alongada de uma baleia, que a torna única, é um mistério que nem a lógica nem conhecimento de Astrogeologia puderam resolver. A nova imagem da sonda da Agência Espacial Europeia (ESA, por sua sigla em Inglês) Mars Express mostra a estranha depressão com clareza sem precedentes.

Imagem

Localizada entre os vulcões marcianos Monte Elysium e Monte Olympus, esta cratera tem dimensões mais que bem definidas, 380 por 140 quilômetros, com uma borda que se eleva a 1.800 metros acima da planície circundante, enquanto o fundo está entre 400 e 600 metros abaixo do terreno circundante. Embora o termo "balsa" seja usado para crateras vulcânicas de forma irregular e profunda, seu nome é enganador, uma vez que os cientistas não podem explicar como ela foi criada.

Além de vulcânica, os pesquisadores procuram outras possíveis origens. Um grande corpo espacial, um asteróide ou um cometa, poderia ter impactado na superfície do Planeta Vermelho, e deixado o buraco como a sua marca de violência. Se tiver sido assim, o seu formato original teria sido redondo e então se deformado pelas forças de compressão. Outra alternativa, ela poderia ter sido formada após a erosão de várias crateras de impacto, também causadas por objetos espaciais que estavam inicialmente alinhados.

Impacto oblíquo
No entanto, a mais provável explicação que a maioria dos astrônomos aceita é que ela foi criada por um impacto oblíquo, quando um pequeno corpo atingiu a superfície em um ângulo muito raso, talvez menos de cinco graus com a horizontal. É possível, mas até agora, ninguém foi capaz de confirmar.

A cratera também mostra as marcas de forças tectônicas, tais como cristas sinuosas, rugas e outros eventos geológicos que não têm nada a ver com sua origem, já que podem ser encontrados em todo o planeta.

Enviado: 06 Set 2010, 18:19
por Cavaleiro
Quem sou eu para dizer isto, mas quando vi a imagem imaginei de imediato um meteorito, numa trajectória muito rasa, que bateu na superfície de Marte de raspão e seguiu o seu caminho para o espaço.
Foi uma tangente a Marte na verdadeira acepção da palavra.

Enviado: 25 Nov 2011, 10:42
por Imensidão
a nova espiã que vai fazer uma visita aos marcianos

http://www.terra.com.br/noticias/cienci ... curiosity/

Enviado: 25 Nov 2011, 12:12
por Euzébio
Ainda Marte???

Achei que já tinham desistido...

Enviado: 26 Nov 2011, 15:10
por alessandro scarpin
Teria sido orcus patera um lago no passado?

Enviado: 28 Nov 2011, 08:30
por eDDy
Mais uma prova de que já existiu água ai...

E sim ainda Marte! Ainda não podemos desistir de nosso vizinho Euzébio, afinal lá está cheio de matérias primas que em breve se extinguirão aqui.

Enviado: 28 Nov 2011, 13:24
por Alexandre
...


A mim me parece se tratar do rastro de um grande corpo, talvez cometa ou asteróide, e nesse caso poderia ter posto fim à algum tipo de vida alí existente.

Um grande lago extinto também é plausível.

Enviado: 28 Nov 2011, 17:50
por Munhoz
Meu voto vai pra "lago extinto"