caso se marte tivesse campo magnetico

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

seemann
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2009, 21:25

caso se marte tivesse campo magnetico

Mensagem por seemann »

olá, a maioria sabe que marte não tem um campo magnetico uniforme como o da terra, há alguns pontos com campos magneticos e o resto do planeta é minimo,
e sofre com o poder do sol, enfim, gostaria de saber se marte tivesse um campo magnetico igual ao do da terra, ele teria facilidade para ter vida?
já que ele fica numa faixa que pode ter vida.
e outro caso, se nós poderiamos ter tecnologia para criar um campo magnetico em marte?
abraços
um ser igual a você.
Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

Mensagem por italianspiderman »

O problema não seria somente o Campo magnético de Marte, e sim um conjunto de fatores.

A começar que, Marte pode ter sido atingido por um asteroide a milhares de anos deslocando-o de sua real órbita pondo um fim no seu campo magnético e em seguida em qualquer outro tipo de vida que tivesse existido por lá em tempos remotos.

Peguei um resumo no site www.portalastronomo.org, que fala do débil campo magnético de Marte.

Marte encontra-se permanentemente exposto a elementos vindos do ambiente espacial. Ao contrário da Terra, que possui um campo magnético protetor que é constituído pela magnetosfera, Marte não tem um campo magnético global, como foi referido, que o proteja das partículas solares ionizantes e das radiações cósmicas. Um outro importante factor é a quase ausência de atmosfera em Marte, tendo uma pressão atmosférica <1% da atmosfera da Terra. Estes dois factores fazem com que Marte seja bastante vulnerável à radiação espacial, nomeadamente ao vento solar, que é o agente com maior influência na existência de radiações fortemente energéticas que atingem este planeta. Devido aos seus efeitos ionizantes, as partículas solares energéticas (PSE) e as radiações cósmicas galácticas (RCG), com energias entre 15 e 500 MeV por nucleão, são as partículas mais prejudiciais à vida uma vez que têm energia suficiente para destruir por exemplo o DNA humano. A sua incidência na superfície de Marte será, portanto, inibidora da presença de organismos sensíveis a este tipo de radiações.

Não vou dizer que é impossivel a criação de algo na Terra capaz de gerar um campo magnético em outro planeta, pois, no que se refere ao futuro não há certeza nenhuma, é possivel sim a criação de campos magnéticos em corpos menores em laboratórios, agora num planeta inteiro.....

Imaginar Marte com a riqueza de vida que existe na Terra é bem improvável, o solo de marte, na minha opinião, é bem pobre devido a milhares de anos de bombardeio radioativo e por possuir um clima bem inóspito.

Contudo o primeiro passo seria a criação de bases no Planeta vermelho e a partir dai habitar o subterrâneo ( ou submarceâneo :lol: ) enquanto não se acha solução para a superficie, pois, não é so sair plantando mudas por lá, mesmo com terra daqui.

Porém, vida em marte até que existe microbiana, mas, existe.
seemann
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2009, 21:25

Mensagem por seemann »

bravo! grazzie ragazzo!
um ser igual a você.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Re: caso se marte tivesse campo magnetico

Mensagem por Alexandre »

seemann escreveu:olá, a maioria sabe que marte não tem um campo magnetico uniforme como o da terra, há alguns pontos com campos magneticos e o resto do planeta é minimo,
e sofre com o poder do sol, enfim, gostaria de saber se marte tivesse um campo magnetico igual ao do da terra, ele teria facilidade para ter vida?
...


Acho que não bastaria só um campo magnético, mas atrelado à isso Marte deveria ter água em abundância, oxigênio, temperatura e pressão suportáveis...

seeman escreveu:e outro caso, se nós poderiamos ter tecnologia para criar um campo magnetico em marte?
abraços
...


Sinceramente eu acho que criar um campo magnético é algo impossível...agora pensar em se criar um tipo de atmosfera me parece uma idéia bem mais viável.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Re: caso se marte tivesse campo magnetico

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:...agora pensar em se criar um tipo de atmosfera me parece uma idéia bem mais viável.
O conceito "Terraforming" passa por aí.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
seemann
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2009, 21:25

Mensagem por seemann »

o que é necessario poder ter vida em marte?
será que uma atmosfera de co², para aquecer o planeta é o que basta?
será que necessita de algo a mais? estava lendo a super interessante, mas ela é muito superficial, este mes teve um especial sobre conquista do espaço, mas um assuntos ainda bem infantil, li e fiquei mais em duvida ainda, que eles apontaram somente a temperatura e falta de camada de co² para podermos viver la.
um ser igual a você.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

SuperDesinteressante, isto sim...
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Li algo bom na Super Interessante, uma mescla de várias matérias sobre o assunto.

http://super.abril.com.br/tecnologia/ho ... 8346.shtml

Se for em relação a esse link acima, o que desconsidera a super por sua matéria, creio que seria melhor ler novamente, pois não há como ser mais explícito falando sobre esse assunto sem começar com devaneios ou teorias sem fundamento.
A verdade é que existem fatores precisos e singulares para se admitir vida em outro planeta que não seja a Terra, os que poderiam ser mais necessários são a água e o oxigênio. Água já foi encontrada em outros corpos celestes, porém o oxigênio parece uma tarefa bem difícil, se algum dia for encontrado oxigênio em outro planeta, a existência de organismos vivos é iminente, pois sabemos que o oxigênio provém desses.
Para mim, a possibilidade de se encontrar:
- Vida fora da Terra – 60%
- Organismos complexos – 20%
- Vida inteligente – 10%
- Pessoas como nós – 0,5%

Levando em consideração a quantidade de sistemas solares parecidos com o nosso que talvez existam, essas porcentagens podem representar números bem grandes.
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

seemann
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2009, 21:25

Mensagem por seemann »

mas se só tiver agua, já teremos oxigenio e combustivel hidrogenio! ou to errado?
um ser igual a você.
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

SpaceGhost escreveu:Água já foi encontrada em outros corpos celestes, porém o oxigênio parece uma tarefa bem difícil, se algum dia for encontrado oxigênio em outro planeta, a existência de organismos vivos é iminente, pois sabemos que o oxigênio provém desses.
Olá seeman, desculpa ai, mas acho que não fui muito preciso.

Onde eu disse <Água já foi encontrada em outros corpos celestes> coloque "Água em estado sólido", <porém o oxigênio parece uma tarefa bem difícil> coloque "oxigênio na atmosfera" e <se algum dia for encontrado oxigênio em outro planeta> coloque "encontrado oxigênio na atmosfera de outro planeta".
Essa foi minha errata.

Pode haver água em estado sólido, e o oxigênio não estar presente na atmosfera.
Levando em consideração os efeitos que outras estrelas como nosso Sol exercem sobre seus planetas, também precisaríamos de O3, nosso ozônio para não sofrermos com o efeito de seus raios, e conseqüentemente extinguir a vida.
Se existe água, não necessariamente existe oxigênio “na atmosfera”, e vida como a nossa necessita de oxigênio não preso numa pedra de gelo. Por exemplo, as calotas polares marcianas possuem gelo, água em estado sólido, e não foi confirmado a presença de vida por lá, pelo menos vida aeróbica.
Embora estudos procurem vida dentro dessas pedras de gelo, porém vidas congeladas.
De qualquer forma, se existe água existe oxigênio, talvez não totalmente provida da capacidade de suportar a vida.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Talvez tenhamos no universo formas de vida em moldes diferentes do nosso; ou seja, pode ser que outros seres não necessitem de água. Também os diferentes tipos de sóis e condições planetárias propiciariam outras formas diferentes de vida. Nós temos na terra, por exemplo a aquática, as bactérias, os anfíbios que são adaptáveis ao meio, enfim uma infinidade de possibilidades que poderão existir com muito mais variantes em outros planetas pelo cosmo.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Vocês sabiam que um cientista, que não me recordo o nome, (se não me engano é norte-americano) imaginou a possibilidade de vida inrteligente em seres constituídos basicamente de ferro??, isso mesmo de FERRO, em luas de Saturno ou Júpter onde esse mineral é abundante... :shock: LOUCURA TOTAL...mas, seriam ""robôs"" auto suficientes resultado de milhões de anos de evolução...Se depender da imaginação humana as possbilidades são muitas.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Boa, dessa eu não sabia, vou procurar mais sobre isso. Embora daria pra fundir o cérebro tentando imaginar isso.
seemann
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2009, 21:25

Mensagem por seemann »

então, vida a partir do ferro seria estranho, nunca ouvi falar, ainda mais o ferro com ligações fracas metalicas.
Mas já ouvi falar a partir do silicio, que tem propriedades parecidas com a do carbono, principalmente com 4 ligações fortes.
será que poderá haver vida com outros elementos?
um ser igual a você.