luas de marte restos do seu carrasco?

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

luas de marte restos do seu carrasco?

Mensagem por italianspiderman »

o planeta marte sempre me intrigou, acompanho as pesquisas e missões (quando tenho tempo claro!) de marte desde quando primeiro robo desceu por aquelas bandas! quando encontraram aquele meteorito, em dezembro de 2003, contendo bacterias supostamente do vermelhão, associaram como sendo fragmentos de um antigo asteroide que colidiu com marte a uns 11 milhões de anos (+ou-) esse impacto sugere que tenha arrancado o planeta de orbita, eliminando toda e qualquer possibilidade de vida mais evoluida,(jornal folha de são paulo, super interessante) porem, outro fato me chama a atenção são as luas de marte, phobos e deimos, que são consideradas meteoros que supostamente foram pegos a alguns bilhões de anos pela gravidade de marte, a pergunta que faço é, não seria esses os verdadeiros restos do asteroide que destruiu marte?
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Mais provavelmente seriam partes do próprio planeta que ficou girando em órbita após o impacto e esses escombros formaram as duas luas. A teoria mais aceita hoje sobre a formação de nossa Lua sugere que um impacto com um corpo do tamanho de Marte teria arrancado pedaços do planeta que depois de alguns milhares de anos se aglutinaram para formar a Lua. Essa teoria já foi testada e validada em modelos de computadores e sua origem foi devido aos isótopos de carbono dos dois astros serem idênticos, o que indicou que a Lua teria nascido da própria Terra. Só não encontraram ainda a marca do impacto com o corpo celeste que teria causado isso, mas deve ser devido ao fato de ter ocorrido quando a Terra ainda era uma bola de fogo. Em Marte pode ter se dado em época distinta, já que é sabido que metade do planeta contém marca de uma cratera gigante. Somente uma análise do solo das duas luas e do planeta poderá dizer se de fato tem a mesma origem.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

lulu escreveu:A teoria mais aceita hoje sobre a formação de nossa Lua sugere que um impacto com um corpo do tamanho de Marte teria arrancado pedaços do planeta que depois de alguns milhares de anos se aglutinaram para formar a Lua.
Grande, Lu, grande! Inclusive a teoria explica com precisão não só o carbono idêntico daqui e de lá, mas também a composição do solo. Seria coicidência demais solos idênticos, formados de maneira separada.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)