Página 1 de 4

O legado dos Sumérios

Enviado: 07 Mai 2005, 14:53
por lulu
Os Sumérios viveram há cerca de 6.000 anos na Mesopotâmia, atual Iraque e foi uma civilização muito avançada, mais até que as que a sucederam. Eles já conheciam o forno, a roda e os ladrilhos. Tinham portos, redes de irrigação e canalização de água potável. Possuíam um sistema legal com leis, cortes, juízes, advogados e promotores. Desenvolveram a arte, a música, a dança e a pintura. Tinham escolas e academias onde se ensinava medicina, química, matemática e outras ciências. Possuíam um sistema de escrita cuneiforme feita em tábuas de argila ainda mole que após secar, formavam um arquivo dos registros históricos.

O sistema da divisão do círculo em 360º que usamos até hoje foi herdado dos Sumérios, que eram excelentes astrônomos e criaram os conceitos de zênite, horizonte, ascensão heliacal, os critérios para os movimentos celestes e a divisão da esfera em graus e o conceito da banda celestial dividida em 12 casas, na qual os planetas realizam seu percurso ao redor do sol. Conheciam também o fenômeno da precessão equinocial que exige uma observação de 2.160 anos. Também sabiam que a terra é redonda e gira em torno do sol.

Segundo os Sumérios, o sistema solar é composto pelo Sol, a Lua e mais dez planetas, sendo a Terra o 7º, o que pode ser correto se contarmos a partir da borda do sistema solar para o centro. O 10º planeta seria Nibiru, que foi de onde seus mestres extraterrestres, os Anunnakis, vieram. Nibiru, segundo os Sumérios, tem uma órbita excêntrica em torno do sol, cuja revolução leva cerca de 3.600 anos terrestres, passando entre Marte e Júpiter quando se aproxima do Sol.

Atualmente conhecemos apenas 9 planetas e o 9º, Plutão, foi descoberto em 1930. Sendo assim, como os Sumérios conseguiram saber tanto sem instrumentos avançados?

Todo esse conhecimento, segundo os próprios Sumérios, foi um legado dos Anunnakis, que teriam vindo à Terra em busca de ouro após constatarem que seu planeta estava perdendo atmosfera e necessitaria de um escudo de partículas de ouro suspenso sobre sua atmosfera para protegê-la. Quando desceram na Terra pela primeira vez, o planeta estava passando pela sua segunda Era Glacial e portanto, dirigiram-se para o Oriente Médio, que tinha porções de terra descoberta, onde iniciaram a prospecção de ouro. Ali fundaram cidades e trabalharam na mineração até que o gelo começou a derreter e as cidades foram inundadas, obrigando-os a criar novos locais para viver e minerar. O deus chamado Enki era o líder, mas foi substituído por Enlil, seu meio-irmão, por não ter sido bem sucedido na busca de ouro nas águas do golfo. Com o derretimento do gelo, foi possível ir mais além e encontraram uma terra descrita como sendo de incrível beleza, conhecida como o jardim do Edem, que acredita-se tenha sido a África na região onde hoje é Moçambique.

Neste novo local, os Anunnakis se esgotaram fisicamente diante do clima quente e os trabalhadores se amotinaram num episódio que ficou conhecido como a Rebelião dos Anjos. Enlil conteve o motim, mas não se comoveu com a situação dos trabalhadores, que encontraram apoio em Enki, seu rival e, em Anu, seu pai. Enki sugeriu à deusa da medicina, Ninharsag, que criasse um lulu, um tipo de trabalhador primitivo para aliviar o terrível trabalho dos deuses. A proposta foi aceita e combinaram-se os gens de diversos animais e aves, mas não se chegou a um tipo adequado para o que se desejava. A solução ocorreu quando foi utilizado o gem de um hominídeo com um Anunnaki. O lulu feito pelos Anunnakis era muito parecido com eles e um texto Sumério descreve o híbrido como: "...A sua pele é como a de um deus".

Aos lulus coube o trabalho de mineração, livrando os deuses desse martírio. Como as filhas dos lulus eram bonitas, muitos deuses se casaram com elas e tiveram filhos, os semi-deuses. Os lulus viveram entre os deuses, mas Enlil e Enki travaram uma batalha pelo controle do planeta e Enki se aliou aos humanos, enquanto Enlil queria destruir todos os lulus. Com a aproximação de Nibiru, sua força gravitacional desestabilizaria as camadas de gelo dos pólos e um grande dilúvio estava previsto. Enlil alertou seus comandados, mas escondeu dos humanos e quando o fato estava prestes a ocorrer, fugiram para o céu, deixando a humanidade a mercê da catástrofe. Acredita-se que o céu a que se refere os textos, seja uma estação espacial em órbita do planeta. Como Enki ficou sabendo do fato, alertou um homem chamado Utnapishtim para que construísse uma arca e colocasse nela seres vivos e plantas em pares de modo que pudessem se salvar. Assim foi feito e a humanidade, a flora e a fauna sobreviveram. Após seu retorno à Terra, Enlil ficou irado e surpreso e parou para refletir, voltando atrás de sua posição de destruir a humanidade. Daquele dia em diante, humanos e Anunnakis trabalharam juntos e os deuses foram ensinando aos homens as bases de uma organização social e depois entregaram-lhes o reino de Súmer, como um legado ao seu futuro na Terra.

O Reino de Súmer encontrou seu apogeu em torno de 1.500 anos e a 2.000 anos a.c., foi invadido pelos Amoritas e Elamitas destruindo-o como civilização autônoma. Suas conquistas tecnológicas e culturais sobreviveram e influenciaram os Babilônios, os Assírios, os Judeus e a civilização ocidental a qual pertencemos.

Esta é a interessante história decifrada das tábuas recuperadas dos Sumérios e contada pelo escritor americano Zecharia Sitchen.

Fonte: Coleção Planeta, volume 2 - Extraterrestres entre nós, páginas 17 a 23, Editora Três.

Enviado: 13 Mai 2005, 19:57
por Cohen
Legal essa história;

Enviado: 14 Mai 2005, 08:56
por Euzébio
Pesquisei um pouco sobre o tema e nada encontrei na Mitologia Sumeriana sobre os lulus, ou sobre o 10o planeta...

Mitologia Sumeriana

Existe alguma fonte confiável que não seja de sites esotéricos?

Enviado: 16 Mai 2005, 17:31
por Latorre
Plutao eh um asteroide (sim, eu tbem fiquei pasmo...). Eh menor q nossa Lua. Nao eh visivel a olho nu, provavelmente os sumerios se referiram a outra coisa.

Vale lembrar q os antigos (o Euz ia se amarrar na aula de historia da astronomia q eu tive semana passada) enchergavam tudo a mesma coisa no ceu: soh o brilho, e diferenciavam planetas e estrelas pelo movimento (os planetas movem-se - aparentemente - de forma independente das estrelas, q movem-se em bloco). As estrelas em redor dos polos celestes (norte, no caso, a estrela polar) praticamente nao se move, e poderia ser confundida com um planekta. Enfim... sem telescopio, fica facil fazer confusao.

Enviado: 10 Jan 2006, 00:17
por hsette
Há uma entrevista recente sobre o tema com o autor do livro "Os Astronautas do Passado" e do "12º Planeta" - Zecharia Sitchin,

http://www.apovni.org/modules.php?name= ... =0&thold=0

Enviado: 17 Jan 2006, 16:57
por EDurval
Euzébio escreveu:Pesquisei um pouco sobre o tema e nada encontrei na Mitologia Sumeriana sobre os lulus, ou sobre o 10o planeta...

Mitologia Sumeriana

Existe alguma fonte confiável que não seja de sites esotéricos?
Procure pelo nome do Autor, segue alguns dos seus livros

"O 12º Planeta" - fala sobre Marduk
"A Genesi Revisada" Fala sobre os Lulus

Alias o autor é hoje consultor da Nasa e seu Livro "O 12º Planeta" é reconhecido como uma Teoria possivel - por isso foi convidado a ser consultor da Nasa.

Enviado: 18 Jan 2006, 11:31
por Dell
Essa história de que os et's viram as filhas dos homens, e casaram com elas, não e novidade nenhuma...aliás, muitas culturas antigas têm estes mitos, de seres que cruzaram com humanas, e originaram os "gigantes" da antiguidade.Muitos mitos antigos se parecem, por terem a mesma fonte.Interessante esta história.Seriam mesmo et's??Ou seres de outra natureza, com outros objetivos??

Enviado: 18 Jan 2006, 12:36
por Euzébio
Dell escreveu:Seriam mesmo et's??Ou seres de outra natureza, com outros objetivos??
O que seriam seres de outra natureza?

Enviado: 18 Jan 2006, 14:53
por Dell
Grande Euzébio...tudo tranquilo?Bom, respondendo sua pergunta, em diversas culturas antigas, podemos observar "lendas" de supostos seres "não humanos", que tiveram filhos com humanas, e originaram os gigantes.Na mitologia grega, vários semi-deuses(e.g. hércules) eram filhos dos "deuses", com as mortais.Poderiam, então, serem "seres espirituais"?
Bom, na Bíblia, em Gênesis 6, vemos que "os filhos de Deus" viram as "filhas dos homens", e coabitaram com elas.Deste cruzamento, nasceram os "gigantes" da antiguidade.Note que, estes filhos de Deus, eram anjos caídos(demônios), que o fizeram para macular o que Deus havia criado.Tanto que Deus achou a Noé, que a Bíblia descreve como "reto em suas gerações".Este termo, no original hebraico, tem a ver com sua genética, que não havia sido corrompida com estes cruzamentos.Por isso, Deus o escolhe para recomeçar a povoar a Terra.Bom, Euzébio, pode parecer tudo meio bizarro, mas é assim mesmo.Tanto que, quando Jesus decorre sobre o tempo do fim, Ele dá uma característica única sobre estes "tempos do fim", que estes seriam como nos dias de Noé.Porque Noé?O que havia de especial nesta época?Por causa desta mistura e sinais que haviam, ou seja, de seres espirituais, atuando através do engano, passando-se por seres de outro lugar ( planeta??), e desviando a atenção do homem não para Deus, mas para uma busca pelo que não pode ser achado( outras civilizações, entende?).Por isso, creio EU, não podemos achar provas físicas dos et's, UFOs, etc....
Um dado interessante a adicionar é que, conforme bem observou Jaques Vallé (acertei o nome?), os relatos dos "abduzidos" encaixam-se com o que prega a Nova Era, no qual Deus não existe, o homem é o próprio Deus, etc...seria só coincidência??
No mais, não me alongarei, pois podemos entrar novamente na discussão sobre religiões, ou sobre a Bíblia, e este fórum não tem esta intenção...

Enviado: 18 Jan 2006, 15:48
por EDurval
É com diz o velho deitado "No meio desse angu tem caroço"

Mitos e Lendas podem sim, serem eventos reais que tenham seu relato misturado com a crença do povo que os cria.

Como o Dell disse melhor para por aqui pra não criar polemica com a religiosidade alheia hehehe

Enviado: 18 Jan 2006, 18:21
por hsette
Olá, Dell, relembrando um antigo diálogo que tive com você, acho que consegui entender um pouco mais o seu ponto de vista a partir do que você escreveu acima.
Creio que é possível debater o assunto sem cair numa discussão religiosa (não que eu tenha alguma coisa contra isso, pelo contrário, me interesso muito pelo assunto, mas como você mesmo disse, não é o foco deste fórum).
Voltando à questão, pelo seu ponto de vista os tais anjos decaídos teriam “encarnado” como humanos? Se for isso mesmo, há alguma referência sobre quais seriam os objetivos desta atitude?
Outra pergunta: você acha então que tais fatos estariam acontecendo novamente?
Quero esclarecer que respeito tal ponto de vista, e acho-o interessante, apesar de ter algumas restrições a respeito, fruto de uma visão cientificista com a qual me sinto mais confortável.

Enviado: 19 Jan 2006, 08:22
por Dell
Olá, hsette, fico feliz em poder responder a você, e aos demais participantes deste fórum o esclarecimento necessário sobre o que escrevi acima, e no outro fórum...então, vamos por partes.Mas antes, como alguns já sabem, quero ressaltar a minha condição de cristão, e por isso, explanarei o que a Bíblia, e a história antiga, podem nos esclarecer sobre tais fenômenos.Como já disse, vamos por partes.
1) Em primeiro lugar, vamos colocar alguns questionamentos
- seria possível o fenômeno UFO ser de natureza espiritual?
- seria possível " seres espirituais" se materializarem, ou terem o poder de interferir na matéria?
- qual o objetivo desses "seres", em promover estes fenômenos, e deixá-los sem a elucidação para a humanidade em geral?

2) Ao estudarmos os mitos dos povos antigos - nórdicos, chineses, indianos, greco-romanos,sumerianos, vemos que os gigantes se fazem presentes em todas elas.Estes seriam originados de relações sexuais entre os "deuses" e humanos.Estes "deuses", de uma inteligência e conhecimento superiores a qualquer cultura da época, teriam também ensinado aos seus "escolhidos" segredos sobre o universo e o próprio planeta Terra - geologia, astronomia, etc...podemos hoje, observar, representações destes "deuses" em vários monumentos, como pirâmides, esculturas, afrescos, etc...
Observamos, então, que na antiguidade, houve uma "exposição sistemática" destes "deuses" aos homens, o que originou estes mitos e representações que vemos hoje em dia.
Bom, segundo podemos estudar pela cronologia bíblica, a partir do momento em que satanás (e os anjos que caíram com ele em sua rebelião) caíram, intentaram em destruir sistematicamente tudo o que Deus havia criado.A lógica é simples: se vc odeia muito alguém, e este é muito mais forte que vc, será lógico atacar o que ele mais aprecia, ou ama - neste caso, como satanás não pôde ( e nunca vai poder) contra Deus, ele ataca sua criação: o homem.E seu método mais eficaz é de negar, e enganar para afastar a possibilidade deste conhecer seu criador.
E para isto, seria necessário se infiltrar,nas mais diversas culturas, e promover o engano de que, em primeiro lugar,ele não existe, e também não existe o bem, nem o mal absoluto.Na história, vemos que as primeiras representações de antigos deuses, estes eram bons a maus, dependendo de seu "humor".Os sacrifícios eram necessários para garantir a benevolência destes.Somente séculos mais tarde, como seria necessário, no Egito temos a primeira representação de um deus absolutamente mau - set - .
Estea "infiltração histórica" garantiu a satanás, dentre outras coisas, a idéia de que i) ele não existe, ou não passa de lenda, ii) não existe o bem nem o mau absoluto, iii) o afastamento da possibilidade de os povos antigos se relacionarem com o Deus verdadeiro.Este foi um trabalho de séculos, e não podemos ignorar que estamos lidando com uma inteligência muito superior aos dos seres humanos.
Poderíamos seguir os "passos" de satanás na história, mas isto nos levaria muito tempo.Por isso, aos interessados, sugiro que um estudo aprofundado destas culturas antigas nos revelará muitos pontos em comum, sobre estes aspectos "sobrenaturais".O que escrevi aqui é para nos dar um "pano de fundo" histórico.(aos interessados: na cultura egípcia, encontramos várias "pegadas"...).

3)Devido a isto, creio que estes fenômenos são espirituais ( por isso não há provas físicas, como já mencionei anteriormente...), mas porque o interesse destas "entidades" em tais fenômenos?Quero ressaltar dois motivos: 1° - promover o engano, a dúvida, e a negação de uma divindade absolutamente boa (Deus), e de sua Palavra( afinal, se existem et's, a Bíblia está errada, e não passa de um amontoado de mitos e lendas); e 2° - preparar a mentalidade da humanidade para a nova era, e o aparecimento do anticristo(ok, ok, não vou falar sobre isso...).Quero dizer que citei o anticristo, e iminência da volta de Jesus, por que o mesmo refere a estes sinais como características de Sua volta.Vejamos o texto:
Mateus 24:37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem
Como já disse, haveria algo que acontecia nos dias de Noé, que aconteceria novamente nos dias anteriores da volta de Jesus.E nos dias de Noé, temos:

Gênesis 6:2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.

Gênesis 6:4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.

Jó 1:6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Jó 2:1 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR.


Podemos observar a natureza espiritual destes seres, que no AT são chamados " fihos de Deus".

4)Estes seres espirituais não encarnaram como homens, mas sim, a Bíblia nos mostra, em diversos textos, que eles podem se "materializar" e interagir no mundo físico.Podem comer, tocar, e serem vistos como homens normais.

Para explicar esta "reprodução", podemos recorrer a outros mitos antigos: os súcubus e íncubus( assim é que são conhecidos em suas lendas).Estes originaram, entre outros, os mitos dos vampiros, por exemplo.Súcubus e íncubus são formas materiais de anjos(caídos) como homens e mulheres, os quais podem ter relações sexuais com seres humanos comuns, e assim se reproduzirem.Claro, eles retiram o esperma do homem como mulher, e depois como homem, o colocam em mulheres.Por causa desta manipulação, nascem os gigantes.Mas porque desta alteração genética?Para corromper o que Deus havia criado( eu expliquei na outra resposta), e também para possibilitar a canalização destes "deuses" nestes gigantes -em um humano normal, este morreria.A razão destas canalizações é sobre legalidade, mas creio que isto fugirá um pouco do foco deste fórum.
Por isso, creio sim, que estamos presenciando o que já aconteceu na antiguidade, e acredito também que veremos uma profusão maior destes "fenômenos", a medida que o tempo para a volta de Jesus se aproxima.
Espero ter sido claro, sei que isto causa polêmica, mas como observamos neste fórum, creio que temos que estar abertos a todas as possibilidades.Inclusive de este fenômeno ser de origem espiritual, e não extraterrestre.

Enviado: 19 Jan 2006, 11:14
por Britan
Eu vou por outro caminho, não diria seres espirituais, mas sim possiveis habitantes de outra dimensão paralela á nossa, essa hipotese começa a ser levantada por pessoas como o Vallee e poderia explicar parte do fenomeno sobrenatural ou espiritismo, penso que não devemos desassociar as coisas, a existencia de uma dimensão paralela e a possibilidade de existirem serem que se possam "moventar" entre elas através de tecnologia é, a meu ver algo credivel, bom topico este.

Enviado: 19 Jan 2006, 14:03
por hsette
Ok, Dell.
A polêmica é inevitável, mas acho que tudo bem.
No meu ponto de vista, a possibilidade de formas de vida completamente diferentes daquela que nós conhecemos, chegando até a possibilidade de não terem a necessidade de se basearem na matéria dita “bariônica” (prótons, elétrons, etc.) não me parece descabida. A natureza nos dá constantemente mostras de sua capacidade de seguir caminhos infinitamente variados e surpreendentes.
Por outro lado, a profusão de “mitos” sobre seres sobrenaturais nas civilizações antigas é algo que dá o que pensar. Ainda mais se levarmos em conta as enormes coincidências entre relatos feitos por povos que, ao que tudo indica, não tiveram nenhum tipo de contato temporal ou espacial entre si.
Mas aí, surge uma interrogação: se tais relatos são verdadeiros, o que teria motivado a súbita suspensão de tais fatos a partir de um determinado momento da história?
E outra: no caso do Deus judaico-cristão, o antigo-testamento faz inúmeros relatos de sua intervenção direta nos acontecimentos, mantendo inclusive diálogos concretos com diversos personagens. No seu ponto de vista, porque isto deixou de acontecer?

Enviado: 19 Jan 2006, 20:48
por Britan
Será porque perceberam que ainda não era a altura e então mudaram de estrategia?