Sírius: Mistério Extraterrestre

Estaríamos sendo visitados por EBEIs desde os tempos mais primórdios? Este setor é dedicado à discussão de supostos vestígios ufológicos nos registros mais primitivos (desenhos, construções e escrituras).

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Sírius: Mistério Extraterrestre

Mensagem por Euzébio »

por EDUARDO CASTOR BORGONOVI - AE

Imagem


SÃO PAULO - Um dos corpos celestes mais bonitos e misteriosos é a estrela Sirius, observada todos os anos com grande fervor pelos cientistas do Hemisfério Norte, onde ela brilha com maior intensidade, principalmente no inverno. Sirius é também responsável por um dos mistérios mais ricos e mais discutidos quando o assunto são as possíveis visitas de extraterrestres ao nosso planeta: o mistério dos dogons, tribo de indígenas que vive na África Ocidental. Na década de 40, os líderes dogons revelaram muito de seus conhecimentos tribais a dois antropólogos franceses que faziam estudos sobre esse povo.

No meio desses conhecimentos e lendas havia intrigantes referências a Sirius - não apenas à estrela visível, mas também a uma segunda estrela que existe nas suas redondezas e que ainda não havia sido estudada pela moderna astronomia. Como poderiam os dogons, indígenas vivendo numa das regiões mais pobres da África, saber detalhes minuciosos sobre uma estrela ainda não bem conhecida pela tecnologia do homem dito civilizado?

Segundo as seculares lendas dos dogons, essa segunda estrela é composta de um material extremamente denso ("todos os seres humanos juntos não conseguiriam carregá-la", diz a tradição dogon), embora seja uma estrela muito pequena. Além disso, segundo os dogons, essa segunda estrela, próxima a Sirius, teria uma órbita de 50 anos em volta da sua estrela-maior. Os antropólogos calculam que esse conhecimento faça parte da mitologia dos dogons durante vários séculos.

DESCOBERTA - E o que mais intriga é que a pequena e densa estrela em volta de Sirius foi observada oficialmente pela primeira vez em 1862, pelo astrônomo Alvan Clark. Ele a observou ao telescópio e a catalogou. Essa descoberta confirmou que os dogons falavam da pequena estrela séculos antes de ser vista através de um telescópio. Como isso é possível?

Esse intrigante mistério foi tema do livro "O Mistério de Sirius", lançado em 1976 por Robert Temple, um pesquisador e escritor inglês. A tese de Temple nesse livro é de que seres extraterrestres estiveram na Terra 5 mil anos atrás e nos revelaram muitos segredos da galáxia, entre eles as informações sobre a pequena estrela que gira ao redor de Sirius.

A comunidade científica ridicularizou Temple. Vários astrônomos conhecidos, entre eles o falecido Carl Sagan, apresentaram sua explicação. Segundo eles, missionários franceses visitaram intensamente os dogons na década de 20 e teriam transmitido essas informações aos indígenas africanos.

Essa explicação "científica" de Sagan e seus companheiros também não bateu muito bem, nem no mundo científico nem entre os mais crédulos na tese dos extraterrestres. Entre outras coisas, porque parece bastante difícil que missionários franceses possam ter falado com os dogons sobre uma pequena e densa estrela em volta de Sirius, inclusive com detalhes sobre sua órbita. Não faria sentido missionários estarem falando sobre isso, não só por terem outros assuntos, relativos às suas missões, mas também pelo desnível cultural entre eles e os indígenas africanos.

ANCESTRAIS - Além disso, os dogons reafirmam que esse conhecimento tem muitos séculos, tendo sido transmitido de geração em geração. Além das informações sobre a pequena estrelas, os dogons dizem que seus antepassados vieram de lá. E eles praticam, todos os anos, uma dança sagrada que conta a história dos ancestrais dogons vindos daquela estrela. O mais intrigante é que eles dançam com máscaras de palha que lembram as máscaras dos nossos astronautas.

Após a explicação de Sagan surgiram outras, todas elas mais difíceis de serem aceitas que o próprio mito dos dogons. Uma delas diz que no passado os dogons teriam uma visão extremamente apurada, que lhes havia permitido observar a pequena estrela a olho nu. Além de infundada, essa versão não explica as informações sobre a densidade da estrela, sua órbita e as máscaras da dança dogon. Outra afirma que no passado os antigos egípcios teriam poderosos telescópios.

Imagem

(máscara de dança)

Mais misteriosas máscaras dogons:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Sinceramente não acho que tenha algo estranho nisto tudo, é prefeitamente plausivel que os Franceses tenham levado conhecimentos de astrologia para tribos indigenas em Africa, fazia parte do processo dos programas de colonização, os Portugueses fizeram o mesmo, em relação as mascaras parecem-me também mascaras africanas tipicas, sorry Ze.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

:arrow: Por que então os dogons afirmam que estes conhecimentos foram transmitidos por seus ancestrais muitos séculos antes da "colonização" francesa? :?:
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Da mesma forma que "nos cristaos" dizemos q nossas leis morais foram nos passado por Deus no monte Sinai. Loroto de tempos. Evidencia anedota, vc sabe q isso existe.

Veja, nao estou sendo taxativo. Estou dando uma hipotese. Certo?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Da mesma forma que o Cristovao Colombo diz que descobrio a America quando muito antes ja os mapas de Piri Reis tinham o continente americano, são "lapsos temporais" provocados pelo orgulho dos povos tem em chamar a si certos feitos.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

ricardo_britan escreveu:(...)são "lapsos temporais" provocados pelo orgulho dos povos tem em chamar a si certos feitos.
Magistral.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Tópico relacionado: viewtopic.php?t=2554&
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
SpaceGhost
Mensagens: 233
Registrado em: 17 Ago 2009, 07:23
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por SpaceGhost »

Creio que na colonização de qualquer lugar, astronomia não era abordada.
A religião não abordava astronomia por ser considerada heresia, e cogitar a possível existência de outros seres vivos em qualquer outro lugar que não fosse a Terra era motivo para fogueira, (e pelo jeito ainda é um pouco assim).
Os colonos não possuíam capacidade intelectual suficiente para saber de tal informação, uma vez que eram, em sua maioria, marinheiros e fugitivos políticos que talvez nunca tenham tido contato com astronomia, senão, saber o nome de algumas constelações. Os membros do clero que acompanhavam as missões tinham apenas duas funções, restritamente transmitir os ensinamentos de sua religião e punir os que não aceitavam. Os que possuíam algum tipo de informação como essa eram monges confinados.
Imagino não haver motivo suficiente para se transmitir tal conhecimento para pessoas tão rudimentares, diferente de se implantar nas mentes a existência de um ser criado pelo homem que tudo vê e que pode condenar pela eternidade aqueles que não aceitarem, como comumente era feito nas colonizações.
Obs.: Até o momento não defendo nenhuma possibilidade.
Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Mensagem por guga »

A origem do conhecimento dos dogons é incerta. Existem alguns antropólogos e historiadores que atribuem tais conhecimentos às provaveis origens gregas dos dogons e suas correspondencias com os egipcios.

Outros, mais céticos, atribuem esse conhecimento astronômico (realmente o grau de acuidade em relação à Sírius chega a impressionar) há supostas influências de colonizadores europeus do Séc XIX. O que, muitos descartam, porque já no século XVI esse povo elaborava desenhos da estrela sirius com a mesma precisão de informações de sempre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogon
http://galileu.globo.com/edic/103/con_livro2.htm

http://dogon-guide.com (Só o site de um guia dogon)
http://www.pbs.org/wnet/africa/explore/ ... story.html
http://www.unmuseum.org/siriusb.htm
http://www.suite101.com/article.cfm/mythology/118502
http://www.sacredsites.com/africa/mali/dogon.html
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/167974/Dogon
http://www.danheller.com/mali-dogon.html
http://rationalwiki.com/wiki/Dogon_people
http://wapedia.mobi/en/Dogon
http://www.crystalinks.com/dogon.html
http://www.statemaster.com/encyclopedia/Nommo
http://www.bibliotecapleyades.net/esp_dogon03.htm

Imagem do Deus Nommo
Imagem

No link abaixo vcs podem baixar o áudio das "invocações" dos deuses da mitologia dogon
http://www.archive.org/details/Akoustik ... ency-Dogon
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...

Esse deus Nommo pode ser a representação de um submarino, ou coisa assim, o bicho aí parece um peixe.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Space, por mais que os colonizadores influenciassem os nativos, creio que Astronomia não deveria fazer parte do currículo, né? rs...

Guga, grande contribuição, parceiro! Agora temos uma verdadeira enciclopédia sobre os dogons! Genial!

Alex, me parece que o deus Nommo era uma figura anfíbia, mas a idéia do submarino (OSNI) não é má!
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Mensagem por guga »

Oi Euzébio

Valeu ;)


Eu achei alguma coisa há mais em casa sobre os Dogons em publicações antigas da revista planeta. Se tiver tempo eu tento escanear e postar aqui o que tenho em casa.

Não lembro se a figura era mesmo anfíbia, lembro de ter lido algo sobre a semelhança com o Deus Oanes que era metade homem e metade peixe.

INformações aqui:
http://www.oab.org.br/ena/users/gerente ... 131941.pdf
http://enigmasemisterios.blogspot.com/2 ... chive.html

Imagens de Oanes

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Na mesma linha, tínhamos, ainda o deus grego Tritão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trit%C3%A3o_(mitologia)