Ufologia na Antigüidade

Estaríamos sendo visitados por EBEIs desde os tempos mais primórdios? Este setor é dedicado à discussão de supostos vestígios ufológicos nos registros mais primitivos (desenhos, construções e escrituras).

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Este é dos topicos que eu mais gosto :lol:

Imagem
Imagem
Duas tapeçarias do sec XV , la nos cantos ... estão ambas na basillica Notre-Dame, Beaune, Burgandy.

Imagem
Isto esta pintado numa mobilia em Earls D’Oltremond, Belgica.
Imagem
A imagem de Jesus e Maria, chama-se "O MIlagre do Sol" e foi pintado por Masolino De Panicale (1383-1440) e esta na igreja de Santa Maria Maggiore, Florença, Italia



Imagem
Imagem Ilustrada num livro de cartografia Holandesa



Imagem
Moeda Francesa de 1680

Depois posto mais
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Muito boas imagens, Ricardo!

Pode-se até imaginar que, mesmo na Idade Média, os EBEIs por aqui estiveram (aquela história de nobreza ter sangue azul é muito suspeita...).

Resta a pergunta: Eram os deuses (e também os anjos) astronautas?
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Aquela Jesus & Maria e o milagre do sol eh clara demais a respeito de discos-voadores. Se aquilo forem aeronaves representadas, o povo daquela epoca jah conhecia bem o fenomeno em forma de prato. Pergunto eu: nao haveriam escrituras a respeito? Escrituras claras, falando de objetos voadores em forma de prato?

E a moeda com o cogumelo voador? Se o artista que fez aquela moeda, quisesse representar uma aeronave, supoe-se que o conhecimento geral do povo local sobre aeronaves do genero era relativamente grande. Certo? Porque desenhar e nao escrever? Existem esses escritos, fora as vagas lorotas biblicas, passadas repletas de erros pelo velho estilo telefone-sem-fio?

Euzebio, existem escritos mais claros? Isso eh com vc :wink:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu:Euzebio, existem escritos mais claros? Isso eh com vc :wink:
Existe alguma referência neste tópico:OVNIs na Arte Mundial que penso seria interessante se verificar.
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

oops nem havia reparado q algumas das imagens q postei ja ca estavam sorry pessoal
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Yarwinish
Mensagens: 57
Registrado em: 17 Out 2004, 19:35
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Yarwinish »

Só uma correção no primeiro reply.
KIEV não é na Rússia, é na Ucrânia
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Entre todas estas imagens a que mais eu considero importante é esta:

Imagem

Não pelo seu sentido ufológico mas pelo histórico, suspeito que ela seja um dos primeiros registros de complexos halos atmosféricos.

Neste caso veriamos dois Arcos Infralaterais ( os dois arcos laterais ) e uma Parhelia de 120o ( esfera maior ).

Seria muito interessante poder confirmar isto.


- Mais sobre Halos e fenômenos atmsoféricos complexos em: Atmospheric Optics

- Sobre a associação de várias das imagens postadas com Ovnis recomendo a leitura deste excelente artigo: Arte e OVNIs?
Não, obrigado, só arte.



[ ]´s
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Algo parecido com isto:

Imagem

Halos de gelo.

Tiny ice crystals in the atmosphere create halos by refracting and reflecting light.

No entanto, este fenômeno só ocorre nas regiões polares. Não me consta que barcos franceses tenham cruzado os círculos polares na época dos galeões...
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

APODman escreveu:Arte e OVNIs?
Não, obrigado, só arte.

[ ]´s
Sabe Carl Sag... digo APODman, nem preciso abrir o referido site (Ceticismo Aberto - o nome já diz tudo) para saber do que se trata.

Não há símbolos misteriosos que podem significar OVNIs na antigüidade? Ok.

Me diga então, por que todas as divindades sempre vêm do céu? Por que algumas necessitam de 'carruagens'? Por que os 'anjos' necessitam de asas para flutuar? Por que o deus sempre mora no céu? (quando não, vem do céu e se instala numa montanha)

Por que a fumaça e o 'enxofre', por que as 'nuvens luminosas', ou os escudos flamejantes?
Ad Honorem Extraterrestris
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Euzébio escreveu:Algo parecido com isto:

Imagem

Halos de gelo.

Tiny ice crystals in the atmosphere create halos by refracting and reflecting light.

No entanto, este fenômeno só ocorre nas regiões polares. Não me consta que barcos franceses tenham cruzado os círculos polares na época dos galeões...

(Eram barcos holandeses não eram )

Os Halos não ocorrem apenas em regiões polares, basta que haja cristais de gelo na atmosfera.

Tb neva em paises de clima temperado. :wink:

Halos são comuns Euzébio, já ví halos solares aqui em São Paulo.


[ ]´s
APODman
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Dez 2004, 22:37
Localização: São Paulo

Mensagem por APODman »

Euzébio escreveu: Sabe Carl Sag... digo APODman, nem preciso abrir o referido site (Ceticismo Aberto - o nome já diz tudo) para saber do que se trata.
Seria legal dar uma olhada Euzébio, o artigo é muito completo e interessante.
Euzébio escreveu: Não há símbolos misteriosos que podem significar OVNIs na antigüidade? Ok.
Sim. claro que sim: "Objetos Voadores Nao Identificados" , necessariamente extraterrestres ? Este é outro papo.

Mas leia o artigo do CA antes.


[ ]´s
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Tenho lido bastante a respeito da Hipótese dos Antigos Astronautas.
É um tema ao mesmo tempo fascinante e intrigante.

Para os que não estiverem inteirados sobre o assunto, acho fundamental que dediquem um bom tempo à leitura integral deste Tópico.

Antes de mais nada, gostaria de indicar a todos o belo trabalho do grande Euzébio:
http://www.freewebs.com/hipoteseaa/

É de longe o melhor trabalho sobre o assunto em língua portuguesa disponível na Internet.
Está de parabéns!

Outros ponto de vistas, que penso ser importante considerar:
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/ezequiel.htm
http://www.ceticismoaberto.com/fortiani ... aalbek.htm
http://www.ceticismoaberto.com/referencias/adogon.htm
e outros, no mesmo site.

Ainda que os indícios apontados não sejam, na minha opinião, suficientes para se fazer afirmativas definitivas, essa hipótese me parece mais provável do que a hipótese de estarmos a ser visitados por EBEIs neste momento histórico em que vivemos.

No entanto, gostaria de levantar algumas questões sobre as quais ainda não encontrei informações, e que considero importantes.

Espero que alguém tenha dados a respeito:

1) Qual o registro mais antigo conhecido a dar sustentação a essa hipótese? Registro pode ser tanto um relato, um artefato, construções megalíticas, construções em geral...
2) Há algum desses registros presente no Continente Australiano, ou oriundo do mesmo?
3) Ainda não encontrei nenhuma refutação, minimamente razoável que seja, às linhas da planície de Nazca, no Peru. Será que ninguém se arriscou? Ou seriam irrefutáveis?
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Foi este tópico e estas noçoes do Euzebio que me fizeram ficar ligado permanentemente a este forum, muito se pode dizer mas ate hoje nao houve ninguem q me desse uma explicação logica para nazca
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Eu agradeço aos companheiros hsette e Britan pelo carinho, mas acho que há um pouco de exagero de vossa parte...

:oops:

Visitem também minha outra página, a Deuses Astronautas, principalmente a sessão de imagens.

Ambas as páginas necessitam de uma revisão, mas a falta de tempo (e de interesse) me é crucial!

Quanto às suas dúvidas, hsette, são mesmo muito difíceis de responder. A mais antiga evidência, na minha opinião, é a Esfera Sulcada

Há também o fóssil de Meister, uma pegada pré-cambriana com a marca de sapatos esmagando um trilobita.

Na Austrália temos as figuras rupestres representando os wandjinas, seres com vestimentas espaciais e que lembram muito os atuais greys.

Imagem

Quanto às linhas de Nazca, que tipo de refutação você se refere? A favor ou contra as teorias de Maria Reiche?

Se for contra, Däniken tem um livro recente sobre isto:

Imagem

Resenha:

A revelação dos pontos de aterrissagem dos alienígenas em Nazca, com mais de 140 fotos!

"Olhando do avião para a superfície plana do deserto [de Nazca], o passageiro descobrirá, esboçados nos terraços e encostas, gigantescos triângulos e quadrados cujos contornos parecem ter sido traçados a régua, e cuja superfície clara contrasta claramente com o solo escuro. Quase que poderíamos acreditar que são pistas de aterrissagem!" - Maria Reiche, geógrafa e matemática alemã.

A cidade peruana de Nazca fica a aproximadamente 450 quilômetros de Lima, capital do país. Visitada anualmente por milhares de turistas e pesquisadores, a planície desértica que circunda a cidade guarda uma das mais intrigantes descobertas arqueológicas do século XX: desenhos gigantescos, em formas geométricas ou mostrando o contorno de homens e animais, escavados na terra preto-amarronzada do deserto.

Vistas de perto, as linhas escavadas no solo parecem simples buracos. Analisadas do céu, porém, são representações fiéis em detalhes e proporcionais aos originais retratados. Linhas retas cruzam quilômetros de planície assemelhando-se a campos de pouso para aeronaves.

A chegada dos deuses reúne informações de estudos teóricos e a vasta pesquisa de campo desenvolvida por Erich von Däniken acerca dos desenhos em Nazca, com mais de 140 fotos que documentam as fantásticas imagens aéreas da planície e registros que fundamentam a afirmação de que as linhas desenhadas no solo são na realidade vestígios da presença extraterrestre no planeta, esquecidos ou abandonados propositalmente pelos visitantes.

Erich von Däniken ganhou projeção internacional com a publicação do livro Eram os deuses astronautas?, que apresenta a teoria de que o planeta Terra, em eras remotas, foi habitado e colonizado por extraterrestres. A cidade de Nazca, entre tantas outras pesquisadas pelo autor, é mais um testemunho da presença de civilizações alienígenas no planeta.
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Valeu Euzébio.
As dicas são muito boas. Vou dar uma estudada nos link.

Quando disse refutação, estava me referindo a algum trabalho que demonstrasse inequivocadamente que tais linhas teriam sido produzidas por humanos, sem nenhuma conotação ligada à Hipótese AA.
E mais, como teriam sido feitas com as técnicas e conhecimentos matemáticos e geométrico da época?

Vou me aprofundar no tema, pois parece que há muita coisa a se conferir.

A nova página também está ótima!