Entrevista com Erich von Däniken

Estaríamos sendo visitados por EBEIs desde os tempos mais primórdios? Este setor é dedicado à discussão de supostos vestígios ufológicos nos registros mais primitivos (desenhos, construções e escrituras).

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Entrevista com Erich von Däniken

Mensagem por Euzébio »

O autor continua a apoiar teorias extraterrestres – Entrevista com Erich von Daniken
Billy Cox, Florida Today
Imagem

Resumo: Aos 62 anos, o padrinho da Ancient Astronauts Society pode parecer uma relíquia desgastada vinda dos anos 60. Mas Erich Von Daniken nunca passou. Von Daniken nunca desistiu de sua premissa de que os antigos escribas ao contribuir para os textos sagrados (nas tradições orientais e ocidentais) descreveram contatos com visitantes extraterrestres tecnologicamente sofisticados.
________________________________________
MELBOURNE, Fla. - Aos 62 anos, o padrinho da Ancient Astronauts Society pode parecer uma relíquia desgastada vinda dos anos 60. Mas Erich Von Daniken nunca passou; duas semanas atrás, equipes de filmagem terminaram de produzir outro documentário sobre as controversas pesquisas de autoria do suíço, que deverá ir ao ar nos EUA no A&E Channel ainda este ano (1996) ou no início de 1997.

Numa tarde chuvosa qualquer, na livraria Barnes & Noble Booksellers, um pequeno porém ávido grupo de fãs reune-se ali por um autógrafo em seu 22º. livro, A Chegada dos Deuses. Alguns trazem em mãos antigos exemplares de seu primeiro lançamento, Eram os Deuses Astronautas?, traduzido para o inglês em 1972. Desde então, os livros de Von Daniken venderam mais de 53 milhões de cópias em 28 idiomas.

O que apenas os mais fissurados sabem é que o escritor que, nos anos 60, começou a defender influências extraterrestres em religiões, culturas e arquitetura mundiais, escreveu uma mea culpa em 1985, intitulada Habe Ich Mich Geirrt? nunca traduzida para o inglês, Será que eu estava errado? É uma retratação de algumas de suas mais refutáveis declarações envolvendo artefatos ETs que não o eram.

Mas Erich Von Daniken nunca passou. Von Daniken nunca desistiu de sua premissa de que os antigos escribas ao contribuir para os textos sagrados (nas tradições orientais e ocidentais) descreveram contatos com visitantes extraterrestres tecnologicamente sofisticados.

Von Daniken está em Flórida esta semana para o encontro anual da AAS, realizado em Orlando. FLORIDA TODAY se movimentou para conseguir alguns instantes com o expansível e ostensivamente incansável viajante mundial.

FLORIDA TODAY: Por que estamos agora observando um grande interesse no tema extraterrestres?

ERICH VON DANIKEN: Esta é uma história complicada. Acho que, há milênios atrás, alguns extraterrestres criaram, por mutação deliberada, nossa inteligência. Isto não contradiz a teoria darwiniana da evolução. Mas este é um passo adiante. Se você aceitar como uma teoria, que tenhamos genes extraterrestres em nós, então estes genes algum dia crescerão e se abrirão – desculpe-me por meu inglês.

Se você tiver uma árvore frutífera, em determinada época os frutos amadurecem e caem da árvore. A fruta é a mensagem dos extraterrestres. Em certa época da humanidade, o conhecimento surgirá em nosso cérebro.

Então o quê, agora, há de mais interessante sobre extraterrestres? Em minha opinião, é porque nós os temos em nossa genética. O tempo é o certo. Assim sendo, não se pode parar o interesse – ele está crescendo mais e mais. Não há o que fazer com o ano 2000. o milênio só tem a fazer com o Cristianismo. As outras sociedades – a comunidade judia, a comunidade islâmica – possuem calendários diferentes de modo geral.

FT: Como isto não conflita com o darwinismo?

EVD: A teoria da evolução de Darwin é algo que aprendemos e que geralmente temos que aceitar. Temos os ossos e a genealogia que nos mostra que basicamente viemos dos macacos. Mas os macacos continuam primitivos atualmente. Somos os únicos desta genealogia que nos tornamos inteligentes. Por que somente nós? Porque, te digo, somos uma mutação direcionada feita por extraterrestres. Ou como dizem os textos sagrados, os deuses criaram o homem conforme a sua própria imagem.

FT: Você dá um monte de pauladas nas interpretações fundamentalistas dos textos antigos e parece que gosta. Por que você gosta tanto deste processo?

EVD: Porque sou um grande crente em Deus. Eu sou uma destas pessoas que ainda reza todos os dias. Deus tem que ser eterno. Um deus que tem que criar experimentos e aguardar pelos resultados destes experimentos não pode ser Deus. Deus tem que ser onipresente, portanto Ele não precisa de um veiculo para se movimentar, um veiculo com fumaça, fogo e trovão. Deus, naturalmente, não comete erros.

Se você ler a Bíblia, encontrará um deus que dirige carruagens, que o profeta Ezequiel descreve muito claramente. Ou percebe que Deus comete erros. De acordo com a Bíblia, Deus criou a Terra em cinco dias, as plantas, as árvores, e no sexto dia fez Adão e Eva. E então, de acordo com a Bíblia, Deus disse que estavam bons. E pouco depois, Ele decidiu que não estavam bons, então decidiu destruir a humanidade com um dilúvio.

Portanto eu acho que estas pessoas (fundamentalistas) não estão rezando para o verdadeiro Deus.

FT: Você está dizendo que elas são estúpidas?

EVD: Não, não são estúpidas, apenas educadas nesta falha. Eu mesmo fui educado como católico. E, naturalmente, eu acreditava profundamente na forma como fui educado sobre Deus. Mas depois eu compreendi que algumas descrições no VT não podiam ser descrições acuradas de Deus. Deus é muito maior, e indescritível.

FT: Então os antigos registros estavam todos errados?

EVD: os primeiros evangelhos não foram escritos antes de 40 anos após a morte de Jesus Cristo. E os últimos evangelhos não foram sequer testemunhos do que aconteceu. Mas as ultimas histórias vieram daquela época porque, como todas as outras épocas, esta foi também uma época política. E a família de Constantino e sua esposa criaram uma nova religião (em 300 d.C.), que se tornou o Cristianismo.

Foi uma história maravilhosa, como você sabe, Jesus Cristo, o filho de Deus, finalmente ascendendo ao paraíso. Por longo tempo antes do Cristianismo, haviam muitos deuses em outras tradições que foram para o céu. Portanto naturalmente Jesus tinha que ascender também. Na verdade, a ascensão nunca teve lugar. A ressurreição nunca teve lugar. Não como descrito na Bíblia. A tumba de Jesus está na Caxemira. Eu a fotografei várias vezes.

FT: Por que precisamos do fator ET para nos fazer compreender que pertencemos todos à mesma semente de vida?

EVD: Não, não precisamos do fator ET mas é-nos útil. Olhar para fora deste planeta nos ajuda a compreender que somos todos provenientes do mesmo lugar. O que seria se os astrônomos anunciassem que há algo artificial lá fora? O que aconteceria? Nós imediatamente compreenderíamos que todos os seres inteligentes neste planeta são uma única raça, não os negros ou os brancos ou o que seja. E as guerras não teriam sentido.

FT: Então se um anúncio deste tipo tivesse este positivo efeito unificador, por que você acha – dada a grande evidência que temos nos OVNIs – que isto não aconteceu?

EVD: Nossa sociedade não é apenas composta das poucas pessoas que governam. Nossa sociedade é muito mais complicada. Temos muito poder nas religiões, muito poder nas ciências, e em muitos outros campos da sociedade. E todas estas partes seriam contra isto. Eles não querem perder o comando. Se houver uma mudança no pensamento sobre extraterrestres, não deverá ocorrer por revolução, pelo combate uns com os outros – do tipo nós estamos certos, vocês são os idiotas. Deverá ser por evolução, lentamente. Passando duas ou três gerações. Porque elas têm uma responsabilidade para com a sociedade.

FT: Você acha que é isto que estamos observando agora? Culturalmente? Uma lenta climatização?

EVD: Sim. Em minha curta existência, eu tive uma experiência muito curiosa. Eu aprendi que temos dois tipos de seres humanos. Um tipo é educado cientificamente. Ele absolutamente acredita em evolução, mutação, seleção. Mas ao final deste processo de evolução, somos o máximo, o topo da evolução.

A outra parte é educada de uma forma religiosa. Portanto acredita no conceito de: Deus criou tudo isto, no sexto dia Ele criou Adão e Eva. Mas nós estamos no topo da Criação. Porque Deus nos fez, finalmente. Então não importa como você vê isto, de uma maneira religiosa ou científica. Em ambos os casos – o topo da evolução ou a coroa da criação – somos o máximo.

Não gostamos de extraterrestres. Não queremos extraterrestres, temos medo deles. É um problema psicológico – não estamos prontos para aceitar que não somos o máximo.

FT: Uma das críticas é que suas teorias sobre ET subestimam nossa própria capacidade imaginativa ou criativa.

EVD: Isto é tolice. Carl Sagan e outros que me atacaram, tenho certeza, nunca leram meus livros. Naturalmente, é absurdo acreditar que extraterrestres criaram qualquer construção terrestre. É claro, nossos ancestrais criaram estes maravilhosos templos e pirâmides. Nossos ancestrais desenvolveram a cultura, a religião. Mas a questão ainda deve ser respondida – Com qual propósito?

Eu acredito que, há milhares de anos atrás, ETs estiveram aqui. Talvez apenas um pequeno grupo de pessoas os viu. Mas então eles foram interpretados como deuses, poderosos, descidos das estrelas. As próximas gerações nunca os viram, não entenderam o que eles eram. Os maias, por exemplo, criaram incríveis pirâmides na América Central. Temos que perguntar aos maias: “Por que vocês criaram estas pirâmides?” Para os deuses? Que deuses? Os cientistas dizem que foram para os deuses da natureza, o trovão, o relâmpago, as poderosas forças que eles admiravam mas não compreendiam. Mas isto também é tolice. A natureza não fala.

Os maias, por exemplo, explicam que Kukulkan deu-lhes conhecimento astronômico e matemático. Desculpe-me, o relâmpago não fala “divida isto por isto para obter aquilo," e assim por diante.

FT: OK, falemos sobre o sarcófago deixado pelo rei Pacal em Palenque, a idéia de ele estar em um painel de controle de uma nave espacial. Não há bastante ambigüidade nesta fantástica avalanche de hieróglifos para dizer que o que está descrito como flamas e exaustão de foguete poderiam também ser flores, como os maianistas tradicionais afirmam?

EVD: Em nosso século, aprendemos que um novo culto apareceu. Ele é conhecido como culto-cargo. Quando uma sociedade altamente tecnológica mantém contato com uma sociedade primitiva, os primitivos acreditam que algo da tecnologia da sociedade superior é magia. Se não podem entendê-la, ela tem algo a ver com os deuses. Quando Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo, os nativos supuseram que ele fosse um deus – a princípio. Quando Francisco Pizarro mostrou-se aos incas, com suas correntes cintilando ao sol, os sacerdotes todos se jogaram ao solo, acreditando ser ele o filho do sol.

Na segunda guerra mundial, no Pacifico, na ilha de Bebak, haviam ainda povos da Idade da Pedra ali que nunca tinham visto um avião. De repente eles viram estas coisas pousando na costa. Eles voltaram para a montanha e começaram a criar aviões feitos de madeira e palha. E adoraram estes modelos que eles mesmos fizeram. Era mágico. Isto é o que chamamos o culto-cargo, tecnologia incompreendida.

Na antiga literatura hindu, 6.000 anos atrás – eles não datavam – cidades gigantes rodearam toda a Terra, e destas cidades, pequenos veículos surgiam. Os antigos indianos chamavam estes minúsculos veículos de vimanas. Alguns tinham o formato de um ovo, alguns tinham o formato da nave especial de Ezequiel, e assim por diante. Em termos modernos, estas cidades poderiam ser traduzidas por uma nave-mãe fora da Terra com diferentes ônibus espaciais vindos de estações espaciais.

Os extraterrestres estudavam as pessoas e talvez lhes transmitissem alguma informação. E um dos sacerdotes tentou esculpir este ET e seu veículo, em pedra. O homem não entendia nada daquela tecnologia, como os povos da ilha de Bebak que não sabiam o que era um avião. Ele cinzelou o que viu.

Atualmente há nove diferentes explicações para esta figura de Palenque nos livros. Elas nos dizem que é a tumba de Pacal, a dinastia que governou Palenque, e de acordo com as inscrições, este governador deve ter sido o segundo a suceder Pacal. No outro lado do templo temos datações de Pacal.

Mas a mais antiga data não corresponde ao que sabemos sobre os maias. Está traduzido para 3114 a.C., o começo do calendário maia, mas muito antes de os maias aparecerem. Portanto olhemos para ela em termos de tecnologia incompreendida, como vemos hoje em nossos cultos-cargo. É apenas uma sugestão.

FT: Você facilitou para os seus críticos, o tempo que você passou na cadeia por fraude e desfalques, este tipo de coisas.

EVD: Mas tudo isto é tolice. Eu fui acusado de fraudar impostos em 1971, '72, algo assim. Levou anos e anos até a corte ir à corte federal suíça e retornar, e foi indeferido (em 1982) e eu não era mais culpado. Não obstante, eu passei cerca de 15 ou 16 meses na cadeia. Foi terrível. Você não pode fazer nada. Mas anos se passaram e eu não gostaria de trazer tudo isto à tona novamente. Passaram-se 30 anos.

Quero dizer, se por isso que eles te atacam, o que aconteceu na privacidade, então você não pode acreditar em qualquer político, certamente. E você nem sequer pode acreditar em Jesus se estiver preso – esquece.

FT: Como suas anotações se modificaram desde Eram os deuses astronautas?

EVD: Você aprende que cometeu erros. Em Eram os deuses astronautas? Existem muitas coisas que eu não repetiria novamente. Porque eu era jovem. Eu era gerente de um hotel naquela época, e quando se é jovem não se é auto-crítico o suficiente, e é-se muito entusiasta. E você acredita em tolices como se fossem verdades e as escreve.

Em Eram os Deuses Astronautas? eu tinha algo como 238 questões. Ninguém viu as questões. Hoje não há tantas.

FT: Que tal uma predição? O que você acha que a missão Mars Global Surveyor ou subseqüentes encontrarão em Cydonia, onde algumas pessoas supõem haja uma face e pirâmides?

EVD: Bom, eu estou definitivamente convencido de que encontraremos traços de vida. Vida primitiva. A face em Marte? Nunca me convenci disto. Não estou certo de ser algo sério ou não.

FT: Você acha que a NASA seria honesta se descobrisse vida extraterrestre inteligente?

EVD: Não, a NASA não – é uma agência governamental.

Mais de quatro anos atrás, um engenheiro alemão construiu este robô que foi para dentro da pirâmide de Gisé. Ele encontrou uma porta para uma câmara. E por que os egiptólogos não abriram a porta? Ou se fizeram, por que não publicaram o que descobriram? Por quê? Você tem uma sensação! Uma porta, 65 metros, em um shaft, o robô mostrou claramente a porta.

Falou-se que eles ficaram com medo de expor a câmara ao oxigênio após todos estes séculos, mas isto é lixo. Porque há um canto no fundo da porta que está faltando. A porta não está diretamente no chão porque vemos um feixe de luz que vai sob e através da porta, significando que o oxigênio tem estado presente desde a eternidade. Portanto nada aconteceria. A questão é: o que há de errado com a ciência?

Em Astronomia temos uma parte de astrônomos que trabalha no SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence). Bom, na última conferência do SETI, os astrônomos que cuidam das ondas de rádio vindas de fora, pessoas sérias e honestas, decidiram se auto-censurar. Se encontrarem o que estão procurando, não têm permissão para publicar, têm que contatar este grupo e este grupo e este grupo. Por quê? Onde está a liberdade de informação?

FT: Talvez estejam tentando proteger seu Prêmio Nobel.

EVD: OK. Mas por que então é a mesma comunidade atacando-nos por dizermos que eles estão escondendo algo? Me desculpe, eles estão escondendo algo. Ou estarão. Veja o Egito. Veja isto. Veja os Manuscritos do Mar Morto. Por que os cientistas que trabalham nestes manuscritos calaram-se por mais de 20 anos? Há algo aí.

FT: Você acha que irá viver para ver a confirmação de sua obra?

EVD: Não. Eu seria um sortudo. Mesmo se alguém encontre um objeto definitivamente extraplanetário, e pudesse doá-lo à comunidade científica, tenho certeza que levaria muito tempo para esta sociedade aceitar que existe algo extraterrestre.

Eu comecei algo. Existem 56 milhões de cópias de meus livros espalhadas pelo mundo. Mas agora não é só Erich Von Daniken. Há outros, muitos outros, além de mim. Não se pode mais matar a idéia, nunca mais.
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

O Daniken é um ideologo puro, ela agora confessa que muita que disse e escreveu era errada, porque razão hei-de eu pensar que agora ele está certo? A verdade é que mesmo assim ele agita as águas e penso ser esse um papel deveras importante, ele continua a levantar questões bastante importantes e faz-nos ver que realmente ha muita imaginação mas continuam a existir perguntas sem resposta. A indagação dele da piramide e do robo eu já me tinha feito na altura em que vi o documentário, porque é que eles não abrem o raio da porta, sinceramente nunca reparei no tal canto, mas era algo a pesquisar até neste tópico porque não?

Euzébio valeu mais um magnifico post como é teu apanágio principalmente nesta secção do forum que tanto gosto.

Toca a procurar infos sobre a tal porta.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Rômulo Augústulo
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Abr 2006, 17:13

Mensagem por Rômulo Augústulo »

Muitos dos erros de Daniken devem-se à pouca idade que tinha quando escreveu sua obra mestra e os problemas judiciais não desmerecem sua intrigante teoria.É um tipo muito interessante,sua vida daria um filme :)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Acho que, há milênios atrás, alguns extraterrestres criaram, por mutação deliberada, nossa inteligência.
A naba é que a teoria começa de uma hipótese para a qual sequer existe qualquer indício...

Assim: se tivessem sido encontrados genes em nosso corpo que nao pudessem ter vindo de outras espécies inferiores (na escala evolutiva apenas), tudo bem... precisaríamos de teorias para tentar explicar e descobrir de onde eles vem. Mas... nossos genes são como os dos outros animais! Porque os deles vieram da natureza, e os nosso não, se são iguais? Seria o mesmo que dizer que nossos pêlos corporais tem origem extraterrestre... pêlos como os dos outros animais!
Isto não contradiz a teoria darwiniana da evolução.
..mas vai de encontro à teoria neo-darwiniana (que une a teoria de Darwin com as decobertas de Mendel - genética). Ela diz que nossos genes vieram da natureza, como os outros. Mostra que somos iguais (raças, espécies, etc...). Que, ao contrário do que desejam muitos, não somos nada mais especiais nem que outros seres humanos, nem do que os outros animais.

Mês passado acharam mais um fóssil intermediário, um "elo-perdido" entre espécies de dinossauros, mostrando que eles vieram mesmo de répteis inferiores (mais simples). Ou seja: ao contrário da teoria da origem ET, a teoria da evolução a cada ano que passa vêm acumulando evidências.

Mais elos perdidos:
Imagem
Imagem ruim: na verdade ele tinha pelos. Parecia por fora um cahorro.

Imagem
Nao se enganem, colegas: este era um réptil. Toda a estrutura era de réptil.

Imagem
Parecidos? Os dois anteriores estão extintos. Existiram, como elos... agora sumiram. Isso explica as lacunas.

Agora, a mais impressionante de todas:
Imagem
...pensando bem, nem é tao impressionante assim. É quase previsível. :D
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Quem nos garante, Gustavo, que estes últimos não são apenas símios mais desenvolvidos?

Imagem

E quanto aos anômalos da Arqueologia (deliberadamente ocultados por esta), o que dizer?
Ad Honorem Extraterrestris
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Encontrei um texto que parece ser o mesmo, datado do ano 2002. O que Däniken se refere é por volta do ano 1996
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Se Deus existisse o black e a prova da existencia
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

















O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Não tem este programa em DVD? Eu compraria com gosto...
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio, eu uso o Ares e consigo fazer o download de muitos dos documentários e filmes que aqui falam.
Este está já a ser sacado.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão