Sábado,
25 de Outubro
de 2014


Busca
Palavra chave




Design
Nova Onda
Comunicação
Ltda.


PHP Powered

 

anúncios

Opinião

Igual a emenda que o soneto

Autor: Jayme Roitman jroitman@uol.com.br
Data: 19/12/2006 - Horário: 18h45min

Na revista UFO 126 (tenho em mãos a mais recente, que é de número 129) foi publicada uma enorme entrevista com o suposto médium Rogério de Almeida Freitas. Previsões ambíguas/imprecisas dessa entrevista foram consideradas bombásticas e nas edições seguintes da revista grande espaço continuou a ser destinado a Rogério. Ao mesmo tempo, o presente texto não foi publicado por “falta de espaço”(sic) em edições posteriores da revista.

Inicialmente não tive muita motivação para tratar do assunto. Rogério de Almeida Freitas afirma ser médium e manter contato com ETs. Não apresenta evidências e o tratamento que Rogério dá ao assunto, na entrevista para a revista, é superficial e pueril. Por solicitação escrevi esse texto. Sinto-me, então, na obrigação de divulgar as informações coletadas, a seguir, que considero importantes e algumas inéditas no contexto. É um direito de quem acompanha o assunto ter o maior número de informações disponível sobre ele. Resolvi divulgar o presente texto pela internet e solicito ao leitor que colabore, divulgando-o.

Em um antigo programa de TV chamado SBT Repórter, certa vez, três doutores Fritz foram o tema, com a apresentação de Marília Gabriela. Foram exibidos três supostos médiuns. Todos afirmavam incorporar Dr. Fritz. Francisco Monteiro de Minas Gerais, Murilo Magalhães de Santa Catarina e o carioca Rubens de Faria Jr. – o mais famoso deles – que também atendia em São Paulo. Trocaram acusações entre eles e, ao final de cada bloco, era anunciado: “ainda hoje, uma resposta do mundo espiritual revela quem é o Dr. Fritz verdadeiro”.

No último bloco do programa o senhor Rogério de Almeida Freitas foi apresentado como reencarnação de Allan Kardec (até aonde pude apurar, Rogério não negou isso junto à produção do programa ou ao SBT). Surge-me nesse momento um trecho de canção: “É gente humilde que vontade de chorar...”

Pois bem: ao final do programa, Rogério disse: “De fato, o Dr. Fritz que trabalhou com Edson (Queiróz) estaria também trabalhando com Rubens (Faria)”. Sim leitor, não há engano: a suposta encarnação de Allan Kardec deu respaldo através da “espiritualidade” para Rubens de Faria Jr. O mesmo que teve que interromper suas atividades “mediúnicas cirúrgicas” após o inicio de sua ruidosa separação conjugal de Rita Costa e inúmeros inquéritos policiais .

Na primeira entrevista, publicada na revista UFO (126), Rogério cita pelo menos por três vezes Sai Baba; em uma delas sugere ser este reencarnação de Krishna. Especialistas indianos em pesquisa de alegações paranormais e prestidigitação afirmam que Sai Baba produz seus efeitos através do uso de fraudes. Recentemente, em um documentário da BBC, ele é denunciado como pedófilo. Se existissem evidências que confirmassem a afirmação do “médium/canalizador”, poderíamos perguntar: como Krishna mudou, não ?

O discurso relativamente messiânico de Rogério – e estou o tempo todo chamando-o pelo nome devido ao fato de que, na entrevista, ele diz que usar o pseudônimo foi ato de covardia – pode ser dividido em duas categorias. Afirma de maneira mais completa aquilo que é inverificável: “sou uma espécie de co-autor no que se refere ao processo de aproximação desses seres” (surge-me novamente a estrofe: “É gente humilde ...”), “eles me pediram”, “sob a perspectiva cósmica não existem bonzinhos na terra”, etc. A coisa muda de figura com relação a fatos que poderiam ser verificáveis. Aí a imprecisão ganha terreno. Como veremos a seguir.

Na Operação Bola de Cristal do programa Fantástico, no dia da gravação no Projac com platéia, o falso vidente/médium Ângelo, interpretado pelo ator Osvaldo Mil, inicia sua apresentação dizendo: “Essas mensagens estão sempre corretas, mas às vezes me é difícil interpretá-las”. O falso vidente faz essa afirmação pois assim pode errar à vontade e sempre terá justificativa para os erros que cometer. É uma desculpa que sempre funciona para os mais crédulos nos poderes do suposto médium/vidente. Posso garantir por mim e pelo mágico Khronnus (Thiago Neves), representante da Fundação Educacional James Randi no Brasil, que nada do treinamento de Ângelo/Osvaldo inspirou-se no modus operandi de Rogério – supostamente Kardec. No entanto, vejamos o que diz Rogério na entrevista. Estrategicamente (preventivamente?) diz: “Admito que possa estar enganado quanto ao entendimento dos detalhes de toda essa história”. Interessante , não?

Aparentemente faz duas previsões na entrevista. Aparentemente... A primeira, referente ao dia 4 de outubro, não serve para nada (não serve para nada na perspectiva do pesquisador, é claro). Basicamente afirmou que algo poderia acontecer... ou não. Que beleza , não ? Não tem como errar a previsão! Sabemos que não aconteceu explosão na data. O que Rogério diz sobre isso? “Olha, a explosão não vai ocorrer hoje, apenas não ocorrerá nesses dias, mas INEVITAVELMENTE ocorrerá depois”. Isso significa que se a explosão ocorrer em 2070, 3090 ou no século XXXX , está incluída nessa nova previsão. Conclusão: pior a emenda que o soneto, ou melhor, igual a emenda que o soneto.

Quanto à segunda previsão da chegada de naves acompanhadas de Jesus , outros textos de colegas descrevem sua imprecisão. Talvez pressionado por isso, ele fez a previsão de que a “nuvem” de discos voadores aconteceria em novembro; marcou dia e hora. Nada aconteceu! Então, na sua explicação, disse que estava dentro do prazo, que é abril. Vou prolongá-lo para maio, desde que possa ser falseável.

Proponho ao Rogério um modo simples de tornar falseável sua previsão. O teste é simples e espero que a aceitação seja imediata. Até maio de 2007, se veículos de mídia nacionais como o Fantástico, Folha de SP, revista Veja e Época, e estrangeiros como The New York Times, Pravda e Gramna, exibirem os avistamentos inequívocamente extraterrestres (conforme afirmado na entrevista) como manchete no mesmo dia, ou melhor para te dar mais chance, na mesma semana, sua previsão foi acertada. Caso contrário você errou. Ok? Havia pensado em colocar como exigência, também, artigos nas revistas científicas Nature e Science, mas é desnecessário.

Rogério de Almeida Freitas, se por algum motivo você não se manifestar sobre essa proposta de teste ou não aceitar teste de falseabilidade, não terei nenhum respeito por você e só o chamarei de Jan Van Ellan e estimularei às pessoas a só o chamarem assim. Lembrando que você disse na entrevista que o seu uso de pseudônimo é covardia .

Vou te dar um prazo para aguardar seu posicionamento sobre a proposta de teste acima. Vou estender o prazo além de 2006; aguardo sua manifestação até 5 de janeiro de 2007. Depois disso, se não houver resposta, sua omissão será considerada inequivocamente como “ato Jan Van Ellan”.

Nota do Autor: Esse texto foi essencialmente escrito em outubro de 2006 (após a publicação da primeira entrevista de Rogério). Pequenas modificações/atualizações foram feitas para sua exibição na Internet, em dezembro.

*Jayme Roitman - Psicólogo e Parapsicólogo. Consultor das séries Desafio Paranormal e Operação Bola de Cristal, do Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.

Comente esse tema no
Fórum. Clique Aqui!




Links relacionados
http://www.ufo.com.br

<- Voltar
Site melhor visualizado em resolução 800x600
Alguns Direitos Reservados: Nova Onda Comunicação(cc)1996/2011
Publicidade


Últimas atualizações
08/08/2011: Portal/Revista Vigília participa do programa Conexão Astral, no RJ
08/08/2011: Programa de TV mostra como (e por quem) foi feito o "OVNI de Embu"
26/07/2011: Mecânico teria assumido autoria do OVNI de Embu das Artes
25/07/2011: OVNI chama a atenção dos moradores de Embu e outras cidades da Grande São Paulo
19/06/2011: I Encontro de Ufologia de Pocinhos – PB
24/05/2011: Especialistas britânicos garantem que nova "alien interview" é falsa
24/05/2011: Nova versão para queda de UFO em Roswell liga nazistas a soviéticos
20/05/2011: Grupo "Anonymous" planeja falsos alarmes de UFOs

Últimos comentários

Receba Novidades do Portal/Revista Vigília por e-mail

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.